CUSTOS DE PESQUISA DE MERCADO PARA PRODUTOS E SERVIÇOS:



CUSTOS DE PESQUISA DE MERCADO PARA PRODUTOS E SERVIÇOS:

Uma nova realidade que cabe no bolso de sua empresa

Sempre que se procura informações sobre os custos de pesquisa de mercado para produtos e serviços o que se encontra geralmente é um grande vácuo de informações.
Nesta hora, de grande indecisão, é que se procura as empresas especializadas neste serviço. Após se fazer um levantamento em algumas dessas empresas, encontra-se uma variedade enorme de orçamentos, com preços e especificações variadas que muitas vezes fazem o desserviço de mais confundir do que auxiliar.
Invariavelmente, o que se vê na prática é que muitas dessas pesquisas, que seriam desejáveis para saúde geral de sua empresa, são impossíveis de se pagar. São custos geralmente caros demais para o bolso da maioria das empresas brasileiras, o que as obriga a esquecer a pesquisa e entrar de cabeça no mercado, torcendo para que suas previsões estejam certas, contando somente com sua intuição.
Infelizmente, segundo dados do SEBRAE, a grande maioria das empresas fecha suas portas nos primeiros anos após sua inauguração. As causas são muitas, mas a mais importante de todas é a falta de informação dos empreendedores iniciantes que acreditam mais em intuição do que em dados concretos.
Um dos passos fundamentais na criação e desenvolvimento de uma nova empresa é a pesquisa de mercado de seus produtos ou serviços. Se deixarmos isto de lado, o custo pode ser a efemeridade de sua empresa. Realmente, o custo pode ser uma existência muito curta. E isto ninguém quer. Como disse Warren Buffet, o que queremos de uma empresa é que ela viva para sempre.
Pensando neste ponto importante da iniciação de uma empresa, ou mesmo na manutenção de empresas já conceituadas no mercado, foi lançado recentemente no Brasil, o Ed Gratis ( www.edgratis.com.br ), uma empresa que desmistifica a pesquisa de mercado, barateando seus custos e facilitando o acesso a esta importante ferramenta para todas empresas brasileiras de pequeno, médio ou grande porte. Trata-se de uma “loja” virtual onde os internautas poderão escolher alguns produtos expostos na “vitrine” e recebê-los gratuitamente em suas casas. Em troca os mesmos deverão responder a questionários específicos sobre os produtos experimentados. Com esta base de dados, as empresas participantes poderão tomar decisões importantes na melhoria e desenvolvimento de seus produtos, inclusive na área de custos, embalagem e marketing.
Além da pesquisa de mercado, com custos baixíssimos, o que o Ed Gratis também oferece é a propaganda. Ela tornará seus produtos conhecidos, o que aumentará em muito suas vendas, devido ao marketing viral gerado pelos internautas, do buzz de mercado criado pelo fato de sua empresa querer a participação do público no desenvolvimento de seus produtos e da fidelidade das pessoas que experimentam seus produtos antes de comprá-los. É o chamado Tryvertising: fusão de pesquisa de mercado ( de baixo custo ) com propaganda e marketing.

Sobre o autor: Marcio Prestes Lenharo. Sócio-fundador da Ed Gratis. Quer saber mais sobre nossa empresa ? Interessou-se por nosso trabalho ? Visite-nos no www.edgratis.com.br
Autor: Marcio Lenharo


Artigos Relacionados


Concorrência: Estratégias Para Diferentes Mercados

Ciclo De Vida De Produtos E Serviços

Pesquisa De Mercado - A Ferramenta

Empresas Investem Na Internet.

Satisfação De Clientes

Saiba O Que é O Marketing

Melhor Idade - Uma Nova Visão Mercadológica