TOLERANCIA, ESTE SERIA O CAMINHO DA PAZ?



Neste período que antecede á maior festa futebolística do planeta onde esperamos a cada quatro anos onde pessoas do mundo inteiro se unem através do esporte para proporcionar a almejada paz mundial, eis que surgem problemas que põem em xeque o conceito do Direto Internacional Publico que sempre luta pela ordem e manutenção da paz mundial.
Conflitos, ameaças, racismo e entre outros adjetivos negativos esta na mídia diariamente, onde em seus conteúdos da matéria publicada mostra os efeitos de palavras mal colocadas, e a falta de dialogo e ameaça terrorista ao evento mais esperado do mundo onde todos nos esperamos ansiosamente.
Como exemplo de um conflito recentemente que abalou o mundo por falta de tolerância temos o ataque dos Israelenses em águas internacionais no ultimo dia 31/05 em navios turcos e de varias outras nacionalidades que tinha por objetivo levar mantimentos e ajuda humanitária aos palestino, e que ao tentaram furar o bloqueio na faixa de Gaza foi atacado sem nenhum tipo de conversa e um dialogo pelos Israelense.
Este ato gerou choques em comunidade internacionais como as Nações Unidas e protestos no mundo inteiro onde ativista querem respostas do porque do massacre contra aqueles que queriam ajudar o mais fracos, alem de declarações de chefes de Estados onde definiu o ataque. Como o Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva definiu o ataque sendo assim: “O dialogo e a melhor forma de resolver o conflito, não atirando como Israel atirou em um barco turco que ia levar comida para a Faixa de Gaza, um barco que estava em águas internacionais” e no final de seu discurso ele disparou dizendo que para garantir a paz não e necessário o uso de armas, somente o dialogo e capaz de garantir a paz mundial.
Não foi somente Presidente do Brasil a se assustar com a barbaridade do povo Israel, outros lideres influentes se assustaram e ate mesmo os jurista não acreditaram no que estava acontecendo como exemplo temos o professor da PUC – SP Antonio Marcio da Cunha que diz que esse ato feriu a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e que no mar que se mais deve reinar e a paz mundial.
Para tenta achar uma solução rápida e eficiente a ONU determinou que faça uma investigação rápida, imparcial, crível e transparente da ação dos militares israelenses que foi conhecida de um massacre sangrento.
Em se tratando de uma ameaça a ordem de paz, terroristas vem fazendo de tudo para colocar mais lenha na fogueira, pois em vez de festas e confraternizações durante os jogos, uma rede de terrorismo faz declarações pesadas querendo causar luto e tristeza, pois tem em mente explodir bombas durante uma partida de futebol envolvendo as maiores economia que atualmente temos que são os Estados Unidos e Inglaterra.
Estes países chegaram a África em um forte esquema de segurança, e suas hospedagem são uma verdadeira fortalezas. Agora vai uma pergunta: será mesmo que e necessário acabar com uma festa que esperamos a cada quatro anos, que alem de uma competição tem o dom de unir povos de diferente por simplesmente achar alguns certos homem que esta tendo um trabalho que advêm de Deus? Tenho certeza eu que Deus não tem em mente uma barbaridade desta.
Esta ameaça por enquanto só esta dita, o melhor mesmo e que não aconteça nada de ruim e que possa ocorrer tudo bem durante a copa do mundo.
Alias falando em copa do mundo, também temos a discriminação racial no mundo da bola, pois fale lembrar que num passado não tão distante temos um episodio em que África do Sul foi alvo do apartheid que era uma separação raciais entre pretos e brancos, onde pretos não entrava em locais exclusivos para branco e assim por diante.
Porem porque falarmos sobre o apartheid, pois a poucos dias estava sentado vendo noticiários e de repente veio uma matéria que mostra que ate no mundo atual ainda exista uma separação muito grande, porem sem muita intolerância como no passado, onde em exemplos vimos que mães não aceitam suas filhas namorarem com rapazes negros, pois dizem que acham “esquisitos” terem um negro em sua mesa para uma refeição.
O que podemos concluir que mesmo tendo acabado o apartheid uma magoa lá no fundo ainda existe entre os povos Áfricos em não aceitar, ou tolerar seus companheiro.
Nesta copa do mundo, alem de torcemos para qualquer time, teremos que torcer principalmente para que não ocorra nenhuma atentado terrorismo, e tudo o que indica são que outra atravessia esta planejada pela a faixa de Gaza, para que possa ocorrer tudo bem, e para que a copa do mundo sirva para unir os povos Africanos.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,onu-determina-investigacao-de-ataque-israelense,559825,0.htm: acessado em 08/09/2010
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,onu-determina-investigacao-de-ataque-israelense,559825,0.htm: acessado em 08/09/2010
http://www.portugues.rfi.fr/mundo/20100531-comunidade-internacional-condena-ataque-de-israel: acessado em 08/09/2010
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1582639: acessado em 08/09/10
http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/06/lula-condena-ataque-de-israel-navios-com-ajuda-humanitaria.html: acessado em 08/09/2010
Autor: MATHEUS CAMARGOS DA SILVA


Artigos Relacionados


Árabes E Judeus: Guerra Sem Fim

Israel X Hamas: O Castigo Imposto A Nação Palestina

Conflito Entre Israel E Palestina

A Violação Dos Direitos Humanos No Bloqueio à Faixa De Gaza

Conflitos E Terrorismo No Estado Palestino

Israelenses X Palestinos

Guerra Santa