conflitos internacionais =====>armas secretas



Conflitos internacionais

Armas secretas

Conflitos internos São gerados, por exemplo, pela falta de conhecimento técnico das pessoas envolvidas e em especial da chefia da unidade, falta de organização das atividades e processos do setor, divergências técnicas entre duas partes muito especializadas no assunto, não aplicação pela gerência de procedimentos passados aos subordinados e problemas de liderança ou relacionamentos em geral.

Como reduzir os conflitos

Acredito que o primeiro passo para se reduzir um conflito é o reconhecimento da existência do problema. A partir daí, é preciso que a administração procure, de uma forma científica, visualizar as causas dos conflitos e dos problemas. Buscar "culpados" geralmente não é o melhor caminho. O administrador deve tentar identificar a "causa raiz" do problema e com isso orientar as partes envolvidas na melhor maneira de se resolver o conflito através de uma busca conjunta de soluções para o problema detectado. Com esse procedimento, além de dirimir o conflito a administração estará envolvendo as pessoas na solução dos verdadeiros problemas organizacionais.

Os conflitos saudáveis são aqueles que estimulam a discussão de temas ou problemas permitindo a emissão de diversas opiniões para uma maior qualidade da tomada de decisão. Os conflitos nocivos são aqueles em que as pessoas já têm um interesse a mais do que a mera solução do problema, ou seja, nesse tipo de conflito há a colocação de interesses, sentimentos ou mágoas pessoais, como por exemplo vaidade, inveja, medo de perder o cargo ou promoção, necessidade de poder ou auto-afirmação. No conflito saudável, mesmo quando não tem razão, a pessoa admite que contribua com a empresa. No conflito nocivo, a conversação flui de uma forma hostil, não há entendimento mútuo, o grau de interrupção das opiniões emitidas é alto e as opiniões emitidas por melhores que sejam não surtem efeito pois as pessoas que as escutam estão com a mente ocupada preparando respostas "prontas" ou novas ofensivas contra os colegas de trabalho. Os conflitos saudáveis eventualmente devem ser estimulados, mas os conflitos nocivos devem ser minimizados ao máximo.
Fontes de conflitos
exemplos:
O diretor de vendas pergunta ao gerente de vendas: Por que nossas vendas estão fracas quando deveriam nesta época estarem no pico Maximo? Vocês não estão se esforçando? O gerente responde: Não se preocupe, vou pedir aos vendedores que intensifiquem as vendas e assim teremos com certeza uma posição melhor da situação. O gerente então procura o supervisor das vendas: Vamos convocar uma reunião urgente! Quero saber quem fez o último levantamento das vendas e porque não me informou sobre a posição antes que o gerente tivesse em suas mãos estes relatórios..
solução
Nota-se nesse exemplo que há nessa empresa um ambiente propício ao início de conflitos nocivos. Em primeiro lugar, o diretor trata o gerente com hostilidade e este perde o foco do problema, achando que a "causa-raiz" das diferenças é o volume de vendas realizado e também procura junto ao supervisor um culpado para o problema. Essas determinações do gerente mostram que lhe falta conhecimento técnico da matéria que gerencia e com isso ele leva para o seu departamento uma quantidade imensa de trabalho que não atuará na causa principal do problema, ou seja, faltou-lhe a visão de que normalmente as informações dos relatórios de vendas são ocasionadas por falhas de processos ou procedimentos e que é preciso rever todo o processo de movimentação de entrada de pedidos de vendas para aferir em que ponto os registros deixam de ser efetuados ocasionando assim nas já os mencionados problemas . Essa seria a solução que refletiria com certeza na inexistência ou minimização da diferenças no próximo inventário e evitaria a deterioração do clima organizacional, a insatisfação dos funcionários e com isso a possibilidade de novos conflitos. O único meio é saber controlar o problema e resolvela.
Autor: natanael correia


Artigos Relacionados


Síntese Dos Meios De Solução Dos Conflitos Internacionais

Os 10 Mandamentos Do Gerente De Vendas

Gerenciamento Holístico

Manual Para Administração De Conflitos Organizacionais

Conflitos Internacionais

Seja Estratégico

Conflitos Internacionais