Aprendizagem e motivação
Rullyend dos santos
“sem motivação não existe aprendizagem”
A motivação esta presente como processo em todas as esferas de nossas vidas, no trabalho, na escola e etc. A preocupação tem sido a de criar condições para que o aluno “fique a fim de aprender”, mas para isso temos um grande desafio, o de criar interesses e novas habilidades.
A pergunta básica é, se um impulso conduz um aumento de reações da finalidade apropriada para esse impulso, aumentar a fome, incrementará o consumo de alimento? Um estudante motivado aprenderá mais do que um não motivado? A motivação facilita a aprendizagem e o desempenho? Uma considerável soma de provas sugere que, aumentando o impulso, até certo ponto facilita-se o comportamento, mas em graus extremos de impulso podem resultar, realmente numa deterioração. Tais efeitos podem ser devido ao enfraquecimento físico, ao aparecimento de reações irrelevantes, ou à indução do seu estado emocional.
As tarefas muito facilitadas pelos impulsos mais fortes à medida que as tarefas vão ficando mais complexos e difíceis níveis de facilitação do impulso vai baixando gradualmente. “a motivação ótima da aprendizagem decresce com crescente dificuldade de tarefa”.
Resultados comparáveis verificam-se, realizando tarefas semelhantes a exames. Um grau moderado de tensão ou ansiedade pode ajudar, mas um estudante excessivamente inquieto poderá não ser capais de aprender e executar uma tarefa tão bem quanto suas aptidões deixavam prever. Alem disso, os ansiosos fazem tarefas relativamente fáceis. Mas o seu desempenho piora nas difíceis. De modo geral. A motivação facilita a aprendizagem e o desempenho, até certo ponto, mas depende da natureza da tarefa.
Autor: rullyend dos santos
Artigos Relacionados
Influência Da Motivação No Processo Ensino Aprendizagem
A Importância Da Motivação Em Sala De Aula
Sobre A Motivação Humana
Diagnosticando Problemas De Desempenho
Motivação Em Sala De Aula: Estimular é Preciso
Motivação No Trabalho
Ensinar E Aprender; Aprender E Ensinar.