A educação ética se inicia em casa



Quando nos deparamos hodiernamente com situações em que a imoralidade e a desonestidade imperam, nos perguntamos o porquê que tal realidade se mostra cada vez mais corriqueira em todas as camadas sociais e nosso país e nas mais diversas circunstâncias.
A falta de ética, ou melhor, a inobservância daquilo que é tido como certo e daquilo que é tido como errado, dos padrões de conduta, revela que o id do brasileiro está cada vez mais em evidência, em completo desrespeito aos valores construídos historicamente que contribuíram para a evolução social que se vivencia hoje.
Diante disso, tem-se que o papel da educação não somente em nosso país, mas em todas as comunidades, detém papel fundamental na formação de pessoas que demonstram comportamento ético e preocupação com o ser humano.
Todavia, a grande deficiência de nosso país, em contrapartida do que se espera de um país desenvolvido, está localizada no setor educacional, que peca tanto por não conseguir ensinar eficazmente o conhecimento erudito e cultural, quanto por não conseguir desempenhar a afirmação dos valores éticos.
Pois bem, como dito, a escola, como segundo ambiente de socialização da criança, deve promover também a afirmação dos valores morais, pois, impreterivelmente, o desenvolvimento ético é tanto uma prerrogativa, quanto um dever principal dos pais, que não podem se escusar desta obrigação.
Em contrapartida, o que se vê nos dias de hoje é que “educação não se aprende em casa” (comentário este em nível geral, não se atentando, é claro, as particularidades de cada situação). Os pais transferem todo o “problema” da educação à escola, atribuindo a ela um papel principal que não é seu, de forma que tal sobrecarga a torna uma instituição totalmente inoperante e falida.
Por fim, tem-se que a consciência ética educacional deve ser construída primeiramente no ambiente familiar. As experiências de vida da criança, aliada a orientação que devem receber dos pais é a primeira e principal fonte de formação de seu caráter, porquanto, a principal responsável pela formação de pessoas mais honestas, que constituem a sociedade de maneira a melhorá-la e torná-la mais civilizada.
Autor: Nadiele Mara Manfrin


Artigos Relacionados


A Ética E A Moral Na Educação

Ética, Escola E Família

A ImportÂncia Do Trabalho PsicopedagÓgico Com Os Pais...

Família Na Escola: Convivência Escolar E Familiar

Ética Na Sociedade

A Importância Da Atividade Lúdica Na Educação Infantil

Processo Ensino-aprendizagem: Uma Tarefa Da Escola E Da Família