Variáveis Somatotípicas



       Neste trabalho foram realizadas avaliações físicas com crianças e adolescentes, sendo estas, avaliação do somatotipo, força e maturação sexual, com objetivo de analisar as variáveis somatotípicas e da qualidade física força de escolares praticantes de natação em função dos estágios maturacionais. Através dos testes de potência de membros superiores e inferiores, foi possivel constatar que quanto maior o estagio maturacional, maior o nivel de força. O objetivo desta pesquisa e mostrar para o professor de Educação Fisica a importânciadesta avaliação que possibilita ao educador saber em que estagio de maturação o seu aluno se encontra, contribuindo para exercicios mais adequado para o mesmo.

Foi notável que nos estágios maturacionais apresentados na puberdade, sofrem diferenças significativas, demonstrando essas diferenças em todas as variáveis estudadas, em especial do estágio P3 para o P4 que confirmam o estirão de crescimento masculino.

Há presença da mesomorfia e ectomorfia no grupo estudado, não ocorrendo diferenças significativas, comprovando que ocorreu uma normalidade em relação à biotipologia do grupo estudado. Desta forma, os alunos da rede Municipal de ensino, praticantes de natação apresentam padrões normais, não apresentando qualquer tipo de subnutrição e/ou obesidade.

A força muscular aumenta ao passar dos estágios, e desta forma, confirma uma ligação com o desempenho da sua prática (natação), e suas características somatotípicas.

Assim, é imprescindível ter-se conhecimento sobre as alterações e adaptações que o organismo da criança e do adolescente sofre durante o período de crescimento, bem como, de que maneira estas alterações influenciam na capacidade física e na resposta ao exercício.


Autor: Lucas Nilton


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