REVOLUCIONAR A ECOLOGIA



Grandes problemas ambientais e sociais precisam de uma nova concepção de ecologia que seja pautada numa lógica firme de buscar novos conhecimentos e educar plenamente os indivíduos para compreender o ambiente, sua dinâmica e sua importância. A situação ambiental do planeta é grave e precisa ser discutida , analisada sempre na busca de novos processos que entendam o homem como inquilino do espaço e artífice de uma nova compreensão da ecologia não só como ciência mas como uma prática revolucionária que leve todos os homens a entender seu espaço e a importância de garantir aos cidadãos uma sociedade melhor e mais justa ambientalmente.
No processo da nova revolução é urgente que façamos do ambiente uma bandeira de luta que envolva não apenas a preservação e/ou conservação, mas sobretudo a justiça social numa visão plena de que é preciso desenvolver atitudes de conhecimento da natureza para buscar firmemente entender a dinâmica do ambiente natural onde os homens saibam que rompendo o equilíbrio ecológico estarâo rompendo a cadeia da vida. Hoje é importantíssimo que os homens saibam que a natureza é suporte de vida e que é preciso desenvolver ações de conscientização crítica sobre a dinâmica da economia e da sociedade para saber o que se passa no mundo e quais os reflexos das ações humanas no meio natural e no contexto de sua sociedade. A revolução da ecologia é uma revolução na educação que vai ser buscada na luta e no engajamento coletivo.
É preciso acreditar e tomar atitudes firmes em busca de uma nova ordem ambiental onde os problemas do meio ambiente sejam tratados dentro da lógica do capital que transforma a natureza e os homens em mercadoria. Discutir essa vertente da degradação ambiental é uma maneira forte de analisar o mundo em que vivemos e entender firmemente quais os problemas que o mundo passa e os reflexos de cada um deles no ambiente e na vida social. A vida humana precisa ser pautada em uma nova lógica de ação onde os homens saibam que a natureza pode sucumbir diante dos interesses que as classes dominantes acabam impondo sobre os homens e provocam problemas de toda a ordem que afetam a natureza, os homens e a vida em geral. A luta pela consciência ambiental é importantíssima neste momento para que possamos analisar o mundo , o poder do capital e a lógica do lucro que sempre molda comportamentos e promove nos homens desesperança, medo e termor pelo fim do mundo e de todos.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


Artigos Relacionados


Planeta, Responsabilidade Ambiental E Mundo Da Economia

O Engajamento Pela Natureza

Meio Ambiente: E Eu Com Isso?

Juventude E QuestÕes Ambientais

A ProblemÁtica Ambiental E O Papel Da Escola

O Meio Ambiente De Todos NÓs

Ambiente, Empresa E Cidadania