A importância dos Conrerps



Não se sabe bem ainda a dimensão que a profissão deve alcançar nos próximos momentos dessa nova era da administração moderna, o certo é que muito ainda deve ser descoberto sobre essa atividade tão complexa. Acredito que por essa complexidade que a atividade sofreu por muitos anos, sofreu de abandono pelo fato de não ser compreendida, o mundo empresarial agora descobriu um pouco de sua potencialidade, mas não sabem direito todas seus contornos e recursos, há em paralelo uma abertura para o Marketing, porém este é muito limitado frente ao requinte das atividades de Relações Públicas.

Nomeiam de Marketing Social, ou Marketing para Causas sociais (vedete da administração moderna), as clássicas atividades de Relações Públicas e suas ligações estratégicas com a comunidade. Tão em alta hoje, o que eles (os estudiosos modernos da administração) chamam de teorias dos stakeholders, onde tentam entender quem são estes, como eles influenciam a organização e como se relacionar com eles, uma premissa básica para o profissional de Relações Públicas. Valorização da imagem corporativa, gerenciamento de informação, consultorias de opinião, etc.. Tudo isso é o conceito da nova gestão, tudo isso é Relações Públicas.

Mas o que falta para a decolagem dos profissionais? Primeiro é falta numérica deles, ultimamente vem se formando cada vez menos profissionais de Relações Públicas, em segundo é o afastamento por desilusão dos remanescentes, em último e mais importante, é o da urgente necessidade da ampliação dos Conselhos.

Os Conselhos Regionais de Relações Públicas "Conrerps", merecem uma atenção especial, são estas organizações que dão respaldo, que legitimam e que protegem a profissão, e deve se lembrar que a profissão de Relações Públicas é a única regulamentada por lei dentre as atividades que tem a comunicação social como área do conhecimento. Então o Conrerp é um dos maiores tesouros dos profissionais de Relações Públicas, e merece o respeito e a adesão dos profissionais, pois é composto por RPs voluntários, que promovem, desenvolvem e trabalham o conselho gratuitamente, sem remuneração, apenas por amor a profissão. Os Conrerps são a maior, se não a única forma de revelar de forma efetiva o profissional ao mercado tão sedento dessas atividades, isso porque através de sua premissa básica de fiscalização será garantido o espaço de atuação do profissional.
Autor: Frederico Fonseca Soares


Artigos Relacionados


Entrevista Com O Prof. Luiz Gonzaga, Relações Públicas, Sobre O Mercado De Trabalho Das Profissões Da área De Comunicação Social Em Alagoas Concedida Ao Jornalista E Relações Públicas Roberto Ramalho.

O Futuro Das Relações Públicas No Brasil

Resenha: A Modernidade E O RelaÇÕes PÚblicas

Serviço Social E Educação: Uma União Que é Necessária

Registro Profissional De Tecnólogo Restringe Campo De Atuação No Mercado De Trabalho

Jornalistas Desiludidos Com A ProfissÃo

O Marketing Contábil E Os Profissionais De Contabilidade