DOGMATISMO X CETICISMO



As duas teorias são consideradas opostas, para os céticos o conhecimento é mutável, ele se modifica, nunca será acabado, o sujeito tem papel ativo, enquanto para o dogmático o conhecimento é fechado, definido e imutável, o sujeito não tem papel ativo.
O conhecimento dogmático é definido por uma autoridade, que neste caso não é imposto por força física, a figura da autoridade são aqueles que possuem um maior grau de conhecimento, prestigio, poder de argumentação muitas vezes ligado a poder divino.
Existem dois tipos de ceticismo, o tradicional aquele mais radical e o acadêmico que adota uma postura menos radical, tendo mais liberdade.
Os céticos acreditam que os sentidos nos enganam com facilidade, sendo difícil realizar uma investigação. Usam dois argumentos para se embasar o do Deus enganador, no qual existiria um ser superior que esta querendo nos enganar o tempo todo e argumento do sonho como saber que não estou sonhando, e se estou acordado ou dormindo.
Uma importante vantagem de uma atitude cética é a premissa de que tudo deva ser investigado, pesquisado a fundo o conhecimento, devendo desconfiar de soluções fáceis, esta postura acaba com tradições que impedem o desenvolvimento. As desvantagens do ceticismo são não atingir uma conclusão, duvidando de tudo, e por isso não conseguem formar uma opinião, não atingem um conhecimento universal. Enquanto o cético se preocupa com provas, argumentos e pesquisa, o dogmático não gosta de ser contrariado e desafiado, afinal não tem provas e nem argumentos para embasar suas teorias.

Cinthia Souza
Autor: Cinthia Danielle da Silva Souza


Artigos Relacionados


Definir O Que Seria ética Para A Filosofia Cética

O Conhecimento Como Forma De Interpretar A Realidade: O Senso Comum E Conhecimento Científico

Argumentação Jurídica

Fundamentos Ontológicos Do Conhecimento

A Teoria Da ConspiraÇÃo Cada Vez Mais Forte

A Filosofia

Técnica De Dissertação - Wallas Cabral De Souza