ALIMENTAÇÃO DA MULHER ADULTA



ALIMENTAÇÃO DA MULHER ADULTA

Características podem ser descritas sobre as mulheres modernas, principalmente aquelas que já se encontram na “casa” dos 40, menos massa muscular, mais gordura do que os homens e metabolismo um pouco mais lento são algumas delas, por isso uma alimentação saudável e que atenda as necessidades de cada mulher, levando em consideração as mudanças hormonais durante a fase adulta, é fundamental para adquirir qualidade de vida.

A MULHER ADULTA
Na fase adulta o acontecimento marcante é a chegada da menstruação, etapa em que os hormônios responsáveis por regular o comando cerebral da fome e até do humor se interagem de forma mais intensa. As mudanças de humor, de apetite e até mesmo do libido fazem com que a mulher se sinta numa verdadeira montanha-russa.
A alimentação balanceada nesta fase tem como objetivo, claro que respeitando o ciclo menstrual, é capaz de corrigir as turbulências hormonais. O consumo de fibras da aveia, soja, germem de trigo, castanha de caju, gergelim, verduras, legumes e frutas facilitam a digestão, melhoram o funcionamento do intestino e ainda auxiliam na inibição do apetite, as fibras juntamente ao consumo de líquidos são ótimas alternativas para amenizar o inchaço típico desses dias.

A MULHER DE 30
A partir dos 30 anos de idade a produção de colágeno, que representa 25% de toda proteína do organismo humano, começa a diminuir. Com a chegada da maturidade a deficiência desta proteína passa a ser notada pela diminuição da elasticidade da pele, aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea. Uma alimentação equilibrada pode auxiliar.
Alimentos de origem animal, como as carnes vermelhas, são excelentes fontes de proteínas e colágeno, aliado à alimentação se necessário for pode-se iniciar também o consumo de suplementos a base de colágeno.

A MENOPAUSA
A menopausa constitui uma fase muita das vezes traumática na vida da mulher. Esse processo significa muitas mudanças hormonais para o organismo e para a vida. Algumas mulheres passam por esta fase sem sintomas, mas a maioria delas reclama das famosas ondas de calor, também da perda da libido e alteração de humor. Para àquelas que não podem ou não querem realizar nenhum tratamento hormonal para minimizar esses sintomas a alimentação também é um forte aliado.
A soja, além de ser um alimento de excelente valor nutricional e possuir proteínas que ajudam no controle do colesterol, é rica em isoflavonas que apresentam uma estrutura química semelhante ao estradiol (o principal hormônio estrogênico da mulher e que entra em baixa durante a menopausa). As isoflavonas atuam sobre os receptores de estrogênio espalhados no corpo da mulher, trazendo alívio para alguns sintomas, especialmente as ondas de calor.
A você mulher os meus votos de saúde! Seja feliz, se alimente bem e pratique atividade física regularmente! Boa semana!
Izaara Alvarenga
Nutricionista
Autor: Izaara Alvarenga


Artigos Relacionados


Viva Bem E Tenha Uma Menopausa Tranquila

Aproveite A Soja E Tenha Muito Mais SaÚde

Colágeno

Viva Bem E Tenha Uma Menopausa Tranquila

Colágeno?! Afinal Para Que Serve E Quais Seus Benefícios?

AlimentaÇÃo SaudÁvel Na GestaÇÃo, O BÊbÊ Agradece!

Identifique As Melhores SoluÇÕes Para O InchaÇo