TROFA



Histórica, geográfica e estrategicamente situado na encruzilhada entre o Porto e o Minho, entre o litoral e o interior, o concelho da Trofa distingue-se pela sua base económica fortemente marcada pela indústria metalomecânica e farmacêutica.
Em meados do séc. XIII, nas Inquirições de D. Afonso III, este território é referido como Terra da Maia, julgado, e assim se mantém até 1384, ano em que é integrado no termo do Porto. Em 1527, D. Manuel atribui foral à Terra e Concelho da Maia, confirmando assim velhos privilégios de uma terra que se vai manter eminentemente rural até ao advento do liberalismo. No séc. XVIII, nas “memórias paroquiais”, as oito freguesias da Trofa mantêm-se no centro deste território, mas as suas referências estão limitadas aos rios Ave e Leça, às serras de Covelas e Cidai e, ainda e sempre, à estrada Porto/Braga que atravessa o Ave no lugar do Vau ou na Ponte da Lagoncinha.
Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

Trofa é um dos concelhos mais jovens de Portugal, uma região constituída por oito freguesias, situa-se junto de grandes centros classificados como património nacional e mundial, na margem sul do rio Ave. O Vale de aluivão cercado de Serras o, concelho tem a forma de um coração.
A palavra que melhor define a cidade de Trofa é “diferenças”. Trofa é um resumo de diferenças, são raros os espaços que num território tão pequeno não oferecem algo com particularidades, com diferenças representadas, pode-se ver na natureza dos lugares
Saiba um pouco mais sobre o turismo de Trofa.

Património

Trofa tem orgulho no seu basto património cultural que se destaca na Igreja de S. Tiago de Bougado, Baixa da Trofa, Rua Conde de S. Bento, Parque Dr. Lima Carneiro, Parque de Nossa Senhora das Dores, Barca da Trofa, Igreja Matriz da Trofa, Ponte Pênsil da Trofa, Monte de São Gens, Quinta do Paiço, Museu de Arte Sacra, Cruzeiro da Nossa Senhora do Desterro entre outros.
Saiba mais sobre o Património da cidade
Autor: maisportugal


Artigos Relacionados


Cidade De Gois

Vizela

Vizela

Vizela

Vizela

Vizela

Vizela