Sua empresa já mudou de crise?



Sabe, tenho percebido não haver muita história sobre negócios aqui no blog. Todas que encontro são sérias demais, cartesianas demais. Acho que apesar da seriedade o mundo dos negócios também está cheio de fatos pitorescos. Se conhecer alguma, me conta que eu gosto!
Já que falamos em crise aqui no blog, vamos começar com uma dessas.
Em janeiro de 2009 julguei ser prudente abordar o assunto “Crise Econômica Internacional”.
Montei uma palestra didática e interativa que foi disseminada através de alguns pontos de atendimento do SEBRAE-SP. Minha intenção era propor debate entre empresários e desmistificar as previsões catastróficas além de discutir o que apelidei como “Crise de Três C’s”.
Afirmava que para acabar com a crise seria importante ter CRÉDITO, coisa que o governo federal cuidou desde o início e que o empresário deveria entender como CAPITALIZAÇÃO; seria importante ter CONFIANÇA, coisa que o Presidente da República foi a público e não se cansou de propagar e implorar para que continuássemos a consumir e por fim CRIATIVIDADE ingrediente do perfil empreendedor tanto na crise quanto fora dela.
O público alvo era empresário de micros e pequenas empresas; optei então por adicionar um pequeno material de vídeo extraído de telejornais entre setembro e novembro de 2008. Eram extremamente claros e didáticos além de envolver depoimento de empresários.
O ponto culminante recaia sobre o depoimento de uma empresaria questionando a dificuldade na obtenção de crédito, terminando mesmo por afirmar que taxas de juros altas faziam com que o lucro da operação ficasse não em seu sistema produtivo, e sim com os agentes financeiros.
Aproveitava esse momento e “exercitava” a interatividade! Abríamos o debate e concluíamos sobre a necessidade de avaliar o custo dos financiamentos bem como o retorno esperado nessa operação. Discutimos até a validade da integralização de capital da pessoa física na jurídica como forma mais adequada para capitalização!
Fechava a palestra lendo uma crônica do prof. Stephen Kanitz de novembro 2001 falando de crise que, impressionantemente, se ajustava com todas as letras ao momento de Janeiro de 2009
O tempo passou, a crise esgotou e agora a Palestra ficou “morta”!
Melhor dizendo, vai ficar junto com o artigo do professor Kanitz para a próxima “crise”.
Resolvi rever pela última vez o vídeo e então... SURPRESA! Eu vi! Meninos eu vi!
Vi o que não precisava ser visto durante a palestra! No depoimento da empresária falando de dificuldades para obtenção de crédito ela se apresentava como fabricante de produtos de limpeza para ambiente hospitalar... ALCOOL GEL!
Gente, eu fui ao oráculo moderno, senhor de todo o conhecimento humano (Google) e numa busca pelo nome da empresária... Surpresa novamente, veio o nome, a empresa e tacham,tacham,tacham , no primeiro semestre de 2009 a empresa cresceu em receita 300% por conta da crise !
Epa, como isso era possível? Será que tinha dinheiro de graça no mercado e não me avisaram?
Nada disso. A empresária mudou de crise! Trocou a “perversa” crise financeira internacional pela “benéfica” crise da gripe H1N1.
E depois dizem que para sair da crise basta apenas mudar o foco e você duvida!
Assim que eu lembrar outra história, faço o registro aqui no blog!

autor: Reinaldo Miguel Messias
publicado em Mundo Sebrae 2010
Autor: Reinaldo Miguel Messias


Artigos Relacionados


Como Superar A Crise

Que Crise é Essa?

C.r.i.s.e.

A Destituição Dos Administradores Da Parmalat: Da Aplicação Do Direito Alienígena Para A Não-aplicação Do Direito Pátrio

Sobre A Crise

Foco No Marketing Pessoal.

Crise X Publicidade On Line