HÁ PRAZERES NA EDUCAÇÃO



O processo de ensino é cheio de agruras, incompreensões e desrespeito profissional pois até hoje não há compreensão da sociedade nem dos que estão no poder do verdadeiro sentido da educação nem da sua importância. Os educadores tem hoje grandes problemas que derivam especificamente um processo ora proposital de desrespeito aos que acabam promovendo desenvolvimento, crescimento pessoal e melhoria devida de muitos que foram educados e hoje tem melhorado suas vidas devido a educação que receberam. O lócus da escola é um ambiente de alegrias, de descobertas e de geração de amor incondicional dos que realmente nasceram para ser educadores.
A educação é hoje uma forma de melhorar nossa sociedade , de retirar crianças do vício, da prostituição e da violência. O grande problema é que os que tomam de conta do poder ainda não se deram conta deste necessidade e acabam promovendo dentro do modelo econômico hoje em prática desregulamentar a profissão negando aos educadores além de salários dignos, boas condições de trabalho e melhoria das relações da escola com a sociedade. Desse modo a educação é hoje um elemento que acaba sendo golpeado pelos que fazem o poder e pela falta de percepção de nossa sociedade na busca de um mundo melhor em que sejam reduzidos todos os problemas decorrentes da falta de educação e cultura da maioria da população.
A prática docente deve ser constantemente motivada para melhor, pois sabemos que os educadores tem competência para desenvolver seu trabalho mas precisam ser respeitados e considerados como artífices de uma nova lógica de vida onde o processo de formação de um povo seja um instrumento político que faça com que estejamos afinados com o processo de desenvolvimento de tecnologias que hoje fazem parte do contexto do mundo globalizado. O educador tem grande importância no processo de construção da sociedade e deve ser considerado um dos mais fortes indutores da geração de eficiência na busca de comunidades que construam e criem ciência para o avanço das nações.
A prática docente tem sempre grandes prazeres que estão presentes no cotidiano dos educadores que tem visto sempre a evolução e crescimento dos jovens com que trabalham tanto mostrando sua importância no desenvolvimento daqueles que recebem os conhecimentos que são repartidos e construídos na relação cotidiana. Receber um elogio e reconhecimento de sua prática são momentos de alegria para todos educadores, pois é uma oportunidade firme de compreender que seu trabalho tem eficiência e de que todos podem crescer a partir da participação do educador em suas vidas. Educar é uma ação constante de trocas, de alegrias e satisfações que são geradas na vivência , na descoberta e da mudança de atitudes que são buriladas no processo de ensino – aprendizagem e nas relações cotidianas que se dão na firmeza de uma ação que é ligada intimamente a uma magia que poucos conseguem. Educação não é sacerdócio , mas é uma missão que envolve compromissos, renúncia e, sobretudo amor a uma causa que poucos entendem a importância e o valor. Por tudo isso reconhecer o trabalho docente deveria ser uma lei que deveria ser cumprida por todos os membros da sociedade para a construção de uma nação que deve prezar e valorizar aqueles que geram o conhecimento e podem contribuir para a felicidade de milhões de pessoas.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


Artigos Relacionados


Postura Dos Educadores Na Luta Por Um Mundo Melhor

Fingimos Que Ensinamos?

Professor, A Culpa É Nossa?

Torcendo Contra Os Educadores, Por QuÊ?

Por Uma Pedagogia Dos Sentimentos

Como A EducaÇÃo Pode Dar Certo

Professor: O Dilema Da Invisibilidade