ALFÂNDEGA DA FÉ



Sem grandes monumentos (do castelo do século XIV mandado erguer por Dom Dinis só resta o que é hoje conhecido como «Torre do Relógio»), Alfândega da Fé é uma região essencialmente agrícola mas possui algum património histórico e arquitectónico digno de interesse.
Alfândega (da Fé) é um nome de origem árabe que a localidade deve ter adquirido entre os séculos VIII-IX. É muito possível que anteriormente a este período já existisse algum povoado de origem Castreja, o que não será de admirar, até porque na área do concelho existem muitos vestígios arqueológicos desse e até de períodos anteriores.
Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

De fundação árabe (ao primitivo nome de Alfandagh foi acrescentado o «da Fé» por cavaleiros cristãos), pensa-se todavia que a zona foi habitada desde tempos pré-históricos, como parecem demonstrar diversos vestígios, entre os quais as gravuras rupestres descobertas na freguesia da Quinta de Ridevives.
Saiba um pouco mais sobre o turismo de Alfândega da Fé.

Património

Alfândega da Fé tem para mostrar aos visitantes a Igreja Matriz de Sambade, Solar do Morgado de Vilarelhos, Necrópole e Capela de Santa Eufémia, Aldeia de Vilares da Vilariça, Casas solarengas, Fonte designada Fontareja.
Saiba mais sobre o Património da cidade.
Autor: maisportugal


Artigos Relacionados


Celorico De Basto

Celorico De Basto

Cidade De Pinhel

Cidade De Ribeira De Pena

Cidade Ce Vila Nova De Cerveira

Cidade De Fornos De Algodres

Cidade De Odivelas