PROFESSOR: O DILEMA DA INVISIBILIDADE
A situação de invisibilidade dos professores é provada no momento em que as gestões de escola são hoje baseadas exclusivamente nos interesses dos alunos ou dos pais que geralmente pouco vão a escola desconhecendo métodos, técnicas e ações pedagógicas limitando – se exclusivamente ao processo de verificação de notas e buscando a culpabilização dos educadores em caso de insucesso de seus filhos. A invisibilidade se transforma nesta ocasião em processo de acusação e questionamento da ação pedagógica que vai atrapalhar o desenvolvimento das crianças.
A invisibilidade do professor é comum também na vida política do país que não cria mecanismos de valorização dos educadores não apenas no critério salarial, mas no contexto de geração de idéias que procurem dar a estes a valorização que merecem e o enaltecimento em relação ao crescimento do país que precisa de educação de qualidade para gerar desenvolvimento científico e tecnológico. A invisibilidade dos educadores se caracteriza na falta de espaço para divulgação de atividades ou ações pedagógicas de êxito ou que merecem reconhecimento o que faz com que compreendamos que mostrar a desgraça da escola é sempre objeto de sucesso midiático ou de geração de debates ou questionamentos.
Os professores carecem de visibilidade em termos de importância de seu trabalho e de geração de uma mobilização forte da sociedade em busca de um processo firme de idéias que provem a importância do educador que hoje só acontece em romances ou filmes da sétima arte. A visibilidade do professor carece de mudança no contexto da vida política e econômica de nosso país que precisa ser gerido de forma democrática e que procure colocar o social como prioridade partindo célere para a geração de uma ideologia de respeito e consideração aos que hoje tem desempenhado seu trabalho com as mínimas condições e com o mínimo de respeito pelos que discursam sobre educação e, no poder acabam gerando ações políticas que levam nosso país a uma situação humilhante em termos de avaliações e projeções no quesito educação. É urgente tornar o professor visível e altivo para o bem da educação e de toda a população que hoje analfabeta e inculta não se deu conta do processo de alienação e de desvalorização promovida de forma proposital para dar continuidade a processo de perpetuação no poder daqueles que aí estão para garantir os privilégios de uma minoria em detrimento dos verdadeiros interesses populares.
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Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza
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