O Reconhecimento Ameniza os Níveis de Stress do Professor



Acredito que Dom Pedro I, ao abaixar o Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, já deslumbrava a importância desses “personagens” no contexto social do nosso pais, dia esse consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila, daí o dia do professor. Só que Dom Pedro nunca poderia imaginava que tal profissão fosse tão desgastante. Fazendo um joguete com as palavras diria: “Ser ou não ser professor, não é questão, é ter dom”.

Os problemas relacionados à educação são complexos e numerosos, o professor está sob constante pressão, o que o leva, muitas vezes, a apresentar uma série de comprometimentos biopsicossociais que resultam em baixo nível de motivação, de auto-estima, e até mesmo a sensação de insegurança.
Hoje ser professor talvez seja ser muito mais uma questão idealista do que apenas carreira profissional, no atual contexto, o educador deve aprender a lidar com o stress ocupacional de modo eficaz e ainda reverte esse problema ao seu favor.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), assim como diversos trabalhos científicos na literatura mundial mostram que ser professor é uma das profissões mais estressantes na atualidade, isso por que para ser professor hoje em dia, esses indivíduos devem assumir outros papeis além do que foi formado, tais como: assistente social, policial, educador, psicólogo, mágico, pai, mãe ...

O excesso e rotina de trabalho, os conflitos interpessoais, problemas financeiros, doenças, problemas na família, pessoas sempre reclamando, a violência, o excesso e a rotina de trabalho, as pequenas tensões diárias, aborrecimentos são alguns dos problemas que nossos educadores vivem no seu dia-a-dia. Para piorar, a sensação que se tem é que nós pais tercerarizamos a educação dos nossos filhos à escola, agregando ainda mais uma tarefa que não era do professor, por sua vez, assumiu com muita competência.

Em nossos estudos realizados com vários professores do município, agregado a uma farta coletânea de leitura de trabalhos científicos, identificamos os altos índices de stress do nosso docente, que por sua vez não estão e essencialmente estressados devido ao trabalho em si, mas a sobre carga que o contexto social o impõe.

Professor é uma profissão louvável, que merece respeito e consideração pela nobre missão. Infelizmente, ocorreu uma deterioração das condições da formação e da prática profissional do professorado no Brasil, hoje tão desvalorizado no próprio universo acadêmico, na mídia e na sociedade em geral, com tudo isso descobri o que motiva e ameniza os níveis de stress do professor: RECONHECIMENTO, pratique e ensine seus filhos a fazerem o mesmo.

Encontre mais artigos acessando:

http://www.serracenter.com.br
Autor: www.serracenter.com.br


Artigos Relacionados


A Falta De MotivaÇÃo Profissional Do Professor

O Papel Da Reflexão Na Atividade Do Educador

Ser Educador

A OrganizaÇÃo Do Trabalho E A SaÚde Do Professor Da Escola De Ensino Fundamental E MÉdio "frederico Boldt"

Quem É O Verdadeiro Professor?

Professor - O Invisível Social

Professor