Por que as empresas morrem precocemente?



Como um ser humano as empresas passam por processos semelhantes; algumas dão sinais que algo não vai bem e começam adoecer financeiramente, outras ficam velhas mentalmente, sem condições de recuperação, já outras, mal nutridas de produtos essenciais e sem tratamentos como reposição de vitaminas e sais minerais não conseguem chegar à fase adulta.

Existe uma cultura no mundo empresarial brasileiro de falta de planejamento, como também existe nos nossos governantes, foram poucos os que fizeram e executaram um planejamento ou um plano de governo; podemos citar alguns exemplos de falta de visão de futuro ou falta de planejamento; nossas ferrovias, totalmente sucateadas; nossos portos em péssimas condições e sem investimentos há décadas; nossos aeroportos com capacidade e infra estrutura precárias; nossas rodovias, somente em alguns estados funcionam, mas com altos pedágios; todas essas deficiências encarecem e dificultam o escoamento de nossas safras e produtos fabricados.

Nas empresas não é diferente, abre-se uma empresa sem planejamento algum, não se faz um plano prévio de abertura do negócio, onde se verifica o mercado, o local, o produto, o preço, os concorrentes, o perfil dos consumidores, o investimento necessário, os fornecedores, a lucratividade, etc.

Na grande maioria destas empresas os sócios são profissionais da área de produção, técnicos ou engenheiros, sem qualificação ou capacitação em gestão de negócios ou mesmo administração de empresas, não que isso seja um fator determinante para a empresa não morrer, mas saberá que com um plano de negócio prévio as possibilidades serão bem melhores.

Normalmente o dinheiro para a abertura do negócio vem do fundo de garantia resgatado pela demissão ou por empréstimo bancário ou familiar. Se não for bem planejado poderá conforme estudo do SEBRAE, morrer precocemente, antes de completar cinco anos de vida e 56% destas não chega á esta meta.

Mas, quais são os principais passos para a sobrevivência:

Primeiro, faça um planejamento ou plano de negócio: pesquise quais os ramos de atividades se enquadram no seu perfil profissional, qual sua disponibilidade de recursos financeiros, conhecimento ou qualificação.

Segundo, pesquise os produtos que farão parte do negócio, revenda, fabricação ou serviço; quem irá consumir, qual a classe social, idade região, capacidade do mercado, quais os concorrentes no mercado, a apresentação do seu produto irá agregar algo diferenciado, o preço será competitivo, será necessário licenças, autorizações ou registros em órgãos ambientais, saúde ou higiene.

Terceiro, verificar a melhor opção, comprar uma franquia, pois a estrutura e a metodologia do negócio já esta pronta ou terceirizar a fabricação que não precisará de uma unidade produtiva.

Quarto, procurar um bom escritório de contabilidade para as exigências legais e fiscais, somente após isso irá procurar um local ideal para a instalação do negócio, onde o escritório contábil irá orientá-lo sobre a legalização do imóvel, com “habite-se”, licença de funcionamento, corpo de bombeiro, prefeitura, CETESB e outras mais.

Com o seu negócio em funcionamento não poderá esquecer-se dos controles básicos mensais, tais como; previsão de vendas, controle dos estoques, fluxo de caixa, qualidade do produto, lucratividade por produto, controle das despesas fixas, perdas ou desperdícios, não misturar despesas pessoais com o da empresa, e muitos outros.

Abrir uma empresa poderá até ser fácil se seguir os passos acima, mas o difícil é mantê-la funcionando com lucratividade e organização.


Autor: Cláudio Raza; Economista, Contador, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas para Negócio, Palestrante, Mestrando em Educação, Administração e Comunicação, com ênfase em Políticas Públicas, Professor Universitário da Uninove, parceiro do Núcleo de Desenvolvimento Profissional da Câmara Alemã, Instrutor de cursos do CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, 3 livros publicados sobre Gestão e Capacitação de Empresas, mais de 35 anos assessorando empresas.
site: www.razaconsulting.com.br e E-mail: [email protected]
Autor: Claudio Raza


Artigos Relacionados


Produtos De Segunda Linha Ou Marcas Alternativas

Controller E Gerente Administrativo Financeiro – Diferenças, Similaridades E Dificuldades

As Pequenas Empresas Deveriam Contratar Os Executivos Das MÉdias E Grandes Empresas, Disponiveis No Mercado.

Saber Sobre O Concorrente é Importante Sobre O Cliente é Fundamental

As Empresas Ainda Não Descobriram O Mercado “diet” Dos Diabéticos E Obesos

Crm: Fidelizar Para Vender Mais E Melhor?

Seguindo Uma Linha De Pensamento