Numeração de Calçados – Sistema Mondopoint



No início da década de 1960, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico conhecida pela sigla OCDE, reuniu em Madri na Espanha, uma comissão de estudo para criar um sistema único de medidas para calçados com abrangência mundial, a fim de substituir os diversos sistemas e as mais diversas interpretações destes sistemas nos mais diversos países. Esta comissão de estudos foi formada por diversos centros tecnológicos europeus, além dos técnicos europeus também participaram técnicos canadenses e sul-africanos.

Este estudo acabou por originar 30 anos após a norma Internacional ISO 9407:1991, que normatiza a numeração dos calçados criando o Sistema Mondopoint. Este sistema é adotado por alguns organismos internacionais como OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte, por vezes chamada Aliança Atlântica, é uma organização internacional de colaboração militar estabelecida em 1949 em suporte do Tratado do Atlântico Norte assinado em Washington a 4 de Abril de 1949).

Obviamente a adoção, ou a utilização deste sistema de medida por todos, ou pelo menos, por boa parte dos países não é algo muito fácil, pois isso implicaria na adoção de novos conceitos a profissionais com muita experiências, o que acarreta certa dose de resistência.

O objetivo do Sistema Mondopoint é a criação de um padrão de numeração dos calçados a ser adotada mundialmente, em virtude disto a eliminação de vários sistemas de medidas e suas interpretações eliminando assim, problemas técnicos e comerciais existentes no mercado calçadista.

A unidade de medida do Sistema Mondopoint é o milímetro, sendo que na questão comprimento do Mondopoint, também pode ser aplicado um código como meio de complementar a informação. A progressão, que é o intervalo entre uma e outra numeração, no Sistema Mondopoint são de 5mm e de 7,5mm.

• A progressão de 5mm no comprimento deve ser aplicada em fôrmas que tenham um maior nível de precisão no calce;

• A progressão de 7,5mm no comprimento pode ser aplicada em fôrmas que exijam menos precisão de calce.

Em relação à progressão de 7,5mm, como o sistema expressa uma numeração cheia, o mesmo é arredondado para menos a cada 2 números.

Na questão do perímetro (largura circular metatarso e falangina, correspondente a parte mais larga, ou a circunferência desta região), o Sistema Mondopoint utiliza 3 opções de tamanho, que detém a proporcionalidade em relação ao comprimento, logo as fôrmas, ou calçados podem ser identificados com o percentual do perímetro em relação ao comprimento do número em questão, sendo que estes percentuais podem ser: 90%, 95% e 100%.


Imagens e outras informações: http://fabiomarcelo.com/blog/?p=3761


Dados do Autor: Fábio Marcelo Espíndula
Designer de Calçados
Especialista em Criação e Gestão de Moda
Site: http://www.fabiomarcelo.com
Blog: http://www.fabiomarcelo.com/blog
MSN/Orkut: [email protected]
Twitter: http://www.twitter.com/fmespindula
Youtube: www.youtube.com/fmespindula
Celular: (48) 9975-7000
Autor: Fábio Marcelo Espíndula


Artigos Relacionados


Tipos De Saltos – Convertible

Tipos De Saltos – Cristal Ou Clear

Tipos De Calçados – Toe Cleavage

Tipos De Saltos – Gun Ou Arma

Tipos De Saltos – Flat

Tipos De Calçados – Ankle-strap

Tipos De Saltos – Central Ou Centro