AVEIRO



Aveiro, outrora um grande porto marítimo, é conhecida pelo encanto dos seus canais e, especialmente, da ria, que liga ao mar esta cidade tranquila.
No século XIII, Aveiro foi elevada à categoria de vila, desenvolvendo-se a povoação à volta da igreja principal, consagrada a S. Miguel e situada onde é, hoje, a Praça da República, vindo esse templo a ser demolido em 1835.
Mais tarde, D. João I, a conselho de seu filho, Infante D. Pedro, que, na altura, era donatário de Aveiro, mandou rodeá-la de muralhas que, já no século XIX, foram demolidas, sendo parte das pedras utilizada na construçào dos molhes da barra nova.
Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

Aveiro jaz numa região de montanhas sulcadas por vales e férteis planícies lagunares. Estas são banhadas pela ria, formada no século XVI em consequência do recuo do mar devido a grandes tempestades. Abrange 11 mil hectares, com quatro grandes canais que formam esteiros rodeando inúmeras ilhas e ilhotes.
A zona é rica em peixes e aves aquáticas e existem excelentes condições para a prática da pesca, tanto na ria como no mar. A caça é outra possibilidade e as grandes extensões de água prestam-se à prática de todo o género de desportos naúticos.
Saiba um pouco mais sobre o turismo de Aveiro.

Património

Aveiro, rico no seu património cultural tem para mostrar a Igreja de Jesus, Capela do Senhor das Barrocas, Sé Catedral de Aveiro - Igreija de S. Domingos, Capela dos Santos Mártires, Património Natural, Museu de Caça e Pesca, Cruzeiro de Jesus, Capela de S. Gonçalinho, Igreja das Carmelitas, Jóia da Arquitectura Arte Nova, Fábrica J. P. Campos, Monumento à Salineira, Soldado Desconhecido, Estátua da Princesa Santa Joana, Estátua de João Afonso de Aveiro, Estátua de José Estevão entre outros.
Saiba mais sobre o Património da cidade.
Autor: maisportugal


Artigos Relacionados


Estarreja

Ovar

Murtosa

Cidade De ValpaÇos

Cidade De ValenÇa

SÃo JoÃo Da Madeira

Oliveira De Azemeis