Visual Class - Tecnologias da Educação



Tecnologias Educacionais


É preciso que os professores estejam acompanhando essa nova era de inovações, que repensem suas práticas pedagógicas, precisam perder o medo de arriscar, de não saber, deixar de querer ser o dono do saber e superior ao seu aluno, seu papel é de colaborador, de criar oportunidades para seus alunos, pois havendo uma troca recíproca facilitará a aprendizagem. A escola precisa deixar de ser a transmissora de informações, propiciando um ambiente de aprendizagem para a construção do conhecimento.

O educador deve estar apto a mudar e estar consciente da importância da tecnologia educacional como ferramenta valiosa no processo de ensino e aprendizagem, facilitando para o educando uma assimilação significativa dos conteúdos, bem como proporcionando um avanço na construção de novos conhecimentos.

São muitos os recursos a nossa disposição para aprender e para ensinar. A chegada dos programas que gerenciam grupos e possibilitam a publicação de materiais estão trazendo possibilidades inimagináveis.

Não basta tentar remendos com as atuais tecnologias, devem-se fazer coisas diferenciadas, é hora de mudar de verdade e vale a pena fazê-lo logo, chamando os que estão dispostos, incentivando-os de todas as formas, dando tempo para que as experiências se consolidem e avaliando com equilíbrio o que está dando certo.

As tecnologias não substituem o professor, mas auxiliam algumas de suas funções, a tarefa de passar informações pode ser deixada aos bancos de dados, livros, vídeos, até mesmo em programas em CD.

O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante. Também coordena o processo de apresentação dos resultados pelos alunos, transformando informação em conhecimento e conhecimento em saber, em vida, em sabedoria, o conhecimento com ética.

As tecnologias permitem um novo encantamento na escola, possibilitam aos alunos a construção de novos conhecimentos, dessa forma o processo de ensino-aprendizagem pode ganhar dinamismo, inovação e poder de comunicação inusitados.
O re-encantamento, não reside principalmente nas tecnologias, mas em nós mesmos, na capacidade em tornar-nos pessoas plenas, num mundo em grandes mudanças. É maravilhoso crescer, evoluir, comunicar-se plenamente com tantas tecnologias de apoio.

(Alan Batista Medeiros, nascido na cidade satélite de Taguatinga – Distrito Federal. Graduado em Ciências da Computação e Redes de Computadores. Certificação Microsoft MCD (70-250 / 70-260 / 70-270). Especialista em Táticas de Ensino de Informática. Atua na área de Educação de Informática nas Redes Municipal e Estadual e na Formação de Docentes e Capacitação de Alunos).

Tempo de Mudanças


Nós, da Educação, estamos sempre em tempo de mudanças, isso quer dizer que sempre precisamos modernizar, atualizar nossos métodos de ensino. Devemos fazer isso, para não deixar que a educação fuja do cotidiano dos alunos.
Grande parte dos problemas que afetam a educação são gerados pela desmotivação dos alunos, pela perda do interesse em frequentar a sala de aula.
Pesquisas recentes mostram que o desempenho médio dos alunos caiu de forma acintosa nos últimos três anos, vejam:

ANO SEXO / MÉDIA SEXO / FREQUENCIA
2007 M / 7,5 F / 8,5 M / 90% F / 98%
2008 M / 6,0 F / 7,5 M / 75% F / 90%
2009 M / 6,0 F / 7,0 M / 70% F / 75%
2010 ? ?
Obs: Pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio

Podemos observar através desse gráfico a grande queda de rendimento escola de alunos do sexo feminino. Segundo especialistas no assunto, essa decrescente se deve ao fato de que as alunos estão “cansados” da rotina da sala de aula, portanto, ficam mais vulneráveis a aceitarem outras atividades, isso inclui o uso de drogas e o crime.
Diante desses fatos, uma pergunta é inevitável: Como reverter essa situação?
Bem, uma grande possibilidade encontra-se no bom uso das Tecnologias Educacionais.
As Tecnologias Educacionais aproximam de forma rápida e direta o aluno da escola, porque assim a escola passa a fazer parte da linguagem do aluno. Essa linguagem é dotada de um grande número de tecnologias que estão ao nosso redor: televisão, celular, computador, e o aluno tem mais interesse nessa Linguagem Multimídia.
Com o uso de Softwares Educacionais, os professores conseguiram fazer com que suas aulas fiquem mais atraentes e emocionantes, com isso o aluno voltará a ter interesse em frequentar a sala de aula e buscar novos conhecimentos.
É óbvio que esse processo não é repentino, mas é de fundamental importância que nossos educadores estejam dispostos a aceitar e dominar essas Tecnologias, para nosso bem e de todos os alunos. Devemos fazer isso por uma educação melhor e de maior qualidade, precisamos da participação de todos nesse novo momento da história, nesse novo tempo, Tempo de Mudança.

Visual Class FX

Sabendo da necessidade de utilizarmos o mais rápido possível as Tecnologias Educacionais, como fazer isso sendo que nossos educadores, em sua grande maioria, não domina a informática, ou tem pouco conhecimento técnico a respeito do assunto?
Elaborando um Software que seja de fácil compreensão, que seu uso seja de grande auxílio aos professores, sem a necessidade de que os mesmos possuam conhecimentos técnicos em informática. Essa foi a fórmula para criação do Visual Class.
Visual Class é um Software de autoria multimídia que pode ser utilizado pelo professor para criar suas aulas, ou pelo aluno para criar seu trabalho escolar, seu Site ou CD-ROM, utilizando para isso todos os recursos Multimídia como: imagens, vídeos, sons e jogos educacionais.
Com o Visual Class a escola pode aproximar-se da Linguagem do Aluno de forma rápida e fácil, sem que haja conflitos de idéias ou interesses.
E o professor, como fica nessa história?
Devemos ter em mente que o Visual Class não substituirá o professor, ele será uma nova e poderosa Ferramenta de Trabalho que estará a disposição.
Também não substituirá a sala de aula, mas sim, servirá de complemento para a matéria que foi passada. O Quadro, o Giz e a Lousa, não serão mais os únicos objetos utilizados pelo professor, o Computador passará a somar esses utensílios.
Com tudo, o Visual Class acaba sendo uma grande Ferramenta, unindo facilidade com praticidade, isso resulta na potencial melhora da Educação.
Autor: Alan Batista Medeiros


Artigos Relacionados


O Professor Do Século 20 E O Aluno Do Século 21

Resumo: Introdução à Informática Educacional - Utilização Da Informática Na Escola

Tecnologias Na Escola

Produção De Material Pedagógico A Partir Do Uso Das Tic

Ação Docente Em Ambientes Virtuais De Aprendizagem

Novas Atitudes Docentes

Produção De Material Pedagógico A Partir Dos Usos Das Tic