Inteligência Emocional



Atualmente a uma grande gama de informações disponíveis em vários meios de comunicação. Algumas pessoas conseguem acompanhar e assimilar grande parte dessas informações, já outras são mais alienadas. No entanto, essas informações hoje contam muito ponto tanto no momento de ser empregado, de se mostrar atualizado em seu cargo e profissão e até mesmo nos relacionamentos sociais.
Atualmente a inteligência e as relações cada vez mais têm sido valorizadas. Buscam-se profissionais mais competentes, que saibam lidar com a multi-disciplinariedade de suas profissões. Que saibam cumprir não apenas uma tarefa, mas que tenham uma grande gama de conhecimentos e técnicas.
No entanto, o que as empresas atualmente também buscam em seus colaboradores é a Inteligência Emocional. Esta não é o tipo de inteligência que é avaliada pelo QI (Quoeficiente de Inteligência), ou pelo raciocínio matemático, lógico e concreto.
A inteligência emocional é o tipo de inteligência que diz respeito como você lida com suas emoções e como elas podem influenciar nos seus comportamentos e assim refletir nas suas relações profissionais e sociais. A ação frente às pressões, críticas e opiniões contrárias dizem muito a respeito de sua inteligência emocional. Ou seja, como você consegue ministrar suas emoções diante de um problema? Consegue fazer de maneira a aliviar a situação, aumenta a pressão por si mesmo ou simplesmente trava e não consegue mais nem sequer pensar no assunto?
A inteligência emocional, no entanto não pode ser desenvolvida através de estudos exatos e cálculos matemáticos. Ela é algo que vai além do concreto, para exercitá-la devemos começar a prestar atenção nas nossas próprias reações e ações. Ela pode ser exercitada, podem ser feitos exercícios para desenvolvê-la, para isso devemos nos vigiar, saber como lidarmos com as situações adversas em nossas vidas.
Devemos deste modo, saber o que nos faz paralisar diante de uma pressão. Ou o que faz com que sejamos agressivos diante de uma discórdia. Ou até mesmo porque somos permissivos demais em situações importantes, quando deveríamos é tomar as rédeas. Atrás de todos esses comportamentos existem as emoções e sentimentos que faz com que agimos de certa forma em certas ocasiões.
Será que paralisar diante de uma situação não é uma forma de aceitar que tal ação geraria tanta ansiedade que não poderíamos suportar? Ou por não acreditar que seríamos capaz? Ser agressivo não é uma maneira de nos defender, sem deixar que a opinião do outro sempre predomine sobre a nossa? Não é uma maneira de sempre querer ter razão? E ser permissivo demais não seria uma maneira de estarmos desistindo de nossas vontades e desejos, deixando que a vontade e o desejo do outro se imponha?
E através destes comportamentos de fugir da ansiedade, se defender dos outros e desistir de nós mesmos, quais sentimentos estão por trás? O que durante nossas vidas fez com que cultivássemos esses sentimentos e que com o tempo eles pudessem controlar nossas ações?
A emoção sempre esteve presente em nossas vidas desde os primeiros anos de vida, continua durante nossa vida atual e permanecerá interferindo em nossas vidas futuramente. Então porque fugir ou simplesmente ignorar algo que sempre estará nos influenciando para o bem ou para o mal? Por que não cultivarmos nossa inteligência emocional, para que possamos ministrar nossas emoções e com isso conseguirmos entender nossas ações e nossos comportamentos?
Ao buscarmos meios de desenvolver ou aprimorar a Inteligência Emocional, estamos buscando meios de lidar melhor com as situações que nos causam tanta ansiedade, angústia, medo entre outros sentimentos. Ao desenvolvermos a Inteligência Emocional estamos desenvolvendo novas oportunidades de relacionamentos, oportunidades diferentes no ambiente de trabalho e oportunidades melhores em nossas situações diárias e vivências.

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Autor: Claudia Goellner Signoretti


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