CIDADE DE OLIVEIRA DE FRADES



Oliveira de Frades é terra antiquíssima.São os vestígios de um passado remoto que mais chamam a atenção no concelho, rico em espécimes de arte rupestre e construções pré-históricas; exemplo disso são o Dólmen da Arca e o Dólmen de Antelas.
Oliveira de Frades é terra antiquíssima. Comprova-o a Carta de Couto e Confirmação de Doação do Couto da Vila de Ulveira, aos frades de Santa Cruz de Coimbra, de 1169, concedida por D. Afonso Henriques, no Balneário de Lafões (actuais Termas de S. Pedro do Sul), onde se encontrava em tratamentos após a queda do cavalo, durante o cerco de Badajoz.
Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

Excelentes obras de engenharia encontram-se ao longo do percurso de outros dois eixos viários estruturantes do concelho: a Estrada Nacional 16, sucessora da Estrada Real, com o seu traçado sinuoso, em ziguezague constante, e a Linha-de-comboio do Vale do Vouga, desactivada na década de 80 do século XX.
Também o património arquitectónico é rico, encontrando-se disseminados por todo o concelho, notáveis edifícios. Solares e casas apalaçadas, casas do Brasileiro e de casas de matriz rural beirã, reflectem influências diversificadas que marcaram diferentes épocas.
Saiba um pouco mais sobre o turismo de Celorico de Basto.

Património

Em Oliveira de Frades pode visitar-se a Igreja Matriz de Oliveira de Frades, Pelourinho, Dolmen de Arca e Dolmen Pintado de Antelas, Pedras das Ferraduras, Coreto de Ribeiradio, Castro do Castêlo, Casa Solarenga de Fornelo, Anta dos Chascos, Casa da Rainha, Moinhos Tradicionais.
Saiba mais sobre o Património da cidade.
Autor: maisportugal


Artigos Relacionados


Cidade De Carregal Do Sal

Cidade De ValpaÇos

Cidade De Caminha

Cidade De SÃo Pedro Do Sul

Oliveira De Azemeis

Cidade De Penedono

Cidade De Magualde