OS PERIGOS COM ASSIST. TÉCNICA DE INFORMÁTICA



Os computadores, seus dispositivos, sistemas e demais programas, uma hora ou outra irão apresentar problemas, e assim teremos que entregar nosso equipamento a uma empresa de Assistência Técnica. As autorizadas seriam mais confiáveis, mas temos vários exemplos contrários. Neste artigo apresentamos uma relação dos cuidados necessários quanto à escolha de uma assistência técnica e também algumas ações que você poderá tomar para evitar que o problema surja ou que ainda seja maior.
O usuário que possui um pouco de conhecimento técnico pode evitar problemas no micro e também terá mais facilidade em conversar com um técnico para relatar qual o real problema e ainda, pelo conhecimento que possui, poderá conferir o que realmente foi feito.
Existem muitos outros cuidados que você poderá ter para evitar problemas com seu computador, mas aqui relacionamos aqueles mais ligados com assistência técnica. Minha lista de cuidados está em 64 itens.
Para iniciar, vamos relacionar alguns cuidados desde a compra do equipamento.

A INSTALAÇÃO DO MICRO NOVO
Supondo que seu micro seja de boa qualidade, teremos os seguintes cuidados com relação à sua instalação:
* a tomada deve ter aterramento - o micro deve estar aterrado - a tomada e o conector do cabo de energia devem ser de 3 pinos.
* o ideal é uma tomada exclusiva para o computador.
* para termos um micro realmente protegido, ele deve estar ligado a um No-break. Na falta do no-break, o micro deve estar ligado a um Estabilizador.
* o micro deve estar num local livre de umidade, calor excessivo, poeiras, fumaça ou em pisos sujeitos à vibração. O local deve ter boa ventilação.
* a loja que lhe vendeu o computador deve lhe entregar todos os CD's e manuais dos dispositivos instalados no micro. Como principais temos: CD da placa mãe, da impressora, da placa de vídeo, do modem adsl, e outros. No caso de notebooks, os CD's são de extrema importância, pois teremos os drivers de todos os dispositivos dele, que são: teclado, mouse, webcam, placa de rede, bluetooth e wireless.
* Compra um computador de uma empresa que possui Assistência Técnica própria pode facilitar muito na hora de corrigir problemas ou defeitos.
* cuidados com cabos soltos pelo chão. Os cabos não podem ficar esticados, forçando conectores ou dobrados.
* a Cpu deve ficar a +- 15cm afastado da parede na sua parte traseira.

CUIDADOS DIÁRIOS
* não utilizar o computador em dias de chuva forte.
* em dias de chuva forte, desconectar o micro da rede elétrica, da linha telefônica e da rede (para micros ligados em rede).
* mantenha seu micro e periféricos sempre limpos - usar pano umedecido com detergente neutro.
* não fazer lanche ou tomar líquidos junto ao seu micro.
* mantenha sistema operacional e antivírus sempre atualizados.
* fazer backup (cópia de segurança) dos arquivos mais importantes.
* levar de tempo em tempo, seu micro para uma verificação geral em sistemas e para um limpeza física interna. Excesso de sujeira interna provoca aquecimento anormal, levando o micro a travamentos, falhas e até a queima.
* não abrir ou permitir que o micro seja aberto, se o mesmo estiver dentro do período de garantia. Somente a autorizada poderá abrir. Alguns fabricantes de componentes dão garantia de 2 e até 3 anos. Então, veja qual é a garantia do fabricante, além da garantia da loja.

ANTES DE LEVAR A UMA ASSISTÊNCIA TÉCNICA
* faça backup de todos os arquivos importantes seus, aqueles que não pode perder de maneira alguma. Não confie na assistência técnica, de que a mesma não perderá seus arquivos.
* tenha certeza da configuração do seu micro - qual o processador, quanto tem de memória e de HD, qual é a placa de vídeo, etc.., marca, modelo e capacidade.
* ligue para uma assistência técnica de sua confiança e conte qual o problema que percebeu (sintomas) no micro e pergunte qual pode ser o problema o motivo da falha. Caso tenha interesse, poderá ligar para outra assistência para tirar uma ideia melhor sobre o problema e gastos.
* o ideal é que leve junto com o seu micro, todos os CD's que vieram com o mesmo. Estes CD's normalmente estão os "drivers" dos dispositivos que estão instalado em seu micro. A reinstalação deles garante a qualidade e rapidez no serviço.
* caso não leve os CD's, o técnico terá que buscar na Internet os drivers dos dispositivos, e isto provoca demora em encontrar e baixar, e ainda a possibilidade da utilização de driver errado. Algumas assistência técnicas não instalam os drivers originais no micro de cliente. Eles deixam os drivers encontrados pelo sistema operacional - muito ruim. Esta instalação faz com que seu computador trabalhe fora do seu padrão de qualidade e até com falhas. Você deve exigir a instalação de drivers originais de cada dispositivo. Este trabalho é da Assistência Técnica.
* várias empresas de assistência técnica não fazem a instalação do sistema operacional, mas sim, somente uma cópia de um sistema padrão gravado em CD, e isto provoca instalação de baixa qualidade e sujeita e muitos problemas em pouco tempo de uso.
* várias empresas que assistência técnica não fazem a atualização do sistema operacional nem de outros programas importantes como o Antivírus. Exija programas atualizados. Seu computador estará sujeito e inúmeros problemas pela falta da atualização. Várias atualizações são feitas para corrigir falhas graves nos sistemas.
* se você tiver que fazer a atualização dos programas e sua internet for lenta, perderá várias horas conectadas baixando arquivos e reiniciando seu computador. Este trabalho é a da Assistência Técnica.
* ao entregar seu micro na assistência, confira para que seja feita anotação na O.S. com relação aos CD's entregues e demais acessórios como cabos, pinos, plugs, fontes, etc..
* várias empresas de assistência técnica querem que você fique totalmente dependente deles, e assim fazer um trabalho barato, mal feito e assim, dentro de alguns dias você estará lá de novo, gastando.

ESCOLHENDO A MELHOR ASSISTÊNCIA TÉCNICA
* a escolha de qual assistência técnica levar, deveremos considerar o seguinte: empresa com pessoas experientes, serviços com preços aceitáveis, nunca a mais barateira e nem a mais cara. Ver custo beneficio, pois algumas vezes os benefícios oferecidos podem ser a garantia de qualidade de serviço. Melhor um valor alto uma vez por ano que 3 valores baixos dentro do mês, além do problema de ter que ficar sem o micro, de parar o trabalho. A perda poderá ser muito maior se houver perda de informações.
* escolha aquela que tem experiência no mercado, mais de 2 anos.
* evite as mais novas no mercado, a não ser que já tenha boas referências sobre ela.
* escolha aquela que você tem referências, de amigos ou vizinhos como sendo uma boa empresa de assistência técnica.
* evite aquela que alguém já te falou mal dela. Não experimente para comprovar tais deficiências. Se houver referência negativa, fuga desta empresa.
* levar o computador na assistência técnica da loja onde comprou o micro seria nossa recomendação, mas devemos admitir que algumas boas lojas não tem uma boa assistência técnica. Nem sempre o atendimento da venda é igual ao atendimento na assistência.
* o atendimento das autorizadas pode ser falho, eles não tem o compromisso de ter lhe vendido o micro e assim se acham no direito de não atender bem este cliente.
* o técnico inexperiente comete vários erros e enganos. Por várias vezes ouvi e li reclamações relacionadas a perdas de arquivos na assistência técnica.
* já ouvi e li sobre problema de trocas de peças, com a retirada de peças de marcas melhores e substituindo por peças de marcas inferiores.
* já ouvi e li sobre problemas de retiradas de peças de micros, principalmente de pentes de memória e até troca de HD por de capacidade inferior.
* escolha aquela que você percebe ou sabe que tem boa estrutura. Evite aquelas tipo fundo quintal, na garagem, na sala da casa.
* nunca entregue seu computador para alguém que trabalha em casa e nem possui um empresa constituída. Caso ocorram problemas, terá dificuldades para acionar juridicamente e cobrar os danos, principalmente se você for empresa jurídica.
* técnicos autônomos ou de final de semana não podem te dar garantia, pois não são constituídos legalmente.
* técnicos autônomos ou de final de semana somente conseguem comprar peças de outras lojas ou empresas de assistência técnica para serem usadas em seu computador, sendo assim, num preço muito maior.
* as empresas de assistência técnica compram diretamente das distribuidoras e assim podem oferecer num preço justo.
* muito cuidado com empresas que trocar peças originais, com procedência comprovada por peças adquiridas por meio de contrabando.

AO ENTREGAR PARA O TÉCNICO
* relate da melhor maneira possível qual é o sintoma percebido no micro.
* relate ocorrências como: quedas ou oscilações de energia, temporais, raios, programas novos instalados ou desinstalados, quedas ou batidas, problemas com vírus e até os erros que porventura você ou outro usuário tenha cometido.
* deixe claro que deseja que seja feito um orçamento.
* deixe claro que não deseja que seja a formatação, que se for a única saída que seja apenas após sua autorização.
* deixe claro que não poderá perder pastas ou arquivos específicos.
* caso seja necessária a formatação, indique quais os programas que necessita instalados no computador, principalmente a impressora e adsl. O técnico necessita dos CD's de instalação destes componentes.
* algumas empresas de assistência técnica fazem desconto no serviços de formatação quando o cliente leva todos os CD's de drivers.
* quando você relata exatamente o que aconteceu, fica mais fácil para o técnico corrigir e evitar novas falhas.

Por experiência própria, quando o usuário faz alguma coisa errada (cagada), ele tende a esconder do técnico, como se tivesse constrangido, com vergonha do seu erro. Neste caso fica muito mais difícil corrigir o problema. Os sintomas são mascarados e a correção pode ser direcionada para outro ponto. Você tem que abrir o jogo com o seu técnico, assim como se estivesse numa consulta médica.

NA ASSSISTÊNCIA TÉCNICA - NA RETIRADA
* pedir que o seu computador, seja ligado na sua presença com o Técnico, ainda na assistência técnica.
* fazer uma conferência geral em seus programas e arquivos.
* fazer uma verificação com relação aos componentes do seu micro, capacidades e/ou até as marcas.
* você pode solicitar as peças trocadas, aquelas que apresentaram defeito, nem que seja apenas para vê-las e em seguida deixar para a assistência se
desfazer das mesmas.
* conferir se realmente houve a troca de peças conforme nota fiscal ou ordem de serviços e informações do técnico.
* verificar se o problema informado foi realmente eliminado.
* exija nota fiscal e descrição do tempo de garantia das peças trocadas (mínimo 3 meses contra defeitos de fabricação), e as peças devem ter um selo com o prazo de garantia.
* numa formatação, exija que os programas instalados estejam todos atualizados com as últimas atualizações liberadas pelos fabricantes de sistema operacional e antivírus.
* numa formatação exija que sejam instalados os drivers originais, dos fabricantes dos dispositivos instalados em seu computador. Teremos driver de vídeo, de som, de rede, modem, no caso de notebooks temos driver de teclado, wireless, webcam entre outros.
* numa formatação exija a instalação do sistema operacional é não apenas a cópia de uma imagem pré-gravada.
* lembre-se que não existe garantia com relação aos programas instalados, isto significa que, se de algum tipo de problema em sistemas, terá que pagar novamente.

QUANDO RETORNAR EM SUA CASA
* antes de ligar na tomada da sua residência, verifique a voltagem da fonte.
* ligar todos os cabos de: monitor, som, teclado, mouse, impressora, adsl, etc..
* algumas empresas entregam seu computador em seu endereço e fazem a devida reinstalação, nesse caso, um adicional poderá ser cobrado e muitas vezes compensa o pagamento.
* muito cuidado na conexão, pois poderá danificar os pinos dos conectores.

DURANTE O USO
Foram relacionados alguns cuidados acima, mas existem outros, os quais farão parte de outro artigo.

Autor: Luiz Carlos Kloster – Professor e Técnico em Informática da Personal Informática.
Autor: Luiz Carlos Kloster


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