Trate o seu liderado da mesma forma que você gostaria que ele tratasse o seu cliente.
É costumeiro fazer reuniões com o departamento de RH das empresas onde ministro os treinamentos para “brifar” a necessidade da companhia. Sempre solicito a presença do líder do departamento que receberá o treinamento, e é comum ouvir deste líder a seguinte queixa: “Percebo que algumas pessoas não atendem bem os clientes, muitas vezes os tratam com descaso e não se importam com eles".
A partir desta observação começo a sabatinar o chefe sobre o seu estilo de liderança, pois na maioria dos casos ocorre que o próprio líder trata os liderados da mesma forma, isto é, com descaso sem importar-se com as necessidades deles.
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Costumo dizer nos meus treinamentos que os liderados não fazem o que líder fala, eles fazem o que o líder faz. Ou melhor, até fazem o que o líder fala, mas se o líder age de forma incongruente, os liderados copiam o seu exemplo.
Liderança também é uma forma de “atendimento”. Neste caso o líder deve atender as necessidades dos seus liderados, questionando quais são as necessidades deles, o que eles precisam para que possam atender bem os clientes da companhia. Na definição de James Hunter, autor do livro O Monge e o Executivo, líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas dos seus liderados.
Acesse este link e faça o download de um TESTE que lhe dará um feedback sobre a sua habilidade de liderança no que diz respeito a ATENDER seus liderados.
Ricardo Piovan
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Autor: Ricardo Piovan
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