Processo de aquisição de um micro computador



Depois do avanço da informática e da disseminação da internet não há como não ter um micro computador em casa. Grandes estratégias de marketing anunciam ofertas e promoções imperdíveis com parcelamentos realmente tentadores, taxas de juros com valores que cabem em seu bolso.
- Pronto, esta decidido, vamos comprar um computador!
Ao entrar na loja o vendedor sempre tem o melhor computador do mundo, o sonho de todo comprador esta materializado em um produto realmente livre de qualquer defeito ou problema, tudo esta perfeito, fechado o negócio...
... você descobre vários termos que antes não faziam parte de sua vida, tais com placa mãe, memória, processador e disco rígido.
Só depois da compra realizada e do eventual problema aparecer, problema este que em muitas das vezes requer uma manutenção reparadora, é que você descobre que existem diversos fabricantes da tal placa mãe, e que esta placa pode sim comprometer todo o bom funcionamento e desempenho de seu computador. A solução pode ser bem simples, basta trocar a placa mãe, contudo, a troca da placa mãe implica a troca de várias outras peças tais como o processador e as memórias por ser incompatíveis com outras placas.
Ou então você descobre sobre todos os outros tipos, tamanhos e velocidades das memórias RAM e ROM, que até então eram apenas um único modelo, tipo ou velocidade, tudo isso sem falarmos das diversas velocidades do processador, definições de resolução de tela, qualidade de impressoras e outros vários tipos de equipamentos e peças que compõem um micro computador.
Levando por esse lado chegamos a conclusão que o melhor a se fazer é comprar um micro computador montado em fábrica, onde todas as peças são de um mesmo fabricante, e sendo assim os riscos podem ser menores. Até poderia ser, contudo, contra estes equipamentos pesa o mesmo problema, tente entrar em uma loja e solicite detalhes das peças que compõem o seu computador, o vendedor muitas vezes não tem as especificações completas do equipamento e em muitos casos a qualidade e desempenho deram lugar ao quesito preço.
Pensando assim, podemos chegar a conclusão de que comprar um micro computador não é uma tarefa simples, e não é! Como analista de sistemas e técnico em informática ainda sou a favor da montagem de maquinas com a escolha de cada peça ou placa, independente de cada fabricante. Quando for montar um computador prece por um equipamento que tenha um bom desempenho e uma boa velocidade, resguardando placa mãe, processador e memórias, escolhendo bem estes três componentes você já estará reduzindo drasticamente seu percentual de erro.
Boas compras!
Autor: Fernando Henriques Mafra


Artigos Relacionados


Processo De Aquisição De Um Micro Computador – Parte 2

Construindo O Seu Próprio Computador Quad Core

Comprar Um Computador Novo Ou Fazer Upgrade No Velho?

Dicas Para Comprar Seu Computador.

Novo Processador Intel

Comprar Um Pc Novo Ou Investir Em Peças?

Noções De Detecção De Problemas Em Seu Computador