DRUNKOREXIA UM PERIGO REAL



DRUNKOREXIA UM PERIGO REAL

Você sabe o que é a Drunkorexia? Este é um termo relativamente novo, que denomina um tipo de anorexia, está por sua vez intimamente relacionada ao consumo de álcool.
Na maioria das vezes ocorre quando pessoas anoréxicas buscam inibir o apetite, utilizam a bebida alcoólica para esta finalidade, mas pode também acontecer o contrário, indivíduos que são alcoólatras e desta forma desenvolvem transtornos alimentares.
Pode-se dizer que a drunkorexia é o resultado de diversos fatores, entre eles os emocionais e alimentares, e podendo assim ser representada com os atos de restrição alimentar, compulsão, vômitos e o consumo excessivo de álcool.
O “passar fome” para os indivíduos drunkoréxicos serve para compensar as calorias do álcool que é consumido em demasia, quando ocorre o exagero do álcool e da comida, estas pessoas provocam vômitos, pois existe o medo de engordar.
Na última novela global, Viver a Vida, foi abordado este tema com a personagem Renata, protagonizada pela atriz Bárbara Paz, que sonhava em ser atriz e modelo, vivia realizando testes para tal mas nada conseguia. Exagerava na bebida alcoólica para esquecer suas frustrações, mas, como não queria engordar, deixava de comer, com isso estava sempre tendo crises depressivas e de hipoglicemia.
Este distúrbio merece atenção e tratamento, pessoas portadoras de drunkorexia estão propensas a desenvolverem outras patologias graves.
Segundo pesquisadores, este distúrbio pode acontecer em maior número em pessoas que já possuem traumas ou transtornos psicológicos, portanto o álcool costuma ser usado para aliviar a dor e a ansiedade causadas pela fome. O álcool é a droga mais procurada por quem sofre de transtornos.
Há quem pense que álcool não engorda, mas um grama de álcool fornece 7kcal, o que é quase o dobro do valor calórico de um grama de carboidrato ou proteína, perdendo somente para a gordura que possui 9kcal por grama.
Fazer jejum e pular refeições, são apenas algumas atitudes que podem esconder o inicio de um transtorno seja ele de fundo emocional ou até mesmo desenvolvido pelo receio de engordar!
Atente-se aos atos que envolvem o consumo em excesso de bebidas alcoólicas a ponto de restringirem a ingestão de alimentos.
Estudos constataram que o uso de álcool entre pessoas com transtornos chega a ser maior do que entre pessoas saudáveis. De acordo com um levantamento feito pelo Center for Motivation and Change, clínica de reabilitação dos Estados Unidos, cerca de 30% das mulheres alcoólatras também apresentam algum sintoma de anorexia. O público feminino é o principal alvo da doença.
De acordo com alguns psicólogos os transtornos alimentares geralmente estão relacionados com a necessidade de entorpecer alguma dor emocional. Os distúrbios são muitas vezes conduzidos por traumas de infância como abuso sexual, negligência e outras fontes de angústia mental.
Cuide da sua saúde se alimentando bem, tendo uma vida não sedentária e sendo feliz! Se você, caro leitor conhecer alguém com sintomas relacionados ao tratados aqui, atente-se e se possível ofereça apoio.
Boa semana!
Izaara Alvarenga
Nutricionista
Autor: Izaara Alvarenga


Artigos Relacionados


O Alcool

Maximize Sua Folia, Alimentando-se Bem

Perfil Dos Usuários De álcool Adscritos Em Uma Unidade De Saúde Da Família No Município De Rio Branco, Acre – Brasil

Alcoolismo Na Adolescencia: Fatores Predisponentes, Consequencias E Intervenções

As Consequências Físicas E Psicossociais Do Uso Abusivo Do álcool E A Importância Da Psicologia

AlcoÓlicos Ou AlcoÓlatras

Anorexia Nervosa