MIDIA NO POLIVALENTE



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INTRODUÇÃO



A economia mundial deste final de século passou por significativas transformações e trouxe como principal conseqüência o avanço do processo de globalização, que tem provocado intensos debates nas diversas esferas da sociedade. Este avanço traz no bojo de seu processo o inevitável determinismo tecnológico, que se torna dia após dia um poderoso instrumento, que visa à normatização do processo de globalização.
Dentro deste processo, a escola, enquanto instituição cumpre o papel de levar o indivíduo a adaptar-se de forma inexorável as demandas crescentes impostas por este processo.
Desta forma, a questão tecnológica encontra-se presente na escola, com o traço marcante de utilização do computador como ferramenta pedagógica, tendo em vista contribuir para a melhoria na qualidade de ensino, considerando os avanços tecnológicos advindos do processo de globalização.
A utilização de tecnologias no ensino, em especial, os laboratórios de informática, representa um grande desafio para as escolas, haja vista, que esta metodologia de ensino exige a existência de infra-estrutura adequada para a instalação de laboratórios, bem como a capacitação adequada dos professores que irão atuar. Outro aspecto relevante é a motivação neste ambiente de aprendizagem e a seleção de conteúdos que deverão ser adequadas para cada série.
Face ao exposto, o presente artigo tem por objetivo analisar a importância da mídia para a aprendizagem, tendo em vista definir o que é Educação, bem como o processo ensino-aprendizagem. O presente estudo discorre sobre a informática como instrumento pedagógico, sobre a necessidade de capacitação do professor e sobre a importância da motivação dos alunos no laboratório de informática.
A pesquisa exploratória foi desenvolvida a partir de um estudo de caso, Centro Educacional Municipal Tiradentes.









2. REVISÃO DE LITERATURA


2.1. Definindo o que é educação


“Tão-só pela educação pode um homem chegar a ser homem: o homem é o que dele faz a educação.” ( E. Kant)


O caminho para a educação perpassa por todas as atividades humanas, por isso seu objetivo maior deve ser propiciar o pleno desenvolvimento de todos os indivíduos levando-os à humanização . Para Sacristán e Gómmez (2000, p. 13):

A educação, num sentido amplo, cumpre uma inulidível função de socialização desde que a configuração social da espécie se transforma em um fator decisivo da hominização e em especial da humanização do homem.


Dessa forma a tarefa da educação é complexa e delicada, porque supõe, em princípio, tornar o individuo um cidadão. Na sociedade em constantes transformações, é necessário pensar que a concepção de educação não pode ser entendida a partir de uma definição simplificada.
A educação estende-se à vida inteira, daí a necessidade de organizá-la, a fim de atender às exigências da humanidade. Por tudo isso, a educação é essencialmente um apontar de possibilidades, de distinções, de relações e de humanidade. Educar é abrir, é erguer, é questionar, é duvidar e ensinar a duvidar, é ser modesto em saber ajudar.
Para Leite et al (2005, p.2) “a educação é uma tarefa séria e importante. Deve ser objeto de estudo e reflexões constantes. Deve ser vista e exercida a “olhos largos” por parte dos educadores.
Dessa forma a educação assume uma função social e torna-se um verdadeiro trunfo para construir uma sociedade mais democrática , pois homens educados são homens que possuem recursos para colocar em liberdade o seu pensamento, e a liberdade maior é a que se conquista através de idéias, que não podem ser destruídas pela força, e que dependendo de sua intensidade, imortalizam-se geração após geração e mantêm vivos aqueles que inicialmente as acenderam. Para Libâneo (2000 p.22-23):


Numa sociedade em que as relações sociais se baseiam em relações de antagonismo, em relações de exploração de uns sobre os outros, a educação só pode ter cunho emancipatório, pois a humanização plena implica a transformação dessas relações.

Neste sentido, a educação consiste em desenvolver as oportunidades para que cada um venha a ser uma pessoa em toda a sua plenitude, apoiando-se nos recursos da pessoa, mediante a consideração de suas necessidades e fraquezas, suas forças e esperanças. Assim, a educação deve estimular a ação do sujeito para a construção de conhecimentos, propiciando a criticidade, bem como a reflexão.
Dessa forma fica claro que o campo educativo é bastante vasto, constituindo uma diversidade de práticas educativas que por si exigem a existência um trabalho em uma direção explícita no campo da ação educativa.



2.2.O processo de ensino – aprendizagem

Na esfera educacional a aprendizagem envolve a recepção e o processamento de informações. Na recepção as informações são absorvidas pelos sentidos são selecionadas e processadas. No processamento estas informações são memorizadas, envolvendo o raciocínio dedutivo, bem como a reflexão e a interação social com outros indivíduos. Assim sendo, é importante que os alunos sejam considerado parte fundamental no processo de aprendizagem.
Aprender pode ser definido como a capacidade de dominar um conhecimento e ser capaz de fazer uso dele, avaliando que de acordo com o estágio de aprendizagem, este conhecimento pode ser mais profundo ou mais superficial (ZORZZI, 1998).
A aprendizagem pode ainda ser concebida como um processo de construção que ocorre por meio da interação constante do sujeito com o meio no qual está inserido, como o meio expresso primeiramente pela família, e de modo paralelo pela escola (WEISS, 1999).

1.3. A informática como instrumento pedagógico


O interesse na utilização do computador como ferramenta de apoio ao aprendizado teve seu início no Brasil na década de 90. Após a criação do programa Nacional de Informática na educação, pelo Ministério da Educação em parceria com as esferas estaduais e municipais, o computador vem se transformando numa ferramenta de apoio no processo ensino-aprendizagem nas escolas públicas.
Faria (2000, p.2) afirma que:

A informática foi introduzida nas escolas de três formas: o ensino de informática, o ensino pela informática e o ensino na informática. Na primeira forma, havia uma preocupação no aprendizado da informática demonstrando para a sociedade que a instituição que a oferecia estava acompanhando a evolução da tecnológica e por isso, estava preparada para entrar no novo milênio. E acima de tudo, tinha uma qualidade de ensino superior as demais. Na carga horária escolar, acrescentou-se um número reduzido de aulas.

Desta forma, pode compreender que o computador, se transformou em uma ferramenta pedagógica, que auxilia o professor e também contribui para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas.
É importante ressaltar que durante as atividades desenvolvidas num laboratório de informática, os alunos irão desenvolver habilidades, e isto facilita o processo de aprendizagem uma vez que ele irá executar diversas tarefas, ora digitando textos, ora construindo gráficos, pesquisando ou até mesmo ilustrando trabalhos.
Valente apud Faria (2000, p.3) salienta que:

O computador pode ser usado também como ferramenta educacional. Segundo esta modalidade o computador não é mais o instrumenta que ensina o aluno, mas ferramenta com a qual o aluno desenvolve algo, e, portanto, o aprendizado ocorre pelo fato de estar executando uma tarefa por intermédio do computador (...).

Face ao exposto, pode-se refletir acerca da importância dos laboratórios de informática nas escolas públicas, tendo em vista que levam os alunos a ter interesse pelas atividades pedagógicas que são desenvolvidas.
Neste sentido, a tecnologia no ensino se apresenta como um desafio para o professor, pois, deve estar capacitado para desenvolver esta tarefa, precisa ter conhecimentos específicos sobre as tarefas computacionais, a fim de sistematizar conteúdos para os alunos, ou seja, “entender por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica.” (FARIA 2000).


2.4. Desafios do laboratório de informática na escola motivação no ambiente virtual



Os ambientes virtuais de aprendizagem agregam um conjunto de linguagens distintas de comunicação, com a utilização de recursos hipermidiáticos, onde a produção do conhecimento poderá ocorrer de forma individual ou em grupo.
De acordo com Silva (2007, p.35), “neste ambiente é possível observar o movimento pedagógico por suas diferentes facetas, por meio dos registros das produções, interações e caminhos percorridos pelos estudantes.
É importante ressaltar que no ambiente de aprendizagem ambiente virtual, o poder da interação não se encontra na utilização das tecnologias, mas sim em nossas mentes, na capacidade de traçar e cumprir estratégias para isto (PICONEZ apud GIGLIO, 2007).
A motivação para a aprendizagem continua sendo um complexo tema para a Psicologia e particularmente para as terias de aprendizagem e de ensino de línguas. Hoje já se sabe que a motivação é fundamental e que algo pode ser feito para que as pessoas possam vivenciá-la.
Desta forma, a motivação no contexto educacional formal se apresenta como um fator determinante para que os alunos internalizem os conceitos que são transmitidos em sala de aula, pois a falta de motivação pode interferir negativamente no processo de aprendizagem.

De acordo com Moraes e Varela (2006, p.2):

Parte-se do pressuposto de que a desmotivação interfere negativamente no processo de ensino-aprendizagem, e entre as causas da falta de motivação, o planejamento e o desenvolvimento das aulas realizadas pelo professor são fatores determinantes


Por um lado, atribui-se a motivação ou a falta dela a facilidade ou dificuldade para aprender. Por outro lado atribui-se as condições motivadoras, o sucesso ou fracasso dos professores ao tentarem ensinar uma nova língua para os alunos.
Balancho e Coelho apud Moraes e Varela (2006, p.3) afirmam que “a motivação pode ser entendida como um processo e, como tal, é aquilo que suscita ou incita uma conduta, que sustenta uma atividade progressiva, que canaliza essa atividade para um dado sentido”.
Para Raasch (2001, p1):

É essencial que o professor conheça os fundamentos da aprendizagem e as principais teorias sobre motivação, pois só sabe motivar para aprendizagem quem conhece como os alunos aprendem. A formação do professor e a sua visão social são determinantes, aliado às suas atitudes em sala de aula e à organização do ensino.

O estudo da motivação considera três tipos de variáveis: o ambiente, as forças internas ao indivíduo, consideradas como suas necessidades, desejos, e vontades, e por último o objeto, que é o que atrai o indivíduo, por ser fonte de satisfação da força interna, que o mobiliza.
É preciso considerar que a motivação, devido à complexidade do indivíduo, envolve aspectos intra-psíquicos, culturais e fisiológicos, ou seja, não será apenas pelo controle de fatores culturais e sociais, que os professores irão conseguir a motivação dos alunos.
Segundo Moraes e Varela (2006, p.4):


As pessoas podem perder a motivação, quando as necessidades básicas não são satisfeitas, desde fisiológicas até as do ego.[...] o comportamento é ditado por motivos diversos, resultantes de necessidades de caráter biológico, psicológico e social, hierarquizados como uma pirâmide.

A motivação é, portanto, o processo que mobiliza o organismo para a ação, a partir de uma relação estabelecida entre o ambiente, a necessidade e o objeto de satisfação. Isso significa que, na base da motivação, está sempre um organismo que apresenta uma vontade ou uma predisposição para agir.
Na motivação está também incluído o ambiente que estimula o organismo e que oferece o objeto e satisfação. E, por fim, na motivação está incluído o objeto que aparece como a possibilidade de satisfação de uma necessidade.
Para Moraes e Varela (2006, p.9) “a motivação é energia para a aprendizagem, o convívio social, os afetos, o exercício das capacidades gerais do cérebro, da superação, da participação, da conquista, da defesa, entre outros”.
Diante do exposto, entende-se que a motivação influencia no processo de aprendizagem do ser humano, levando a sair em busca de novas aprendizagens.
Assim, a partir da realização de uma determinada atividade com motivação, o aluno será capaz de internalizar os conteúdos transmitidos de maneira significativa.






















3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS


Nossa pesquisa, foi feita através de documentos de escritores da EDUCOM, Funtev/MEC, SEI, CNPQ, FINEP e CENIFOR, dando enfoque a necessidade de iniciarmos uma nova etapa moderna, com uso da tecnologia dos computadores do polivalente do Centro Educacional Municipal Tiradentes.
Nosso programa é básico, chamado de iniciação básica nos computadores para os alunos do polivalente e baseando nos documento históricos dos órgãos governamentais anteriormente citados, umas várias entrevistas de técnicos da UFGRS, Seminários da Universidade Federal da Bahia, etc, inicialmente fomos em busca de nos informar por jornais, revistas, sites e outros;

a) Jornais informativos da SI, Educon – via internet.
b) Computadores – via Google – BN – Câmera de Deputados – Brasília.
c) Vídeos – Via alunos UFS.
d) Pesquisas experimentais – Na nossa escola local c/alunos.
e) Alunos no primeiro dia nos computadores da escola.
f) Biblioteca da UFS, Municipal Neópolis, Arquivo da SEC/Ne.
g) Revista veja, Isto é, jornal do Senado – Brasilia – site.


A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste projeto de pesquisa será do tipo bibliográfico e exploratório, sendo que o objeto desta pesquisa será analisado a partir de referencial teórico elaborado por autores que tratam do tema.
A pesquisa exploratória foi realizada no Colégio Tiradentes








4. MÍDIA NO POLIVALENTE : DA TEORIA À PRATICA


4.1. Condições Adversas ao Projeto

Em 2007, após reunião pedagógica, realizado no clube Vila Nova, clube social, com o objetivo de discutirmos as prioridades de nossa escola, nesse evento também esteve presente alguns componentes do SINTESE, prefeitura, vice prefeito e atual prefeito Carlos Guedes e ficou acordado o uso da verba nas prioridades e elas não estava inclusa a aquisição de equipamentos como computadores e principalmente para uso do polivalente, em outra reunião administrativa o assunta da plantação do nosso projeto foi sugerido e discutido, onde se fixou a equiparação de um laboratório de informática com um Professor colaborador, agora tínhamos projeto, legalizado amparado sob forma da lei, e lei não se discute, cumpre-se, sob esse feito elevancamos o início do projeto com data marcada e tudo aprovado.


4.2. Tipo de envolvimento

Devido a diversidade de alunos, não na idade, mais no aprendizado, foi preciso envolver algumas formas, para maiores esclarecimento, vimos que o projeto está assegurado por lei federal, estadual e municipal, envolve órgãos governamentais das esferas diversas, o mesmo acontece aqui, de início precisávamos de um professor cursista na área de informática – Professor Articulador, hoje contamos com um, já estamos no período de estudo de ampliação do número de computadores, de alunos e de professores articuladores, o que não é necessariamente exclusivo para professores que fizeram curso na área de informática, a lei não delimita, ou seja todas as áreas são inclusas.
Don Ihde (1983), diz sobre os artefatos do mundo existência de cada um, centrado na análise no envolvimento e experiência cotidiana com objetos técnicos. Baseados nesse conceito envolvendo professores, alunos e administradores com objetos técnicos no dia-a-dia da escola, focado o aspecto existencial.
Alguns autores se fizeram necessários em nossa defesa desse trabalho, (Cysmeiros, 2003) – Don Ihde (1993) – Levy Pierre (1996) – Alexandre Tomaz Vieira – Myrtes Afonso (2003 orgs) – Philippe Perrenou (2001).

4.3. Recepção Novo Projeto em relação Aprendizagem do Polivalente

Foi preciso demarcar espaço físico, horário de reuniões, pessoas que foram incorporadas de vários setores da sociedade, outros profissionais que foram agrupados, feito todos os ajustes, tomada todas as providências iniciação de nossa tarefa, feito adequações devidas, foi iniciado e está em pleno funcionamento já se pode fazer avaliações, reuniões e inclusões – Pois os resultados satisfatórios, visto com números dados pelo professor articulador, na reunião que tivemos, alunos que já escreve textos, digita alguns textos, principalmente os alunos da 4ª série nos impulsiona a avançar.
Nosso laboratório esta conservado, ventilado e iluminado, todos os dias limpo, computadores cobertos – Professor Articulador devidamente habilitado e faz cursos atualizados.


4.4. Histórico do Colégio Tiradentes

Nome: Centro Educacional Municipal Tiradentes
Localização: praça José Teixeira Alves Filho nº 04 fundado em 15 de março de 1970
Quadro administrativo: diretor,vice-diretor,coordenadores,corpo docente,grupo de apoio.
O laboratório de informática foi fundado no ano de 2007, com a chegada do 10 computadores doados pelo MEC. O inicio dos trabalhos ocorreu no término do ano 2007, quando houve o reconhecimentos dos alunos juntamente com os professores ao espaço das máquinas.
Neste ano não tiveram muito interesse no uso das máquinas porque não houve interesse dos próprios professores de criarem projetos pra trabalhar os conteúdos utilizados nos arquivos do programa do Lenux, que é o programa usado no laboratório .
No ano de 2007 havia um número limitado de alunos para utilizar o laboratório de informática, pois não tinha um profissional especializado para orientar os trabalhos com o Lenux.
Após um ano, este quadro foi se modificando, pois teve a formação de professores articuladores e houve uma grande empolgação entre os alunos, pois receberam incentivo dos articuladores.
Diante das estratégias utilizadas para motivar a participação dos alunos o laboratório passou a ser utilizado nos três turnos, nos quais os professores faziam o seu projeto, e agendavam hora de trabalhar com as máquinas.
Atualmente há um grande fluxo de procura pelo professores e alunos. Dentre outros alunos de escolas vizinhas. Ocorre o agendamento de horário , sendo que a capacitação é feita pelos órgão das NTES do Estado, onde fazem a capacitação com o professores municipais. Este órgão governamental capacita professores em educação digital, para terem noção em informática. OS cursos de capacitação ocorrem em outro local.
No laboratório de informática, no horário da manhã, funciona com os alunos do 1º ao 5º ano e, no horário da tarde 6º ao 9º ano. A noite atendem ao 9º ano e 4º ano com turmas também do EJAEF. No primeiro semestre de 2009, o laboratório recebeu 625 anos, todos matriculados.


















Figura 1- Fachada do Colégio Tiradentes
Fonte:SOARES (2009)



Figura 2- Sala do Laboratório de Informática do Colégio Tiradentes
Fonte:SOARES (2009)






Figura 3- Fachada da Sala do Laboratório de Informática do Colégio Tiradentes
Fonte:SOARES (2009)





Figura 4- Alunos e professores na Sala do Laboratório de Informática do Colégio Tiradentes
Fonte : SOARES (2009)


Figura 5- Alunos e professores na Sala do Laboratório de Informática do Colégio Tiradentes
Fonte : SOARES (2009)



Figura 6- Alunos e professores na Sala do Laboratório de Informática do Colégio Tiradentes
Fonte : SOARES (2009)

5 . ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS


5.1. Questionário aplicado com os professores

Gráfico 1- Este laboratório possui infra-estrutura adequada?

Fonte : SOARES (2009)




Gráfico 2 -Você é um profissional capacitado para ministrar aulas no laboratório de informática?

Fonte : SOARES (2009)







Gráfico 3- Você acredita que a capacitação profissional é importante para a atuação do professor no laboratório de informática?

Fonte : SOARES (2009)







Gráfico 4- Você acredita que a capacitação profissional é importante para a atuação do professor no laboratório de informática?Você observa que os alunos se sentem mais motivados quando estão no laboratório de informática?

Fonte : SOARES (2009)





Gráfico 5- Você acredita que a capacitação profissional é importante para a atuação do professor no laboratório de informática?Quanto a participação dos alunos durante as atividades no laboratório de informática você considera:

Fonte : SOARES (2009)






Gráfico 6- Você considera que o computador (ou laboratório de informática) é um instrumento pedagógico que auxilia o professor?

Fonte : SOARES (2009)






Gráfico 7 - Com que freqüência você usa o computador (ou o laboratório de informática) em suas aulas?

Fonte : SOARES (2009)




Gráfico 8- Marque os recursos pedagógicos que você costuma usar em suas aulas

Fonte : SOARES (2009)








5.2. Questionário aplicado com os alunos


Gráfico 9 -Gênero

Fonte : SOARES (2009)



Gráfico 10 - Faixa etária

Fonte : SOARES (2009)













Gráfico 11- Você possui computador em sua casa?

Fonte : SOARES (2009)



Gráfico 12- Utiliza a internet para fazer pesquisas?

Fonte : SOARES (2009)













Gráfico 13- Em que local faz essas pesquisas?

Fonte : SOARES (2009)




Gráfico 14- As noções de informática você aprendeu:

Fonte : SOARES (2009)














Gráfico 15- Gosta de desenvolver trabalho no laboratório de informática?

Fonte : SOARES (2009)




Gráfico 16-Com a chegada do laboratório de informática com que freqüência você se sentiu motivado para estudar?

Fonte : SOARES (2009)







TECENDO CONSIDERAÇÕES FINAIS


Este artigo trouxe importantes reflexões sobre a importância da mídia para a aprendizagem, abordando especificamente a utilização de laboratórios de informática nas escolas.
Discutiu-se sobre os fins da educação, entendendo que, a educação consiste em desenvolver as oportunidades para que cada um venha a ser uma pessoa em toda a sua plenitude, apoiando-se nos recursos da pessoa, mediante a consideração de suas necessidades e fraquezas, suas forças e esperanças. Assim, a educação deve estimular a ação do sujeito para a construção de conhecimentos, propiciando a criticidade, bem como a reflexão.
Outro aspecto relevante foi o tema sobre o processo ensino-aprendizagem, foi a compreensão de que aprendizagem pode ser concebida como um processo de construção que ocorre por meio da interação constante do sujeito com o meio no qual está inserido.
Com relação à informática como instrumento pedagógico, verificou-se que durante as atividades desenvolvidas num laboratório de informática, os alunos irão desenvolver habilidades, e isto facilita o processo de aprendizagem, uma vez que eles irão executar diversas tarefas, ora digitando textos, ora construindo gráficos, pesquisando ou até mesmo ilustrando trabalhos.
Pode-se constatar que a tecnologia no ensino se apresenta como um desafio para o professor, pois, deve estar capacitado para desenvolver esta tarefa, precisa ter conhecimentos específicos sobre tarefas computacionais, a fim de sistematizar conteúdos para os alunos.










REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FARIA, Monica Alves de. A pedagogia de projetos aplicada ao laboratório de informática educativa da escola de ensino fundamental e médio Francelina Carneiro Ssetúbal, 2000. Disponível em :< http://www.lab-eduimagem.pro.br/frames/seminarios/pdf/e7monfar.pdf.> Acesso em 14 de abril de 2009.

GIGLIO,Robson Fortes. Desafios da educação via Web no ensino de clinica cirúrgica de pequenos animais desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso complementar presencial.Tese de Doutorado, 2007. Disponível em : Acesso em 17 de abril de 2009.

LEITE, E. C. R.; Ruiz, J. B.; Ruiz, A. M. C.; Aguiar, T. F.; Oliveira. M. R. C. Influência da Motivação no Processo Ensino-Aprendizagem, Akrópolis, 13(1): 23-29, 2005. Disponível em < http://revistas.unipar.br/akropolis/article/view/450/409 > acesso em 22 de mar de 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2002.

MORAES, Carolina Roberta., VARELA, Simone. A motivação do aluno durante o processo de ensino-Aprendizagem, 2006 Disponível em :< http://web.unifil.br/docs/revista_eletronica/educacao/Artigo_06.pdf > Acesso em 20 de Marc de 2009.

RAASCH, Leida. A motivação do aluno para a aprendizagem, 2001. Disponível em < http://www.univen.edu.br/revista/n010/A%20MOTIVA%C7%C3O%20DO%20ALUNO%20PARA%20A%20APRENDIZAGEM.pdf.> acesso em 22 de mar de 2009.

SACRISTÁn; J.Gimeno,GÓMEZ;A.I. Pérez. Compreender e Transformar, 2000.

SILVA., Edilaine Cristina da. Educação a distância:ambientes digitais para o processo ensino-aprendizagem em enfermagem psiquiátrica .Tese de Doutorado, 2007. Disponível em : Acesso em 20 de abril de 2009.
WEISS, Maria Lúcia. Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 5. ED. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
ZORZI, Jaime R. Dislexia, distúrbios da leitura escrita... de que estamos falando? Revista Psicopedagógica ,17 (46), São Paulo, 1998.



ANEXOS
QUESTIONÁRIO PARA SER APLICADO COM OS ALUNOS



1. Sexo: ( x) Feminino ( ) Masculino

2. Idade:
( ) 12
( ) 13 ( ) 14 ( ) 15 ( x ) outras idades

2 Você possui computador em sua casa?
( ) Sim ( x ) não

3 Você utiliza a internet para fazer pesquisas?

( ) sim ( x ) não

4. Em que local faz essas pesquisas?
( ) em casa ( ) no Laboratório de Informática ( x ) na Biblioteca da escola
( ) outros lugares

5. As noções de informática você aprendeu:
( ) em casa ( ) em algum curso ( ) na casa do vizinho ou parente
( x ) na escola ( ) não aprendeu

6. Gosta de desenvolver trabalho no laboratório de informática?
( ) não ( ) muito ( ) pouco ( x ) às vezes ( ) mais ou menos

7. Com a chegada do laboratório de informática com que freqüência você se sentiu motivado para estudar?
( ) sempre ( x ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca



















QUESTIONÁRIO PARA SER APLICADO COM OS ALUNOS



1. Sexo: ( x ) Feminino ( ) Masculino

2. Idade:
( ) 12
( ) 13 ( ) 14 ( ) 15 ( x ) outras idades

2 Você possui computador em sua casa?
( ) Sim ( x) não

3 Você utiliza a internet para fazer pesquisas?

( ) sim ( x ) não

4. Em que local faz essas pesquisas?
( ) em casa ( ) no Laboratório de Informática ( x ) na Biblioteca da escola
( ) outros lugares

5. As noções de informática você aprendeu:
( ) em casa ( ) em algum curso ( ) na casa do vizinho ou parente
( xx ) na escola ( ) não aprendeu

6. Gosta de desenvolver trabalho no laboratório de informática?
( ) não ( ) muito ( ) pouco ( x) ( ) mais o menos

7. Com a chegada do laboratório de informática com que freqüência você se sentiu motivado para estudar?
( x) sempre ( ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca



















QUESTIONÁRIO PARA SER APLICADO COM OS ALUNOS



1. Sexo: ( ) Feminino ( x ) Masculino

2. Idade:
( ) 12
( ) 13 ( ) 14 ( ) 15 ( x ) outras idades

2 Você possui computador em sua casa?
( ) Sim ( x) não

3 Você utiliza a internet para fazer pesquisas?

( x ) sim ( ) não

4. Em que local faz essas pesquisas?
( ) em casa ( ) no Laboratório de Informática ( x ) na Biblioteca da escola
( ) outros lugares

5. As noções de informática você aprendeu:
( ) em casa ( ) em algum curso ( ) na casa do vizinho ou parente
( x ) na escola ( ) não aprendeu

6. Gosta de desenvolver trabalho no laboratório de informática?
( ) não ( ) muito ( ) pouco ( x) às vezes ( ) mais ou menos

7. Com a chegada do laboratório de informática com que freqüência você se sentiu motivado para estudar?
( ) sempre (x ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca



















QUESTIONÁRIO PARA SER APLICADO COM OS ALUNOS



1. Sexo: ( x ) Feminino ( ) Masculino

2. Idade:
( ) 12
( ) 13 ( ) 14 ( ) 15 ( x ) outras idades

2 Você possui computador em sua casa?
( x) Sim ( ) não

3 Você utiliza a internet para fazer pesquisas?

( x ) sim ( ) não

4. Em que local faz essas pesquisas?
( x ) em casa ( ) no Laboratório de Informática ( ) na Biblioteca da escola
( ) outros lugares

5. As noções de informática você aprendeu:
( ) em casa ( ) em algum curso ( ) na casa do vizinho ou parente
( x) na escola ( ) não aprendeu

6. Gosta de desenvolver trabalho no laboratório de informática?
( ) não ( ) muito ( x ) pouco ( ) às vezes ( ) mais ou menos

7. Com a chegada do laboratório de informática com que freqüência você se sentiu motivado para estudar?
( x) sempre ( ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca



















QUESTIONÁRIO PARA SER APLICADO COM OS ALUNOS



1. Sexo: (x ) Feminino ( ) Masculino

2. Idade:
( ) 12
( x ) 13 ( ) 14 ( ) 15 ( ) outras idades

2 Você possui computador em sua casa?
( ) Sim ( ) não

3 Você utiliza a internet para fazer pesquisas?

( x ) sim ( ) não

4. Em que local faz essas pesquisas?
( x ) em casa ( ) no Laboratório de Informática ( ) na Biblioteca da escola
( ) outros lugares

5. As noções de informática você aprendeu:
( x ) em casa ( ) em algum curso ( ) na casa do vizinho ou parente
( ) na escola ( ) não aprendeu

6. Gosta de desenvolver trabalho no laboratório de informática?
( ) não ( x ) muito ( ) pouco ( ) às vezes ( ) mais ou menos

7. Com a chegada do laboratório de informática com que freqüência você se sentiu motivado para estudar?
( x ) sempre ( ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca



















QUESTIONÁRIO PARA SER APLICADO COM OS ALUNOS



1. Sexo: ( ) Feminino ( x ) Masculino

2. Idade:
( ) 12
( ) 13 (x ) 14 ( ) 15 ( ) outras idades

2 Você possui computador em sua casa?
( ) Sim ( x ) não

3 Você utiliza a internet para fazer pesquisas?

( x ) sim ( ) não

4. Em que local faz essas pesquisas?
( ) em casa ( ) no Laboratório de Informática ( x ) na Biblioteca da escola
( ) outros lugares

5. As noções de informática você aprendeu:
( ) em casa ( ) em algum curso ( ) na casa do vizinho ou parente
( x ) na escola ( ) não aprendeu

6. Gosta de desenvolver trabalho no laboratório de informática?
( ) não ( ) muito ( ) pouco ( x ) às vezes ( ) mais ou menos

7. Com a chegada do laboratório de informática com que freqüência você se sentiu motivado para estudar?
( ) sempre ( x ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca



















QUESTIONÁRIO PARA SER APLICADO COM OS ALUNOS



1. Sexo: ( x ) Feminino ( ) Masculino

2. Idade:
( x ) 12
( ) 13 ( ) 14 ( ) 15 ( ) outras idades

2 Você possui computador em sua casa?
( ) Sim ( ) não

3 Você utiliza a internet para fazer pesquisas?

( x ) sim ( ) não

4. Em que local faz essas pesquisas?
( x ) em casa ( ) no Laboratório de Informática ( ) na Biblioteca da escola
( ) outros lugares

5. As noções de informática você aprendeu:
( x ) em casa ( ) em algum curso ( ) na casa do vizinho ou parente
( ) na escola ( ) não aprendeu

6. Gosta de desenvolver trabalho no laboratório de informática?
( ) não ( x) muito ( ) pouco ( ) às vezes ( ) mais ou menos

7. Com a chegada do laboratório de informática com que freqüência você se sentiu motivado para estudar?
( x ) sempre ( ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca



















QUESTIONÁRIO PARA SER APLICADO COM OS ALUNOS



1. Sexo: (x ) Feminino ( ) Masculino

2. Idade:
( ) 12
( ) 13 ( x ) 14 ( ) 15 ( ) outras idades

2 Você possui computador em sua casa?
(x ) Sim ( ) não

3 Você utiliza a internet para fazer pesquisas?

( x ) sim ( ) não

4. Em que local faz essas pesquisas?
( ) em casa ( ) no Laboratório de Informática ( x ) na Biblioteca da escola
( ) outros lugares

5. As noções de informática você aprendeu:
( x ) em casa ( ) em algum curso ( ) na casa do vizinho ou parente
( ) na escola ( ) não aprendeu

6. Gosta de desenvolver trabalho no laboratório de informática?
( ) não ( ) muito ( ) pouco ( ) às vezes ( ) mais ou menos

7. Com a chegada do laboratório de informática com que freqüência você se sentiu motivado para estudar?
( x ) sempre ( ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca



















QUESTIONÁRIO PARA SER APLICADO COM OS ALUNOS



1. Sexo: ( ) Feminino ( x) Masculino

2. Idade:
( ) 12
( x ) 13 ( ) 14 ( ) 15 ( ) outras idades

2 Você possui computador em sua casa?
( ) Sim ( x) não

3 Você utiliza a internet para fazer pesquisas?

( x ) sim ( ) não

4. Em que local faz essas pesquisas?
( x ) em casa ( ) no Laboratório de Informática ( ) na Biblioteca da escola
( ) outros lugares

5. As noções de informática você aprendeu:
( x ) em casa ( ) em algum curso ( ) na casa do vizinho ou parente
( ) na escola ( ) não aprendeu

6. Gosta de desenvolver trabalho no laboratório de informática?
( ) não ( x) muito ( ) pouco ( ) às vezes ( ) mais ou menos

7. Com a chegada do laboratório de informática com que freqüência você se sentiu motivado para estudar?
( x) sempre ( ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca



















QUESTIONÁRIO PARA SER APLICADO COM OS ALUNOS



1. Sexo: ( x) Feminino ( ) Masculino

2. Idade:
( ) 12
( ) 13 ( x ) 14 ( ) 15 ( ) outras idades

2 Você possui computador em sua casa?
( ) Sim ( x ) não

3 Você utiliza a internet para fazer pesquisas?

( x ) sim ( ) não

4. Em que local faz essas pesquisas?
( ) em casa ( ) no Laboratório de Informática ( ) na Biblioteca da escola
( x ) outros lugares

5. As noções de informática você aprendeu:
( ) em casa ( ) em algum curso ( ) na casa do vizinho ou parente
( x ) na escola ( ) não aprendeu

6. Gosta de desenvolver trabalho no laboratório de informática?
( ) não ( x ) muito ( ) pouco ( ) às vezes ( ) mais ou menos

7. Com a chegada do laboratório de informática com que freqüência você se sentiu motivado para estudar?
( x ) sempre ( ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca



















QUESTIONÁRIO PARA SER APLICADO COM OS ALUNOS



1. Sexo: ( ) Feminino ( x) Masculino

2. Idade:
( ) 12
( ) 13 ( ) 14 ( ) 15 ( ) outras idades

2 Você possui computador em sua casa?
(x ) Sim ( ) não

3 Você utiliza a internet para fazer pesquisas?

( x ) sim ( ) não

4. Em que local faz essas pesquisas?
( x ) em casa ( ) no Laboratório de Informática ( ) na Biblioteca da escola
( ) outros lugares

5. As noções de informática você aprendeu:
( x ) em casa ( ) em algum curso ( ) na casa do vizinho ou parente
( ) na escola ( ) não aprendeu

6. Gosta de desenvolver trabalho no laboratório de informática?
( ) não ( ) muito ( ) pouco ( ) às vezes ( x ) mais ou menos

7. Com a chegada do laboratório de informática com que freqüência você se sentiu motivado para estudar?
( x ) sempre ( ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca



















QUESTIONÁRIO PARA SER APLICADO COM OS PROFESSORES


1- Qual disciplina você leciona?

matemática
2 - Qual serie você leciona?

7 e 8 série
3 - Há quanto tempo existe o laboratório de informática em sua escola?

3 anos
4 - Este laboratório possui infra-estrutura adequada?
( ) sim ( x ) não

5 - Você é um profissional capacitado para ministrar aulas no laboratório de informática?
( x ) sim ( ) não

6 - Você acredita que a capacitação profissional é importante para a atuação do professor no laboratório de informática?
( ) sim (x ) não

7 -Você observa que os alunos se sentem mais motivados quando estão no laboratório de informática?
( x) sim ( ) não

8- Quanto a participação dos alunos durante as atividades no laboratório de informática você considera:
( ) excelente ( x) satisfatória ( ) pouco satisfatória

9-Você considera que o computador (ou laboratório de informática) é um instrumento pedagógico que auxilia o professor?
( x ) sim ( ) não

10 - Com que freqüência você usa o computador (ou o laboratório de informática) em suas aulas?
( x ) sempre ( ) quase sempre ( ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca

11 – Marque os recursos pedagógicos que você costuma usar em suas aulas
( x ) giz e quadro-negro ( x ) computador e data-show ( ) retroprojetor

( ) aparelho de som ( ) rádio ( x ) jornais e revistas ( ) mapas

( ) experimentos para demonstração de fenômenos ( ) microscópio




QUESTIONÁRIO PARA SER APLICADO COM OS PROFESSORES


1- Qual disciplina você leciona?

Português,matemática, ciências, geografia, história, artes e libras
2 - Qual serie você leciona?

Educação especial
3 - Há quanto tempo existe o laboratório de informática em sua escola?
3 anos

4 - Este laboratório possui infra-estrutura adequada?
( x ) sim ( ) não

5 - Você é um profissional capacitado para ministrar aulas no laboratório de informática?
( ) sim ( x ) não

6 - Você acredita que a capacitação profissional é importante para a atuação do professor no laboratório de informática?
( x ) sim ( ) não

7 -Você observa que os alunos se sentem mais motivados quando estão no laboratório de informática?
( x ) sim ( ) não

8- Quanto a participação dos alunos durante as atividades no laboratório de informática você considera:
( ) excelente ( x ) satisfatória ( ) pouco satisfatória

9-Você considera que o computador (ou laboratório de informática) é um instrumento pedagógico que auxilia o professor?
( x ) sim ( ) não

10 - Com que freqüência você usa o computador (ou o laboratório de informática) em suas aulas?
( ) sempre ( ) quase sempre ( x ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca

11 – Marque os recursos pedagógicos que você costuma usar em suas aulas
( x ) giz e quadro-negro ( ) computador e data-show ( ) retroprojetor

( ) aparelho de som ( ) rádio ( x ) jornais e revistas ( ) mapas

( ) experimentos para demonstração de fenômenos ( ) microscópio




QUESTIONÁRIO PARA SER APLICADO COM OS PROFESSORES


1- Qual disciplina você leciona?
matemática

2 - Qual serie você leciona?
5 ano

3 - Há quanto tempo existe o laboratório de informática em sua escola?

3 anos
4 - Este laboratório possui infra-estrutura adequada?
( ) sim ( x ) não

5 - Você é um profissional capacitado para ministrar aulas no laboratório de informática?
( ) sim ( x ) não

6 - Você acredita que a capacitação profissional é importante para a atuação do professor no laboratório de informática?
( x ) sim ( ) não

7 -Você observa que os alunos se sentem mais motivados quando estão no laboratório de informática?
( x ) sim ( ) não

8- Quanto a participação dos alunos durante as atividades no laboratório de informática você considera:
( x ) excelente ( ) satisfatória ( ) pouco satisfatória

9-Você considera que o computador (ou laboratório de informática) é um instrumento pedagógico que auxilia o professor?
( x ) sim ( ) não

10 - Com que freqüência você usa o computador (ou o laboratório de informática) em suas aulas?
( ) sempre ( ) quase sempre ( ) às vezes ( ) raramente ( x) nunca

11 – Marque os recursos pedagógicos que você costuma usar em suas aulas
( x) giz e quadro-negro ( ) computador e data-show ( ) retroprojetor

( x ) aparelho de som ( ) rádio ( ) jornais e revistas ( ) mapas

( ) experimentos para demonstração de fenômenos ( ) microscópio




QUESTIONÁRIO PARA SER APLICADO COM OS PROFESSORES


1- Qual disciplina você leciona?
Laboratório L.T.E

2 - Qual serie você leciona?

todas
3 - Há quanto tempo existe o laboratório de informática em sua escola?

3 anos
4 - Este laboratório possui infra-estrutura adequada?
( x ) sim ( ) não

5 - Você é um profissional capacitado para ministrar aulas no laboratório de informática?
( x ) sim ( ) não

6 - Você acredita que a capacitação profissional é importante para a atuação do professor no laboratório de informática?
( x ) sim ( ) não

7 -Você observa que os alunos se sentem mais motivados quando estão no laboratório de informática?
( x ) sim ( ) não

8- Quanto a participação dos alunos durante as atividades no laboratório de informática você considera:
( ) excelente ( ) satisfatória ( x) pouco satisfatória

9-Você considera que o computador (ou laboratório de informática) é um instrumento pedagógico que auxilia o professor?
( x ) sim ( ) não

10 - Com que freqüência você usa o computador (ou o laboratório de informática) em suas aulas?
( x) sempre ( ) quase sempre ( ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca

11 – Marque os recursos pedagógicos que você costuma usar em suas aulas
( x ) giz e quadro-negro ( x ) computador e data-show ( x) retroprojetor

( x) aparelho de som ( x ) rádio ( ) jornais e revistas ( ) mapas

( ) experimentos para demonstração de fenômenos ( ) microscópio




QUESTIONÁRIO PARA SER APLICADO COM OS PROFESSORES


1- Qual disciplina você leciona?

ciências
2 - Qual serie você leciona?
6 ao 9 ano

3 - Há quanto tempo existe o laboratório de informática em sua escola?

3 anos
4 - Este laboratório possui infra-estrutura adequada?
( x ) sim ( ) não

5 - Você é um profissional capacitado para ministrar aulas no laboratório de informática?
( ) sim ( x) não

6 - Você acredita que a capacitação profissional é importante para a atuação do professor no laboratório de informática?
( x ) sim ( ) não

7 -Você observa que os alunos se sentem mais motivados quando estão no laboratório de informática?
( x ) sim ( ) não

8- Quanto a participação dos alunos durante as atividades no laboratório de informática você considera:
( ) excelente ( x) satisfatória ( ) pouco satisfatória

9-Você considera que o computador (ou laboratório de informática) é um instrumento pedagógico que auxilia o professor?
( x ) sim ( ) não

10 - Com que freqüência você usa o computador (ou o laboratório de informática) em suas aulas?
( ) sempre ( x ) quase sempre ( ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca

11 – Marque os recursos pedagógicos que você costuma usar em suas aulas
( x ) giz e quadro-negro ( ) computador e data-show ( ) retroprojetor

( x ) aparelho de som ( ) rádio ( ) jornais e revistas ( x ) mapas

( x) experimentos para demonstração de fenômenos ( ) microscópio




QUESTIONÁRIO PARA SER APLICADO COM OS PROFESSORES


1- Qual disciplina você leciona?
Português, matemática, ciências geografia história, religião sociedade e cultura artes
2 - Qual serie você leciona?

4 série
3 - Há quanto tempo existe o laboratório de informática em sua escola?
3 anos

4 - Este laboratório possui infra-estrutura adequada?
( x) sim ( ) não

5 - Você é um profissional capacitado para ministrar aulas no laboratório de informática?
( x ) sim ( ) não

6 - Você acredita que a capacitação profissional é importante para a atuação do professor no laboratório de informática?
( x) sim ( ) não

7 -Você observa que os alunos se sentem mais motivados quando estão no laboratório de informática?
( ) sim ( ) não

8- Quanto a participação dos alunos durante as atividades no laboratório de informática você considera:
( ) excelente ( x ) satisfatória ( ) pouco satisfatória

9-Você considera que o computador (ou laboratório de informática) é um instrumento pedagógico que auxilia o professor?
( x ) sim ( ) não

10 - Com que freqüência você usa o computador (ou o laboratório de informática) em suas aulas?
( ) sempre ( ) quase sempre ( x ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca

11 – Marque os recursos pedagógicos que você costuma usar em suas aulas
( x ) giz e quadro-negro ( ) computador e data-show ( x) retroprojetor

( x ) aparelho de som ( x) rádio ( x ) jornais e revistas ( x ) mapas

( ) experimentos para demonstração de fenômenos ( ) microscópio




QUESTIONÁRIO PARA SER APLICADO COM OS PROFESSORES


1- Qual disciplina você leciona?
Todas do ensino fundamental

2 - Qual serie você leciona?

2 ano do fundamental
3 - Há quanto tempo existe o laboratório de informática em sua escola?
3 anos

4 - Este laboratório possui infra-estrutura adequada?
( ) sim ( x) não

5 - Você é um profissional capacitado para ministrar aulas no laboratório de informática?
( x ) sim ( ) não

6 - Você acredita que a capacitação profissional é importante para a atuação do professor no laboratório de informática?
( x ) sim ( ) não

7 -Você observa que os alunos se sentem mais motivados quando estão no laboratório de informática?
( x ) sim ( ) não

8- Quanto a participação dos alunos durante as atividades no laboratório de informática você considera:
( ) excelente ( x) satisfatória ( ) pouco satisfatória

9-Você considera que o computador (ou laboratório de informática) é um instrumento pedagógico que auxilia o professor?
( x ) sim ( ) não

10 - Com que freqüência você usa o computador (ou o laboratório de informática) em suas aulas?
( ) sempre ( ) quase sempre ( x ) às vezes ( ) raramente ( ) nunca

11 – Marque os recursos pedagógicos que você costuma usar em suas aulas
( x ) giz e quadro-negro ( ) computador e data-show ( ) retroprojetor

( x ) aparelho de som ( ) rádio ( x ) jornais e revistas ( x ) mapas

( x ) experimentos para demonstração de fenômenos ( ) microscópio
Autor: Referencia Academica


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