Disciplina e Indisciplina



Carole Adams em “A idéia cristã de criança” (AECEP), nos ensina que “Os pais tem responsabilidade com suas crianças e prestarão contas como mordomos diante de Deus por elas”. E continua, afirmando que “os professores são aqueles que aceitam um papel profissional de educar a progênie de uma comunidade sob a confiança dos pais”.
Na Bíblia, em Provérbios 6:23, encontramos que “...as repreensões da disciplina são o caminho da vida”, e no Capítulo 22 e versículo 6, “Intrue o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer, não se desviará dele”.
Ensinar no caminho em que deve andar não é tarefa fácil, uma vez que a natureza pecaminosa entra nesse processo, sempre nos fazendo inclinar para o mal (Salmos 51:5 - citado por Guerra, 2006), contudo os pais e professores não podem desistir desse trabalho, sendo tão importante que como vimos há poucas linhas, tendo sido ensinado, mesmo velho, a pessoa não se desviará deles.
Eu costumo dizer que mesmo que a pessoa se desvie da Palavra, o caminho ensinado – a Palavra, a semente dela – não sairá do coração do sujeito (se foi plantada no tempo certo e de forma correta...), e mais tarde, mesmo que nos seus últimos instantes, ela dará seu fruto, mesmo que uma “simples” reflexão antes do seu último suspiro, acertando-se com Deus e sendo salvo... eu não conheço a linhagem do “ladrão da direita”, mas quem garante que não tinha lá no fundo do seu coração uma sementinha da Palavra? Como ele reconheceu sua indignidade e a inocência de Jesus?
E como estava falando sobre “desistir de disciplinar”, uma mãe disse esses dias em uma entrevista: “nós (ela e o pai) estamos quase pensando em desistir de disciplinar nosso filho... porque não tem jeito de resolver o problema mesmo...”. Ele é uma criança, com a vida toda pela frente... como se pode simplesmente desistir?
É triste demais, como educador cristão, saber que pais agindo assim estão desobedecendo a Palavra de Deus, como se nada fossem colher como fruto, sabendo que estão abrindo a mão da oportunidade de livrar “a sua alma do inferno” (Provérbios 23: 13 e 14) (da criança) e deixando de plantar paz à alma do mesmo (Provérbios 29: 17).
Citei aqui apenas alguns dos diversos versículos que a Bíblia nos exorta a disciplinar nossos filhos. E a Bíblia não fica somente no exortar, mas também nos ensina com fazê-lo (por exemplo, Provérbios 23: 13 e 14 e Capítulo 19, versículo18).
O que nos falta então para que nossos filhos sejam mais disciplinados do que tem sido (ou indisciplinados)?
Não nos estaria faltando meditar mais na Palavra de Deus (Salmos 63:6 e 119:48), procurando conhecer a orientação de Deus neste assunto? Procurando nos adequar aos ensinamentos de Jesus, orando para que tenhamos direção divina (Sabedoria) nesta missão tão importante que Ele nos tem deixado?
Pensemos um pouco mais sobre isso...


Referências:

Adams. C. G. A idéia cristã de criança. Belo Horizonte – MG: AECEP, 2006.

Almeida, J. F. Bíblia Sagrada, Edição Revista e Corrigida, Rio De janeiro – RJ: Imprensa Bíblica Brasileira. 1995.

Guerra, A. Infância: O melhor tempo para semear. Belo Horizonte - MG: Betânaia, 2006.
Autor: VANDERLEI ROBERTO GABRICIO


Artigos Relacionados


Sede De Deus

Oração Infantil - Uma Reflexão Sobre Educação Cristã

Fim Do Mundo

EducaÇÃo Familiar,tarefa Cada Vez Mais DifÍcil

Prosperar O Seu Caminho!

O Que Preciso Fazer Para Ser Salvo?

Crente Ou NÃo