ISRAEL X HAMAS: O Castigo Imposto a Nação Palestina



Desde o início da ocupação Israelense a Faixa de Gaza no ano de 1967, as condições de vida, econômica, moral e todas as possíveis perspectivas que uma nação possa almejar, diminuíram de tal forma, que apenas o povo palestino pode realmente ter a dimensão de seu sofrimento. Muitos discursos são apresentados, porém nenhuma medida eficaz foi tomada para a pacificação do conflito que vai muito além da política.
Em 2006 ocorreram no território palestino, vários conflitos entre o Hamas grupo do então primeiro-ministro Ismail Haniyeh, e o Fatah liderado pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. Com a vitória do Hamas nas eleições, os Estados Unidos, juntamente com Israel e União Européia, interromperam todo o auxílio a população palestina, por considerarem o Hamas uma organização terrorista.
A partir de junho do ano de 2007, Israel e Egito iniciaram o bloqueio a Faixa de Gaza, situação essa que perdura até hoje.
Diante da interceptação do exército israelense em 31 de maio de 2010 a uma frota de seis navios da organização não-governamental pró-direitos humanos Free Gaza em águas internacionais, operação essa que se findou com o saldo de pelo menos 9 ativistas mortos, grande parte dos governos internacionais e o Conselho de Segurança das Nações Unidas repudiaram a ação tomada e várias nações exigiram o fim do bloqueio, porém Israel insiste nessa medida que aos olhos de muitos é desumana, principalmente por castigar e punir toda uma nação, que em nada tem haver com as ações do Hamas. Apesar do governo de Israel ter anunciado o relaxamento do bloqueio devido a pressão internacional, ainda é muito pouco diante da dimensão do conflito.
Para que o grupo Hamas seja atingido tem se utilizado a estratégia de que os fins justificam os meios, empregando-se assim a forma coercitiva de solução de conflitos por meio de bloqueio pacífico, sendo essa forma de solução considerada ilegítima pela doutrina majoritária do Direito Internacional Público, contudo não há consenso. O uso da força que foi utilizado pelo exército israelense é até permitido, porém não se pode negar que os navios estavam em águas internacionais e que essa medida fere os direitos e a soberania da nação palestina.
Na atualidade fala-se muito na proteção dos direitos humanos, que ganhou força principalmente após a segunda guerra mundial.
De acordo com Danielle Annoni (2004, p. 23):
“A preocupação com a proteção dos direitos humanos no mundo ocidental deu-se a partir da Segunda guerra Mundial, muito embora se possam citar algumas manifestações anteriores, como o Pacto da Liga das Nações, a Declaração Inglesa de 1689, a Declaração Norte-Americana de Independência de 1778, a Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, ou ainda as posições tomadas pela Escola Espanhola em defesa das populações indígenas nas terras descobertas, por volta de 1550.”
Os conflitos surgem e desaparecem dependendo da boa vontade dos lideres e representantes dos povos, dependendo da disposição do homem em conviver pacificamente com as diferenças e crenças de cada nação e dependendo principalmente do respeito que é dado ao ser humano, que tem sido posto em segundo lugar, vindo em primeiro os interesses econômicos e a conveniência do momento.
O fim do conflito não depende apenas de ações, mas principalmente de que a semente do ódio seja retirada do coração do homem.

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
_______Bloqueio à Faixa de Gaza. Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Blo queio_%C3%A0_Faixa_de_Gaza. Acesso em 26 jun. 2010.
ANNONI, Danielle. Direitos Humanos & acesso à justiça no direito internacional. 1ª. ed. (ano 2003), 2ª tir./ Curtiba: Juruá, 2004.
_______Governo de Israel anuncia relaxamento de bloqueio à Faixa de Gaza. Disponível em:http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,governo-de-israel-naunci a-relaxamento-de-bloqueio-a-faixa-de-gaza,567898,0.htm. Acesso em 26 jun. 2010.


Obs: Projeto
"Vexata Quaesto"
Questão Debatida
Autor: Eferson Francisco da Silva Menezes


Artigos Relacionados


Entenda O Hamaz E Seus Objetivos

Israel & Hamas

Guerra Santa

Conflito Entre Israel E Palestina

Árabes E Judeus: Guerra Sem Fim

Árabes E Judeus: Guerra Sem Fim

O Conflito Árabe-israelense: Medidas Essenciais