A política é mesmo assim.



A política brasileira vem sendo alvo de criticas há um bom tempo, nosso país está passando por um momento não muito agradável nesta questão. A atual conjuntura política esta causando revolta entre os cidadãos mais conscientes, porque independentemente de quem ganha as eleições, quando passam a governar nosso país “todos são um só”, pois, o nosso sistema político começa a ser corrompido antes mesmo do término do pleito eleitoreiro.
Nosso cenário político é um tanto quanto engraçado, já que para se candidatar é necessário preencher vários requisitos, dentre os quais: ser filiado a algum partido político; arranjar aliados fortes (de alto poder aquisitivo); ter “ficha limpa” e principalmente convencer as massas em sua campanha, ou seja, prometer muito para assim ganhar prestígio e se eleger.
Fazendo uma breve estruturação do caminho que o suposto candidato precisa percorrer para assim chegar ao poder, podemos observar que é necessário se adequar ao nosso sistema político, implantado pelo “estado” há muitos anos. Deste modo, se não se encaixar nas idéias dos outros representantes não conseguirá nem mesmo concorrer a um cargo político e se um dia, algum candidato chegar a romper este ciclo vicioso, dificilmente irá conseguir governar e expressar suas opiniões, será um único representante contra todos os outros e isso levará ao boicote de suas idéias e supostamente de seu cargo.
Observando toda essa situação em nosso cenário político, cito uma frase de Thomas Paine para esclarecer minhas visões:
"O governo, mesmo quando perfeito, não passa de um mal necessário; quando imperfeito, é um mal insuportável."
Seguindo esta linha de raciocínio concluo que o estado e política brasileira, não passam de um mal necessário, pelo sistema político que temos adotado em nosso país, mas deixo ao leitor as seguintes perguntas: Se um candidato para chegar ao poder necessita de tantas mudanças até mesmo de caráter e postura, será que em meio à política tem algum candidato que irá defender com rigor as idéias expostas por ele em sua campanha eleitoral? Se todos são um só, será que existe alguém que irá contrariar esta visão que já vem sendo implantada há tantos anos em nosso país?
Portanto, pode ser que um dia, nosso cenário político mude de fato, excluindo aquela visão de que para ser um candidato precisa de apoio, alguém para financiar, agradar a todos e isso é o que acaba por corromper as idéias do suposto candidato, porque ele não pensa por si só, mais se vê na obrigação de pensar e trabalhar para o conjunto, conjunto este que o levará a ganhar a política e que também irá lhe influenciar em suas decisões, sendo assim, o governo não será apenas de quem ganhe, mais sim de todos aquelas pessoas que levaram ele a chegar ao cargo.
Autor: Heitor Vinicius Ferreira


Artigos Relacionados


Eleições: Uma Festa Da Democracia

Camaradagem Eleitoral

Carta Sincera De Um Candidato Politico

Lei Da Ficha Limpa É Pouco

Campanha Política Na Web

Voto E Democracia No Brasil

Eu Gosto De Política! E Você?