As empresas ainda não descobriram o mercado “diet” dos diabéticos e obesos



A falta de tradição no mercado de produtos dietéticos faz do Brasil um lugar propício para soluções empresariais no desenvolvimento e na fabricação de produtos e subprodutos para este nicho de mercado representativo e em crescimento.

O diabetes hoje é uma epidemia que atinge em média 11% da população do país; de acordo com dados da POF do IBGE (Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 10,5 milhões de brasileiros com 20 anos ou mais são obesos --ou seja, 8,9% da população masculina e 13,1% das mulheres. Se considerada também a população que está acima do peso ideal, o número salta para 40,6%

Como já sabemos o empresário brasileiro é muito empreendedor e pouco planejador e gosta de resultados imediatos, isto é lucrar sem investir e esquecem ou desconhecem os princípios básicos do Planejamento Estratégico: Pontos Fortes, Pontos Fracos, Ameaças e Oportunidades, do mercado, dos concorrentes e da sua própria empresa.

Mas, para conhecer e usar estas informações é necessário fazer pesquisas, consultar dados disponíveis em publicações e institutos credenciados, o que não é comum na maioria das empresas brasileiras, isto é valido tanto para as que pretendem ou as que já estão no mercado.

Vamos falar um pouco sobre os refrigerantes, geléias, iogurtes, doces, bombons, chocolates, sorvetes, que são os mais procurados pelos diabéticos e obesos. As empresas tradicionais desses produtos não investem neste segmento ou se produzem são em escala tão pequena que é despercebido dos consumidores, pois não existe uma propaganda direcionada para estes.

Pequenos e médios empresários dos segmentos que citamos acima, será que não seria uma solução aproveitar a oportunidade de mercado que não está sendo aproveitada pelas empresas tradicionais? Você já estará colocando em prática o Planejamento Estratégico, identificou uma oportunidade de mercado; transforme o ponto fraco do concorrente em seu ponto forte.

Nos supermercados mais populares que são alternativas de mercado das grandes redes para alcançar um público de poder aquisitivo menor, dificilmente se encontra principalmente refrigerantes “diet” e em embalagens menores, iogurtes em sabores diferentes, geléias também “diet”, sorvetes e chocolates nem pensar, quando tem estão sem identificação bem visível.

Onde estão os profissionais de Marketing tanto dos supermercados como das empresas fabricantes destes produtos? Será que não estão com uma visão míope do mercado em crescimento?

Também as bases dos produtos necessários para bolos, como cremes e coberturas, produtos sem açúcar e com baixas calorias e muito próximos dos originais, tais como o chantilly 'diet' em pó, um produto que pode ser distribuído, nas redes de supermercados; outro exemplo é a cobertura de sorvete 'diet', também com excelente potencial de consumo.
No caso dos pães, todos têm farinha que é rica em carboidrato, só que são anunciados como não contendo açúcar ou gordura e os achocolatados também anunciam que não têm açúcar, mas têm carboidratos, isto causa confusão para o consumidor que pouco conhece do assunto.

A finalidade deste artigo não é entrar na área nutricional e médica, pois não tenho especialização para isso, mas alertar as empresas sobre um mercado que está esquecido. Hoje as empresas devem estar voltadas para o cliente consumidor não para o produto, este tempo já era, quem comanda o mercado são os consumidores que estão mais exigentes e sabem o que querem.

Autor: Cláudio Raza; Administrador de Empresas, Economista, Contador, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas para Negócio, Palestrante, Mestrando em Educação, Administração e Comunicação, com ênfase em Políticas Públicas, Professor Universitário, parceiro do Núcleo de Desenvolvimento Profissional da Câmara Alemã, mais de 35 anos assessorando empresas.
site: www.razaconsulting.com.br e E-mail: [email protected]
Autor: Claudio Raza


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