Excel: aninhando funções



O Microsoft Excel é uma poderosa ferramenta de propriedade da empresa americana Microsoft, seu sistema de planilhas eletrônicas realmente é o líder no mercado deste segmento. Sua interface gráfica, seus recursos e a facilidade de operar o sistema impressionam.
Sua primeira versão para ambiente Windows foi lançada em 1987 com a versão 2.0, posterior a isso vieram versões 3.0 em 1990, a 4.0 em 1992, a versão 5.0 em 1993 com o pacote Office 4.2 e 4.3, a versão 7.0 no Office 95 em 1995, a versão 8.0 no Office 97 em 1997, a versão 9.0 estava presente no pacote desta vez chamada como Office 2000 apensar do ano ser 1999, a versão 10.0 no Office XP em 2001, a versão 11.0 no Office 2003 em 2003, a versão 12.0 no Office 2007 em 2007 e sua mais nova versão a 14.0 no Office 2010 lança em maio de 2010.
As ferramentas do Microsoft Excel possibilitam um grande controle e perfeita administração das informações contidas neste sistema, uma pena nem todo usuário saber manipular esta ferramenta da maneira correta. De todos os softwares do pacote Office, acredito que o Excel seja o que tenha uma maior importância para quem esta focando em seu trabalho qualidade, controle e gerenciamento.
Imaginemos uma situação rotineira em um grande escritório, você criou uma planilha que esta sendo alimentada e utilizada por todo o departamento, imagine agora todo final de mês você tendo que atualizar sua planilha e todas as planilhas que dependem da sua planilha ou as planilhas as quais você depende delas para gerar os seus relatórios. O Excel pode ser fantástico nestas horas, pois tanto você como seus colegas de trabalho podem compartilhar planilhas para atualizar seus relatórios, sendo assim não mais será preciso ficar pendurado no telefone solicitando a um departamento os números do mês.
Para a construção de tais planilhas o foco principal deve ser nas funções, conhecer as funções do Excel é o que determina o grau de entendimento neste sistema. Contudo, você deve saber utilizar estas funções para resolver os problemas que aparecem diariamente, simplesmente decorar os nomes das funções e suas sintaxes não quer dizer nada, pois na hora de uma necessidade você deve entender o que cada função realmente faz.
Em minhas aulas de Excel tento passar a meus alunos uma grande variedade de problemas e suas soluções, assim tanto a sintaxe como o entendimento da função é entendido por eles.
Acredito que a parte mais complexa dentro deste estudo é a concepção sobre o aninhamento de funções, muitos usuários podem nunca ter ouvido falar sobre o aninhamento de funções, pois bem, eu explico:
O aninhamento de funções é você poder colocar funções dentro de funções assim você pode solucionar diversos problema ou prevê-los em uma única formula. Isso ajuda a minimizar o trabalho e a prever problemas maiores ou cálculos repetitivos e desnecessários. Vejamos um exemplo, imagine uma planilha onde temos: A1 = 32 e A2 = 2, a intenção é a seguinte, se o valor de A1 for maior ou igual ao de A2, devemos subtrair A2 de A1, mas caso não seja, devemos somá-los. Na célula A3 colocaremos a seguinte fórmula: “=SE(A1>=A2;SOMA(A1-A2);SOMA(A1+A2))”.
Este exemplo foi bem simples, mas podemos utilizar diversa outras opções para o aninhamento de funções, dentro mesmo da função SE podemos aninha-la diversas vezes para conseguirmos um resultado mais apurado. Veja:

=SE(A1>10;"A";SE(A1>8;"B";SE(A1>6;"C";SE(A1>4;"D";SE(A1>2;"E";"F")))))

No inicio parece muito complicado, mas com um pouco de treino torna-se bastante simples e bem fácil mesmo. Para ajudar vou explicar o que fiz nesta fórmula.
A primeira fórmula é bem simples preciso testar se o valor é maio que 10, se o valor de A1 for maior do que 10 vou retornar a letra “A”. Então a função ficaria assim:

=SE(A1>10;”A”;________________________________________________________)

Perceba que coloquei na função apenas a condição e o retorno da função se verdadeiro, o retorno se falso esta em branco, é ele que você deve treinar, faça a formula aos poucos assim você treina o aninhamento de funções gradativamente. Na próxima etapa basta ir anexando as próximas funções, tais como?

=SE(A1>10;”A”;SE(A1>8;“B”;___________________________________________))

Continue até completar a função:

=SE(A1>10;"A";SE(A1>8;"B";SE(A1>6;"C";______________________________)))

=SE(A1>10;"A";SE(A1>8;"B";SE(A1>6;"C";SE(A1>4;"D";_________________))))

=SE(A1>10;"A";SE(A1>8;"B";SE(A1>6;"C";SE(A1>4;"D";SE(A1>2;"E";"F")))))

Sabendo disso, você pode se tornar uma pessoal realmente expert em Excel, tente conhecer o máximo de funções possíveis e usa-las com o aninhamento, assim não haverá problemas sem solução em suas planilhas.
Bons estudos e boa prática.

Fernando Henriques Mafra
Autor: Fernando Henriques Mafra


Artigos Relacionados


Configurando Autorecuperação No Excel 2007

Excel E A Ilusão Das Tabelas Dinâmicas

Compreendendo Datas E Horas No Excel

Como Calcular A Moda No Excel

Antes De Comprar Notebooks, Saiba Qual Será Sua Utilidade

Excel Datas, Sistemas De Datas E Horas

Cursos Excel Grátuitos