Medo!...



O medo é uma proteção da nossa natureza humana. Claro que os animais também sentem medo, mas não possuem nenhum controle sobre ele. Controle esse que só é adquirido através de adestramento, e mesmo assim não há nada que garanta a sua obediência quando o animal está sob situação de stress.


No caso do homem o controle do medo se dá pela nossa capacidade de raciocinar. E é essa capacidade que classificará o medo em dois tipos. Vamos chamá-los de medo vital e medo estratégico.


O medo vital é aquele medo que irá, em determinada situação, te “brecar” ou até mesmo te dará a impressão de paralisia. Esse é o medo que se instala em situações extremas, não o ignore ou enfrente-o, pois poderá se arrepender, e o pior... não poderá voltar atrás. Faça uma avaliação da situação e irá de fato constatar que não valerá apena correr o risco.


Visualize na sua mente, momentaneamente é claro, que esteja em meio a um assalto onde o desertor está nitidamente armado ou afirma com convicção que esteja. Você, mesmo com medo, identifica durante o ocorrido uma oportunidade de reação.


Pense!...


Será que apesar de existir essa possibilidade vale apena correr o risco de perder a sua vida? Ou seja, tudo! Inclusive as pessoas – amigos, família. E se morrer, será que nós sabemos, com absoluta certeza para onde vamos? Ainda teremos a consciência de tudo que somos e o que conquistamos? Poderemos acompanhar de alguma forma a vida daqueles que ficaram e que amamos, ou nunca mais os veremos e vice-versa?Vale à pena?! Vale o risco?!... E estatisticamente? Elas dizem que pessoas que tentaram tal façanha, tiveram em sua grande maioria, um desfecho trágico...


Em resumo esse é o medo vital, que para o seu próprio bem, não deve ser enfrentado em hipótese alguma.


O medo estratégico implica naquele medo que teima em evitar que você cresça tanto no pessoal como no campo profissional, colocando em você sempre os mesmos sentimentos e dúvidas.


A estratégia desse medo amigo(a) é simplesmente evitar que você siga adiante, conquiste e realize tudo aquilo que um dia foi sonho e que hoje é um objetivo claro e sólido. Esse medo tende a condicionar a sua mente a ver apenas o lado ruim ou trágico das coisas sem nenhum embasamento efetivo. Alguns são tão fortes e sem sentido que são denominados de fobia.


O medo de dirigir pode ser um desses medos estratégicos. Você inexplicavelmente toda vez que pensa em guiar o carro, só vem em sua mente aqueles acidentes graves que assiste quase que diariamente na sua TV. Ou o que você irá fazer se passar por algum problema tarde da noite, numa rua ou estrada deserta e ainda com chuva? E o risco de assalto nesse momento? E se além de não ter um telefone por perto tiver esquecido o celular e não for possível pedir ajuda?


Viu só?!

Por que então não pensar que dirigindo chegará mais rápido na maioria dos locais, que irá viajar com mais conforto sem se preocupar com as bagagens. Que no caso de um problema de saúde poderá emergencialmente socorrer quem quer que seja. Ou dependendo do veículo, enquanto está no transito voltando do trabalho, já cansado; observa as pessoas em transportes coletivos lotados, em pé, num calor terrível, sofrendo sem outra opção naquele momento. Enquanto você desfruta sentado em um confortável banco de couro macio, ar condicionado e ouvindo o som maravilhoso de suas músicas favoritas...



Oh amigo(a)...


Não deixe que esse tipo de medo fique podando sua vida!...

Você deve enfrentá-lo, e só assim sairá vitorioso e poderá, "lá na frente", olhar para trás e enxergar o quanto teria perdido se tivesse recuado.

Antonio de J. Flores

http://www.newsletter.prosperidadeja.com/cadastro.html
Autor: Antonio de J. Flores


Artigos Relacionados


O Meu Medo NÃo É Me Entregar A Ti

O Medo... O Sonho...

Meu Medo

Meus Medos

Mensagens

Velhos Medos

O Medo