O sinônimo de uma marca
Você quer uma marca mais forte que a palavra GOL? Gol significa o grande momento do futebol, sinônimo de sucesso, de vitória, de alegria, de objetivo. A Volkswagen, anos atrás, lança um carro com a marca GOL. Será que na época alguém imaginava que essa marca não “pegaria”?
Você procura um alimento para comprar e se depara com uma marca chamada SADIA. Precisa dizer mais alguma coisa? A marca fala por si só, de impacto você já compraria só pelo nome, tudo bem que após esta análise, vêm outras análises como preço e prazo de validade.
Você pretende comprar uma moto básica e simples. Você analisa algumas marcas (não motos), e se depara com a marca YES. Isso significa que “sim”, você pode, você quer, você consegue. É sinônimo de certo, ou a palavra “sim” precisa de explicação?
Das empresas de telefonia móvel, todas têm nomes sugestivos, ou melhor, nomes que dão a entender suas supostas “qualidades” e prestações de serviços. VIVO, não precisa de tradução, passa a impressão de que ter um VIVO é estar vivo. CLARO dá a idéia de transparência na prestação de serviços. OI passa a impressão de que, sempre que você ligar, alguém vai falar um oi e não haverá problemas com falta de sinal. A marca TIM passa a impressão de que o celular terá sinal e irá sempre tocar. E cada pessoa tem sua preferência, não é?
Das marcas de creme dental, o que a marca SORRISO te transmite? Você compra um creme dental para limpeza da boca, porém, esta marca é apenas mais uma que dá a impressão de que a limpeza será completa e seu sorriso será perfeito.
Mas, nem empresa e nem marca teriam sucesso se não houvesse qualidade por trás dos nomes. E você, já criou sua marca? Inove.
Danilo Lali - Pós Graduado em Competitividade Empresarial e com Formação Superior de Tecnologia em Marketing, presto o serviço de Consultoria em Marketing para Pequenas e Médias Empresas, através da Lali Consultoria em Marketing, além de promover Cursos, Palestras e Treinamentos.
Contatos: E-mail: [email protected]. Veja também o Site: www.lalimarketing.com.br e o Blog Pessoal: www.danilolali.blogspot.com.
Autor: Danilo Lali
Artigos Relacionados
Marketing Político E As Eleições
Pesquisa De Mercado - A Ferramenta
Oportunidades Ou Ameaças?
Futebol Do Abc Na Elite Do Paulistão 2011
Divulgue A Sua Marca Ao Inves Do Seu Produto
Valorize O Brand Da Sua Empresa
As Leis De Marcas Da Web