Equilíbrio Biológico E Prejuízos Para Agricultura



A diversidade conjunta de insetos e plantas produtoras de flores não é acidental. Insetos e plantas são unidos por intricadas relações. Os insetos consomem todas as partes anatômicas das plantas e habitam cada um de seus cantos e recantos. Uma grande parcela das espécies de plantas depende dos insetos para polinização e reprodução; devem a eles a sua vida, pois os insetos revolvem o solo em torno das raízes, contribuindo para a transformação de tecidos mortos em nutrientes necessários para que as plantas possam continuar crescendo.

Os insetos e outros artrópodes terrestres são tão importantes que, se todos desaparecessem, a humanidade provavelmente não sobreviveria mais do que alguns meses. A maioria dos anfíbios, répteis, aves e mamíferos seria extinta mais ou menos ao mesmo tempo. Em seguida sucumbiria a quase totalidade de plantas produtoras de flores e, com elas, a estrutura física da maioria das florestas e de outros ambientes terrestres literalmente apodrecia. À medida que a vegetação morta fosse se acumulando e secando, fechando os canais dos ciclos de nutrientes outras formas complexas de vegetação morreriam.

Os fungos depois de gozarem de uma explosão populacional de proporções estupendas, declinariam precipitadamente, e a maioria das espécies pereceria. O solo retornaria aproximadamente à mesma condição do período paleozóico, coberto por um emaranhado de vegetação polinizada pelo vento e pontilhado por pequenas árvores e arbustos aqui e ali, praticamente sem vida animal.

Estima-se que a agricultura brasileira perca cerca de 2 bilhões de dólares por ano em conseqüência da ação de insetos daninhos às plantações. Na lista desses insetos incluem-se gafanhotos, saúvas, besouros, lagartas, percevejos, pulgões e cigarrinhas.

Desde os campos de cultura até a armazenagem, esses animais podem atacar raízes, caules, folhas, botões florais, frutos e sementes, além de disseminar vírus, bactérias e fungos parasitas; é o caso de certas cigarrinhas, que disseminam a bactéria causadora do "amarelinho" uma das mais importantes doenças que afetam os laranjais.

Os insetos, além de provocar danos à agricultura, podem também transmitir doenças diversas para os seres vivos humanos; é o caso do mosquito anopheles, transmissor do protozoário responsável pela malária. Alguns insetos, como traças e cupins, podem também causar prejuízos domésticos.

Mas, além de importantes para o equilíbrio biológico de campos e de florestas, os insetos podem ser desejáveis a certos interesses humanos, ao atuarem, por exemplo, como agentes polinizadores de plantas diversas ou controladores biológicos no combate a espécies nocivas à lavouras.


Autor: Edson Alves Bezerra


Artigos Relacionados


Saiba Mais Sobre O Moko Da Bananeira

As Cigarras

Riqueza Farmacológica

Florestas

Controle Biológico

O Solo Respira?

Compostagem?