recem mama



RECÉM-MAMÃ

A etapa da gravidez é um alto e baixo de emoções e mudanças no seu corpo. Ansiedade e curiosidade enchem os corações das futuras mamãs. Existem vários cuidados com a alimentação e exercício físico, muitas consultas e preparações para o parto. Tem a roupinha do bebé preparada e no seu lugar, bem como o berço e o enxoval todo completo e preparado para a chegada do bebé. A futura mãe tenta preparar-se ao máximo emocionalmente para a chegada do bebé, imagina vezes sem conta como será a vida. Talvez até surjam duvidas, e muitas perguntas haverão que ser feitas. Mas e depois do parto? O que faço? O que irá acontecer ao meu corpo?

DEPOIS DO PARTO

Agora que é mãe tem muito na sua agenda diária mas não se pode esquecer que tem a maior responsabilidade de todas, cuidar do seu bebé. Vale a pena relembrar que para a mãe tratar do seu bebé e gozar cada momento, ela precisa de cuidar de si também. O período pós parto deve ser considerado tão importante quanto o período da gravidez. Existem várias complicações que podem ocorrer no período pós parto como a depressão, que deve ser evitada a todo o custo.

CUIDE DE SI:

1.Devido a poucas horas de sono pode sentir-se cansada, aproveite para dormir durante o dia quando o bebé estiver a dormir.
2.Não falte refeições, pode por vezes estar tão atarefada que se esqueça de comer, especialmente se estiver a amamentar não deve faltar a nenhuma refeição.
3.Quando o pai estiver com o bebé, aproveite para tomar um banho relaxante e cuidar um pouco da sua imagem.
4.Mantenha sempre a calma, e um ambiente calmo com poucos ruídos em casa.

As primeiras semanas são um período de adaptação, por isso se sentir-se triste, cansada ou irritada será normal. Tente conversar com o seu companheiro para que a ajude, e não deixe que os maus sentimentos tomem conta deste momento tão precioso na sua vida.



PUERPÉRIO

O puerpério é o período pós parto vaginal ou por cesariana. Tem a duração de seis semanas e durante este período as alterações que a mulher teve fisicamente durante a gravidez voltaram ao normal.

O PRIMEIRO LEITE

O primeiro leite que ira fornecer ao seu bebé chama-se colostro, em principio terá pequenas quantidades de leite, mas neste caso o que importa é a qualidade e não a quantidade. Pelo que o primeiro leite é muito nutritivo é o suficiente para alimentar e satisfazer o seu bebé.
A partir do 3º 4º dia a produção de leite irá aumentar. Quanto mais o seu bebé mamar, mais leite irá produzir.

SUBIDA DE LEITE

É muito importante que o bebé esvazie bem a mama, pois quando a subida de leite acontece, as mamas podem ficar doridas e cheias. Use um soutien apropriado para amamentar para facilitar a hora de amamentação, e para que tenha um bom suporte da mama.

AMAMENTAÇÃO

1.Deve lavar o peito somente com água, pois o mamilo tem a sua própria hidratação e ao lavar com algum produto ou aplicar creme, ira interferir.
2.Se tiver fissuras no mamilo, será aconselhável consultar o seu farmacêutico para que indique um creme ou pomada para cicatrizar as fissuras.
3.Experimente várias posições com o bebé durante a amamentação para que possa se adaptar á melhor posição para ambos.
4.Faça uma boa prega a adapte bem a boca do bebé á mama.
5.Para alem de fornecer ao seu bebé tudo o que precisa, o leite materno ajuda a mulher a recuperar a sua forma física.

RECUPERAÇÃO ABDÓMEN

Será normal que tenha uma “barriguinha” flácida nas primeiras semanas. Para que recupere a tonicidade dos músculos e realojar os órgãos o mais rapidamente possível, deverá recorrer ao uso de uma faixa elástica. O que não despensa exercício físico para que o seu corpo volte á normalidade.

COMPLICAÇÕES PÓS PARTO

Deve estar atenta a sintomas de que algo possa estar mal, não são frequentes as complicações pós parto, mas se estiver atenta pode prevenir problemas maiores.

1.Dor persistente no abdómen.
2.Inchaço no períneo ou sutura abdominal.
3.Abertura da sutura do períneo ou abdómen.
4.Febre.
5.Lóquios(perdas de sangue) de cor, cheiro ou quantidade diferente.
6.Dor ao urinar, diminuição ou perda de urina ou aumento de vontade de urinar.
7.Obstipação prolongada.
8.Dores nas mamas, com sinais de inflamação, quentes e vermelhas.
9.Alterações de humor prolongada, desinteresse pelos cuidados do bebé.
Autor: tania


Artigos Relacionados


A Posição Correta Para Amamentar E Os Tipos De Bicos De Seios

AmamentaÇÃo E Seus BenefÍcios

Importância Da Assitência De Enfermagem No Puerpério

Dicas Para Arrumar A Bolsa Do Bebê Para A Maternidade

Amamentação

Dicas De Proteção Para A Saúde Do Seu Bebê

Porque Chora O Meu Bebé?