O método e o fenômeno educacional
Ser sensato também não representa ser fácil, ou talvez, quem sabe certo. Numa coisa acredito, o caminho questionador da filosofia sempre inerente ao individuo deve ser despertado, o porquê leva a compreensão, seguindo o pensamento de Saviani, frente a um problema o indivíduo é levado a refletir, refletir é pensar, refletir é filosofar, a grande questão é a dificuldade de seguir o rigor filosófico que envolve todo esse paradigma.
A filosofia é uma reflexão crítica dos problemas da realidade concreta, e o questionamento é condição necessária para construir os ideais de uma filosofia da educação, estruturados nessa conclusão de silva (2010), podemos ponderar que o desenvolver do contexto histórico é a própria existência histórica em que se depositam os sistema de idéias do modelo educacional contemporâneo.
Refletir é buscar conhecimento, entender os processos é se situar no mundo e se reconhecer como ser existente, investigar é negar o niilismo, mudar e aprimorar os contextos e processos educacionais é utilizar-se do privilegiado pensamento filosófico para construir uma realidade desejável, mudar a natureza das coisas é produzir história.
Referencias
BOTTON, Alain de. As consolações da Filosofia, Rio de Janeiro: Roco, 2001.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros horizonte, 1978.
NOGUEIRA, Makeliny O. G. Aprendizagem do aluno adulto, Curitiba: IBPEX, 2009.
ROUSSEAU, Jean Jacques. Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entro os Homens, São Paulo: Editora Martin Claret, 2005.
Autor: Frederico Fonseca Soares
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