Linkados com a Eternidade



Artigo publicado no jornal A Tribuna Regional, de 26 e 27.06.2010, sábado e domingo.

Em 29 de junho, dividirei com meus leitores a satisfação de completar 54 anos de militância ecumênica na LBV, 31 dos quais à frente dessa Obra, que nasceu para amar e ser amada. Procuro manter nestas mais de cinco décadas de trabalho o mesmo ímpeto – a Primeira Caridade, como se refere Jesus na Carta à Igreja em Éfeso (Apocalipse, 2:4) – de quando iniciei, ainda bem jovem, minha vida legionária.

Em palestra, veiculada pela Super RBV de Comunicação (rádio, TV e internet), chegamos ao raciocínio de que o sentido da juventude, perante o Novo Mandamento do Cristo Ecumênico, deve ser repensado, pois, diante da Eternidade, não existe um único fator sempre moderno. É o óbvio. O conceito de moderno, contemporâneo ou antiquado é relativo. A Equação da Relatividade, de Albert Einstein, continua atual.

Na década de 1920, supermodernos eram as danças e os maneirismos que se espalharam, a partir dos Estados Unidos, com as melindrosas. Hoje é algo ultrapassado. De fato, devemos estar perenemente linkados com o Eterno, com a Fraternidade de Deus, que não passa, é útil por todo o tempo. Não é velha nem nova. Possui o tônus perenal por vir do luminoso seio do Criador. Nele somos como o espaço-tempo do Albert. Na Dimensão Espiritual nenhum buraco negro distorce a Luz Divina, o espaço ou o tempo. As condições são bem diferentes. Mas a Humanidade vai chegar lá, com a espiritualização da Ciência.

ERVINO DEON NO CONGRESSO EDUCACIONAL DA LBV
Nos dias 29 e 30/6 e 1°/7, o Instituto da Legião da Boa Vontade, em São Paulo/SP, sediará o 8° Congresso Internacional de Educação, da LBV.

Sob o tema “Disciplina: um olhar além do intelecto”, o evento debaterá valores éticos, morais e espirituais, agregados ao aspecto intelectual do Ser Humano.

Renomados conferencistas já confirmaram presença, a exemplo de Arnaldo Niskier, jornalista, professor e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL); Celso Antunes, psicopedagogo e mestre em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (USP); Sílvio Manoug Kaloustian, gestor de programas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Ervino Deon, secretário da Educação do Rio Grande do Sul; Sérgio Behnken, mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Maria de Fátima Pacheco, licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com trinta anos de experiência na Escola da Ponte (Portugal), ao lado do esposo, o professor José Pacheco; e Suelí Periotto, supervisora de pedagogia da LBV.

Na abertura, a LBV homenageará a presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), do Instituto Faça Parte e do Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP), dra. Milú Villela, pelo constante incentivo à educação e à cultura no Brasil.

Participe! Para outras informações, ligue: (11) 3225-4509.

NOITE DE AUTÓGRAFOS
No dia 8, quem lançou mais uma obra foi o autor de novelas e criador de minisséries de TV Gilberto Braga. Amigos e gente famosa participaram da noite de autógrafos na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro/RJ.

“Anos rebeldes – Os bastidores da criação de uma minissérie” traz o roteiro dos acontecimentos durante as gravações da produção, exibida em 1992, que retrata o período do regime militar e a sua influência na vida de um grupo de jovens idealistas.

Meus agradecimentos ao autor que, fraternalmente, me dedicou um exemplar: “Com todo o carinho, Gilberto Braga”.

Caro Gilberto, você conta no livro que o tradicional Pedro II, do Rio de Janeiro, lhe deu boa formação literária e escrita. Como sou também um ex-aluno, sei que o colégio-padrão sempre primou pelo ensino de qualidade. É o que desejo a todos os brasileiros. Na LBV, trabalhamos muito por isso. Nossas escolas funcionam sob este lema: Aqui se estuda. Formam-se Cérebro e Coração.

JOSÉ SARAMAGO
Retornou à Pátria Espiritual, na sexta-feira, 18/6, o escritor português e Prêmio Nobel de Literatura em 1998, José Saramago. O autor faleceu aos 87 anos em casa, nas Ilhas Canárias, Espanha. Há alguns anos fiz-lhe uma homenagem com a representação artística dele no painel A Evolução da Humanidade. Ali, ao lado da estampa de Jesus, o Cristo Ecumênico, estão personalidades, crentes e ateias, que marcaram a História pela relevância de suas atuações. A exposição integra um dos ambientes do Templo da Boa Vontade, em Brasília/DF.

Solidarizo-me com os parentes e amigos de José Saramago e envio as mais sinceras vibrações de Paz ao seu Espírito eterno.

Paiva Netto
Diretor-Presidente da LBV Mundial
[email protected]
www.paivanetto.com.br
Autor: Paiva Netto


Artigos Relacionados


Futebol Da Vida

Educar Sentimentos

43 Anos

Resgate Da Cidadania

Celebrando A Vida

Paiva Netto Lança É Urgente Reeducar!

Mandela, Carnaval Da Bondade E Grupo Estado