Conselho de Segurança das Nações Unidas derruba acordo Brasil-Turquia-Irã, com aprovação de novas sanções.
O Brasil e Turquia votaram contra as sanções, o Líbano se absteve já os outros dozes votaram a favor das sanções. O que mostra falta de dialogo do Conselho e uma imposição liderada por Estados Unidos que parece estar sempre acima dos outros países.
O mundo precisa de segurança e paz, mas em comum acordo entre as nações e não uma nação que fala e os outros abaixam as cabeças, o Irã, o Brasil e a Turquia estão fazendo seus papeis de soberania e diplomacia os outros estão estorvando inclusive o Conselho de Segurança das Nações Unidas.
A resolução aprovada prevê restrições a mais bancos iranianos no exterior, caso haja suspeita de ligação deles com programas nuclear ou de mísseis. Estabelece também uma vigilância nas transações com qualquer banco iraniano, inclusive o Banco Central.
Além disso, ela amplia o embargo de armas contra o Irã e cria entraves à atuação de 18 empresas e entidades, sendo três delas ligadas às Linhas de Navegação da República Islâmica do Irã, e as demais vinculadas à Guarda Revolucionária.
A resolução estabelece também um regime de inspeção de cargas, semelhante ao que já existe em relação à Coreia do Norte.
Paralelamente à resolução, 40 empresas serão acrescidas a uma lista pré-existente de empresas com bens congelados no mundo todo, por suspeita de colaboração com programas nuclear e de mísseis do Irã.
O conselho de Segurança das Nações Unidas espera com essas novas sanções convencer o Irã a interromper seu programa nuclear e retomar as negociações.
O que é um absurdo, pois Brasil e Turquia já tinham dados passos para essa negociação e seria muito mais fácil por meios diplomáticos, mas parece que tem países querendo que isso não acontecesse, dificultando o dialogo e levando a questão a um conflito internacional.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas deveria se chamar Conselho de Proteção dos Países Desenvolvidos. Pois assim justificaria muitas ações irracionais e precipitadas que o conselho vem realizando.
Vamos ficar de olhos bem abertos, principalmente nós brasileiros, pois tem muitos tentando passar a rasteira na diplomacia brasileira.
O mundo precisa de um Conselho de Segurança que de segurança para o mundo e respeite os acordos internacionais que tentam abrir portas para o caminho pacificador do diálogo, que acredita na diplomacia como meio de politica internacional de solução de conflitos em geral.
Agora fica a questão será que a força resolve? Ou tardia num sentimento de revolta capaz de criar homens bombas pelo mundo?
Vamos ser mais consciente e tentar usar todos os meios pacíficos de resolução de problemas, pois assim esgotados todos os meios pacíficos e não se chegando a um acordo que ambas as partes fiquem contente e que leva a segurança ao mundo, só assim depois de esgotados todos os meios usemos a coerção e se precisar a força bruta.
Autor: Wiver José Covizzi
Artigos Relacionados
Lei Americana De Sanções Ao Irã Atinge O Etanol Brasileiro
Novos Caminhos Da PolÍtica Internacional No Governo Lula.
Irã E Jazidas De Urânio
OrganizaÇÃo Das NaÇÕes Unidas(onu)
Artigo: As Armas Nucleares Da Coréia Do Norte E A Ameaça As Potências Ocidentais
Agora, Porque Ira Contra O Irã ?
Cinco Novos Países Serão Eleitos Como Membros Do Conselho De Segurança Da Onu