MURTOSA



Integrado numa região caracterizada pela sua íntima ligação com o mar e com a enorme laguna de água salgada conhecida simplesmente por “Ria” (de Aveiro), não é de estranhar que as principais actividades no concelho tenham sido a pesca, a indústria das conservas e o moliço (a apanha de algas para serem utilizadas como fertilizante), embora esta última tradição esteja a desaparecer.
“Foi talvez pelo ano de 1200 que se fixaram neste rincão da beira-mar algumas famílias de marnoteiros e pescadores que não tardaram a aproveitar também os recursos da terra. Numa doação ao convento de Tarouca, no ano de 1242, aparece mencionada, com o nome de Morrecosa ou Mortecosa, uma marinha de sal que não será temerário aproximar das origens da Murtosa.
Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

A maior atracção para os visitantes são as praias, nomeadamente o belo areal da Torreira, singela aldeia de pescadores que agora se orgulha dos seus restaurantes, estabelecimentos hoteleiros e dois parques de campismo, mas que ainda preserva as tradicionais casas de alpendre, os barcos típicos da ria e a arte de xávega (pesca artesanal).
Saiba um pouco mais sobre o turismo da Murtosa.

Património

Murtosa apresenta grandes monumentos de importante carácter cultural como a Quinta da Caneira, Igreja Paroquial da Murtosa - Nossa Senhora da Natividade, Igreja Paroquial de Pardelhas, Capela de S. Simão, Igreja Paroquial do Bunheiro, Capela de S. Gonçalo, Capela de S. Silvestre entre muitos outros.
Saiba mais sobre o Património da cidade.
Autor: maisportugal


Artigos Relacionados


Cidade De Arcos De Valdevez

Cidade De Santa Marta De PenaguiÃo

Cidade De Sousel

Cidade De Ferreira Do ZÊzere

Oliveira Do Bairro

Espinho

BaiÃo