POSTURA DOS EDUCADORES NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR



É importante que reflitamos sobre a prática docente nos dias de hoje e sobre as visões de nossas sociedades diante do trabalho dos educadores para elencar sua importância e garantir firmemente uma discussão cada vez mais forte sobre a necessidade de criar políticas de valorização dos educadores em termos salariais, de garantia de formação de condições adequadas de trabalho e da necessidade forte de forças auxiliares que podem ser gestadas na família e nos outros grupos sociais para garantir uma mudança ou erradicação das mazelas do modelo educacional em vigor na conjuntura atual. É forte e vital que haja uma visão mais clara do papel dos educadores na sociedade e a força de suas palavras, práticas e ações para o bem da vida de milhares de pessoas que hoje estão presente nos vários setores da vida política, econômica e social do sistema – mundo.
Para a geração de um processo de construção da educação de qualidade é cada vez mais urgente que se promovam discussões e ações concretas no sentido de dar ao professor a auto – estima necessária para a concretização de um trabalho eficiente, engajado e comprometido que devem ser configurados no processo de formação que deve ser constante e ampliado todos os dias. Não acreditamos que professores sem comprometimento com a profissão e com desejo de eficácia no trabalho que desenvolvem possam alcançar os objetivos preconizados para a construção de uma educação de qualidade e voltada para a garantia de uma sociedade justa e democrática.
No modo de produção em vigência na sociedade atual a educação ganha força e os educadores devem ser trabalhados para fortalecimento de sonhos de seus alunos e geração de animação para o crescimento intelectual e para construção de valores fortes que levem a uma atitude ética e comprometida com a mudança. É preciso que os educadores possam ampliar seu conhecimento cotidianamente com conhecimento dos avanços tecnológicos e sua contribuição para a educação. É preciso que os educadores sejam animados para a luta classista e pela melhoria da sociedade sendo elementos ativos na erradicação da injustiça social ou dos mecanismos de geração de segregação social, debilidade cultural e construção da dominação. A educação é uma oportunidade para a luta e para a busca de atitudes concretas de mudança e comprometimento com um mundo digno e justo.
É importante que a formação de professores procure sempre garantir nos educadores defesa incessante de uma sociedade sem dominantes e dominado e buscar uma educação que vise a garantia de mudança das relações sociais que hoje geram os desvalidos do contexto econômico social em que vivemos. A prática docente deve ser ser sempre uma atitude comprometida com relação aos processos que hoje acabam gerando corrupção generalizada, alienação cultural e geração de despotismo que leva ao poder grupos inteiramente desafinados com a luta histórica por liberdade, honestidade e democracia plena. No mundo de hoje é preciso gerar nos professores postura revolucionária que envolve sempre o conhecimento do contexto de sua sociedade e de seu espaço de vivência para agir firmemente na luta que será benéfica para seus discípulos.
É importante que haja uma firmeza de ação na prática docente que só será alcançada na ação compromissada por formação , conhecimento e pesquisa sobre os contextos de seu trabalho docente e dos diversos aspectos das relações hoje em vigência em nossa sociedade. O trabalho docente deve assumir uma postura de luta que tem de ser constante para dar crédito a seu trabalho educativo e promover sempre a busca de um mundo livre da exploração e envolva sempre educação de qualidade para o bem da sociedade e erradicação de todos os fatores que hoje promovem a indigência , a submissão e as diversas formas de degradação de nossa sociedade.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


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