CONFLITOS ENTRE TIBETE E CHINA



O Tibete é uma região dominada pela China a mais de 50 anos. Monge, budista, teriam sidos presos depois de realizar uma manifestação contra o domínio chinês provocando grandes revoltas.
A capital Lhasa tornou palco de violentos conflitos quando faltava apenas 5 meses para as Olimpíadas de Pequim, entidades governamentais declararam apoio a independência do Tibete e manifestações pelo mundo manifestando a repressão dos chineses, houve até ameaça de boicote às Olimpíadas.
A China diz que o Tibete faz parte de seu território desde meados do séc. XIII e deve ficar sob seu domínio de Pequim. A causa da independência do Tibete ganhou força mundial após o massacre de manifestantes chineses. O Governo chinês mantém pouco diálogo com o governo tibetano, com base na Índia, liderado por Dalai Lama, só então interessado em separar o Tibete da terra mãe.
Dalai Lama viajou o mundo para advogar mais autonomia para a sua terra natal, sempre enfatizando que não defende a violência, ele ganhou o prêmio Nobel da Paz no ano de 1989.

REFERÊNCIAS

Folha on-line: WWW.folha.com.br
Autor: Aceli Maria da Silva


Artigos Relacionados


Acender Ou Apagar A Tocha?

Artigo: O Prêmio Nobel Da Paz Para O Dissidente E Preso Político Chinês Liu Xiaobo

China – Reino Das Bicicletas?

Como As Olimpíadas Influenciam A Economia Na China

Shih-tzu

Conflitos Internacionais Na Africa: O Massacre De Darfur

Inflação Na China: Fim Da Guerra Cambial?