O método e o fenômeno educacional



A aprendizagem é um processo continuo e dinâmico que ocorre durante toda a vida do ser humano e é por meio dela que o individuo se apropria de algo novo, aprende um novo conhecimento de modo que esse conhecimento faça parte dele. É bem difundido que o processo de aprendizagem do aluno ou o fenômeno educacional está envolto de vários fatores externos e internos, os externos, como por exemplo, os das dimensões sociais e a relação com o outro social estudadas por Vygotsky, ou das belas teorias de Henri Wallon sobre a dimensão afetiva como ponto central da construção da pessoa quando do conhecimento, fatores econômicos também tem relevante importância no desenvolvimento dos aspectos educacionais. Portanto os fatores subjetivos ou internos, promovem complexa discussão, alguns afirmam que o indivíduo nasce pré-disposto a aprender, ou que aprender é um dom, que apenas alguns conseguem. Porém, acredito no axioma de que não nascemos seres humanos, e sim aprendemos a ser um. Como afirmou Leontiev (1978) “cada indivíduo aprende a ser um homem”. Porém, mesmo como homens sociais, uma realidade existencial parece tão distante quanto a de um recem nascido. Como o niilismo se torna uma constante e o indivíduo vive longe do questionamento? Posso afirmar com certa propriedade, por ser comunicador social, que algo maior e mais forte deseja, planeja e executa essa massificação do individuo, destruindo a subjetividade e as formas de questionamento produtoras de conhecimento. De volta a natureza, como clamava Rousseau, pode representar uma solução, porém utópica, quem sabe uma busca cartesiana pela verdade? seria um caminho mais sensato.
Ser sensato também não representa ser fácil, ou talvez, quem sabe certo. Numa coisa acredito, o caminho questionador da filosofia sempre inerente ao individuo deve ser despertado, o porquê leva a compreensão, seguindo o pensamento de Saviani, frente a um problema o indivíduo é levado a refletir, refletir é pensar, refletir é filosofar, a grande questão é a dificuldade de seguir o rigor filosófico que envolve todo esse paradigma.
A filosofia é uma reflexão crítica dos problemas da realidade concreta, e o questionamento é condição necessária para construir os ideais de uma filosofia da educação, estruturados nessa conclusão de silva (2010), podemos ponderar que o desenvolver do contexto histórico é a própria existência histórica em que se depositam os sistema de idéias do modelo educacional contemporâneo.
Refletir é buscar conhecimento, entender os processos é se situar no mundo e se reconhecer como ser existente, investigar é negar o niilismo, mudar e aprimorar os contextos e processos educacionais é utilizar-se do privilegiado pensamento filosófico para construir uma realidade desejável, mudar a natureza das coisas é produzir história.

Referencias

BOTTON, Alain de. As consolações da Filosofia, Rio de Janeiro: Roco, 2001.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros horizonte, 1978.

NOGUEIRA, Makeliny O. G. Aprendizagem do aluno adulto, Curitiba: IBPEX, 2009.

ROUSSEAU, Jean Jacques. Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entro os Homens, São Paulo: Editora Martin Claret, 2005.
Autor: Frederico Fonseca Soares


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