TEMPO DE RECOMEÇAR



TEMPO DE RECOMEÇAR

1º parte
O fracasso!
A vida é um ciclo importante, muitas vezes somos surpreendidos com altos e baixos, os altos sempre nos alegram, mas os baixos muitas vezes nos deixam em situações difíceis, aceitar as coisas boas é muito fácil, olhar com bons olhos as coisas ruins é um pouco mais difícil.
Nestes altos e baixos de vez em quando nos deparamos com fracassos, estes fracassos nos remetem a um estado de espírito difícil, alguns entram em desespero, outros em depressão, outros simplesmente ignoram, mas a verdade é que mais cedo ou mais tarde, um dia, em alguma área de nossa vida nos deparamos com o fracasso e aí é que precisamos entender como lidar com uma situação como esta.
O fracasso vem em várias áreas de nossa vida, muitos fracassam no casamento, outros na sua vida social, alguns fracassam na família, outros no trabalho, na vida profissional. Sempre convivemos com a dura realidade do fracasso em algum momento da vida.
Na verdade o problema não é fracassar, e sim como lidamos com o fracasso, é mais fácil pensar que o fracasso é o fim, a definição de uma vida, uma situação sem retorno.
Muitos se acomodam – Se acomodar depois de um fracasso é declarar impotência diante dos problemas, inoperância, isto gera mais fracassos, você fracassa em alguma área e caba fracassando novamente em não fazer nada, simplesmente ficar parado. Um fracasso gerando outro fracasso.
Muitos se desesperam – Se desesperar é outra atitude difícil, pois além de fracassarem podem levar outros a fracassarem, em momentos de desespero são tomadas as piores atitudes, as piores decisões são tomadas.
Olhar o fracasso com desespero, ou mesmo com comodismo, gera outros fracassos e um número grande de fracassos intensamente acontecidos geram algo pior que o fracasso a derrota. A derrota é o resultado de muitos fracassos e atitudes erradas diante deles.
No tempo de Esdras e Neemias Jerusalém e o templo tinham sido queimados a fogo. Havia uma prostração geral na nação.
Estamos diante, não somente de um fracasso pessoal, mas do fracasso de uma nação, uma nação que perdeu sua força, seus muros se romperam, seus filhos foram levados cativos, outros fugiram, a sede e a fome assolam, situação de fracasso real de um a nação.
Todo este fracasso foi conseqüência do pecado, conseqüência da desobediência, a desobediência é a principal causadora do fracasso, você pode ver que os homens que fracassaram todos foram desobedientes, em algum aspecto de sua vida eles desobedeceram autoridade, seja ela em sua casa, seja ela em seu trabalho, seja ela autoridade pública e na grande maioria das vezes sua autoridade espiritual.
Desobediência é a principal causa do fracasso.
Mas Neemias não estava amargando um fracasso de uma nação somente, ele estava amargando o seu fracasso pessoal, vamos estudar:
1 – Neemias foi um dos que saíram de sua terra, com tudo que ele foi de bom, ele também desistiu de lutar. Estar em um lugar onde não é o seu é a pior coisa que existe.
Isto nos leva a refletir sobre algo muito importante, ser um vitorioso em sua própria casa, ser honrado em sua própria casa, é muito mais fácil você ser um vencedor em uma terra estranha, um lugar que ninguém te conhece, não sabe de suas fraquezas, de suas quedas, dos seus problemas, não sabe de sua situação, de como você deixou aquela terra. A nossa maior vitória é dentro de nossa terra, diante de todos que nos conhecem, não estou falando simplesmente em uma lugar físico, mas estou falando em um lugar onde você precisa voltar para vencer, um estado de espírito, um lugar onde você vai ser confrontado com o seu eu, sua terra, sua personalidade, não se revestir de uma couraça para buscar sucesso cobrindo com um manto os fracassos passados, os problemas e fracassos no passado precisam ser resolvidos e não cobertos, pois se os mesmos forem cobertos um dia alguém descobre, e normalmente é no momento em que você está mais se achando um vencedor.
2 – Neemias estava servindo a um rei que não era o seu. Quando somos obrigados a fazer algo que não agrada o nosso coração, por mais esforço que podemos fazer nunca será da mesma maneira que faremos por algo que nos agrada, eu fico imaginando se fosse para erguer os muros da Pércia Neemias faria com tanto esmero, tanto esforço, será que ele choraria pelo povo que não era o dele?
Como Neemias olhou para o fracasso?
Neemias olhou para o fracasso não com indiferença, não com desespero, mas olhou com o olhar de um homem que viu em seus fracassos a possibilidade de um novo começo, de uma nova história, de algo que poderia ser feito, o pior é que ninguém estava olhando assim, não espere que as pessoas olhem para seus fracassos e o ajudem, se você não olhar para ele com os olhos da possibilidade. A primeira pessoa que precisa acreditar na vitória é você mesmo. Não espere que as pessoas acreditem em você se você não acreditar. Elas só lhe seguirão se virem em você alguém disposto a lutar para ser um vencedor. Você não precisa viver vencedor, pois na guerra que traçamos no reino do espírito nem sempre ganhamos a batalha, mas você precisa querer vencer, pois assim as pessoas lhe ouvirão e lhe ajudarão.
Artaxerxes permite a Neemias ir a Jerusalém
Neemias olhou para o fracasso com indignação e tristeza.
Não aceite o fracasso, não se alegre no fracasso, nem no seu, nem no dos outros, olhe para o fracasso com olhar de indignação, o fracasso é um inimigo necessário, mas é um inimigo, não conviva com ele, não o aceite.
“E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus. E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique”. Ne 2.5.
Neemias olhou para o fracasso com atitude!
Muitas vezes olhamos o fracasso e não tomamos atitude, você acha que o fracasso é um bicho tão grande que começa a temer.
O medo é o inicio do fracasso.
Neemias não temeu, ele nem imaginaria como conseguiria, o que precisaria fazer, mas mesmo assim ele tomou uma atitude, ele não temeu.
Tome uma atitude em relação a sua situação, não tema, não olhe para a situação como algo que não tem jeito, você ainda não foi derrotado, apenas fracassou.

TEMPO DE RECOMEÇAR

2ª. Parte

Decisão – Neemias tomou uma decisão. Não adianta querer recomeçar sem se posicionar e decidir recomeçar. Precisamos tomar uma decisão, sair do comodismo, sair da zona de conforto. Para sair do fracasso e recomeçar é necessário você querer!
Objetivo - Neemias tinha um alvo, não adianta correr sem direção, não adianta recomeçar sem um preparo, sem um objetivo, é necessário estabelecer metas, buscar alcançá-las, lutar por elas. Neemias tinha uma rota traçada que o levaria para o seu novo começo, Ele estava indo para Judá.
Tempo – Precisamos acreditar que somos conhecidos por Deus, que somos amados por Ele, e que Ele tem um plano em nossas vidas, mas precisamos estabelecer sobre nossa vida um tempo, nossa maior briga é contra o tempo, o tempo passa muito rápido, pessoas perdem o fio da meada porque não se apressam em estabelecer uma velocidade e uma determinação. Outra coisa que podemos falar sobre tempo é que precisamos priorizar nossos sonhos. Se estamos recomeçando, precisamos rever a dedicação que foi colocada em nosso primeiro plano, as nossas prioridades muitas vezes não são as prioridades de Deus em nossa vida, precisamos entender que nosso tempo não é o tempo Dele, Ele quer trocar nossa agenda e nos dar a Dele!
Cobertura – Neemias pediu ao rei cartas para os governadores além do rio.

TEMPO DE RECOMEÇAR

3ª. Parte (A Fonte do Dragão)
Sabemos que para recomeçar algo é necessário avaliar algumas coisas muito importantes - coisas que julgamos ter sido a causa de nossas derrotas e desaprovações, a capacidade de se autoavaliar, de julgar-se a si mesmo, entender nossas fraquezas, reconhecer as nossas debilidades, já é o grande passo para o recomeço.
Quando nos autoavaliamos, encontramos coisas que todos já viram, menos nós. É comum vermos as pessoas se referindo a áreas que necessitam de uma mudança e muitas das vezes usamos a seguinte frase, eu não acho que sou assim, eu não acho que preciso mudar nisto, eu não vejo por este ponto, acho que você está equivocado. Quero chamar estas coisas de nossos Tobias e Sambalates.
Tobias e Sambalate foram dois personagens que se colocaram contra o recomeço da história de Jerusalém. Eles não queriam que se fizesse bem àquela terra. Qualquer coisa que alegrasse o povo de Deus seria tristeza e revolta para eles. Se pararmos para pensar, vamos descobrir que de uma certa forma eles não foram de um todo ruim para Neemias, muito pelo contrário, sem oposição não conhecemos nossos limites.
Tobias e Sambalate foram necessários na vida de Neemias como a cruz foi necessária para Cristo.
São os desafios que viram bênçãos.
Existem alguns desafios que precisam virar bênçãos hoje em nossas vidas. Um deles é vencer a síndrome “Tobilates” (Tobias+Sambalates).
O diabo não quer ver a sua vitória, nem a alegria do povo de Deus. Ele usa algumas armas importantes, usa as dificuldades financeiras, usa seus próprios familiares, usa acusações, mas uma das principais armas e também uma das mais eficazes é a sua própria vida.
1 – O Orgulho - Eu não vou fazer tudo novamente, eu já me expus demais, não posso mais passar por isto, prefiro não fazer do que ser criticado.
Eu fugi, servi a outro rei. O que vão falar de mim, agora? Quero chegar e começar tudo novamente As pessoas vão olhar para mim diferente. As pessoas vão me criticar, eu não preciso ser criticado, eu não preciso que ninguém aponte meu erro, então não vou começar tudo novamente não.
Quando pecamos e temos que voltar atrás e refazer nosso caminho diante de Deus nos deparamos com as estruturas de orgulho que nos atormentam, sempre achamos que Deus nos perdoa, mas os homens não, certo. E daí, se o homem não lhe perdoa? É o homem que leva você para o céu? É o homem que cura suas feridas? É o homem que muda as coisas para você? Precisamos parar de nos preocupar com nossa reputação, é hora de apresentar a Deus nossas vidas. Se Ele nos cura, nos limpa, nos recebe, o que queremos mais?
2 – A boca - Precisamos colocar uma trava em nossa boca, pois nunca sabemos verdadeiramente quais são as pessoas que querem nosso sucesso ou nossa derrota. A verdade é que é muito mais fácil encontrarmos pessoas para rirem de nossas derrotas do que para nos ajudarem a nos levantar, por isso existem momentos na vida que é necessário trabalhar em silêncio, viver como se ninguém soubesse o que está acontecendo. Nem todos compartilham de nossos sonhos. Muitos chamam de loucura, outros até acreditam, acreditam tanto que chegam a tentar derrubar uma coisa que ainda nem aconteceu.
Neemias teve poucos homens consigo. Não pense que você vai ter uma multidão acreditando em seus sonhos. É mais fácil acreditarem quando o sonho se realizou.
3 – O desafio - Sair pela porta do vale, vale na Bíblia sempre representou dificuldades, sempre representou lutas, nós não queremos estar no vale, precisamos entender porque Neemias precisou sair pela porta do vale, porque sempre vai ter uma porta que dá no vale em nossas vidas, mas é necessário passar por ela de vez em quando, jamais vamos entender os propósitos de Deus, quando Ele nos manda passar por esta porta. No caso de Neemias o texto diz que:
“E de noite saí pela porta do vale, e para o lado da fonte do dragão, e para a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam fendidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo”. Ne 2.13.
A fonte do dragão – o dragão simboliza o diabo na Bíblia, existe uma revelação muito forte aqui, precisamos recomeçar, precisamos passar pela porta do vale para contemplar o estrago que muitas vezes está em nossas vidas. Deus revela nossa vida no vale, Deus nos mostra onde devemos mudar, o que precisamos fazer para que o recomeço seja melhor que o começo.
Descobrir a fonte do dragão – Fonte é alimento e saciedade. Alguém que está saciado, está forte, precisamos passar pelo vale para descobrir o que está fortalecendo o diabo, qual a fonte dele, o que está fazendo ele ficar tão forte, qual a origem da água que ele bebe. Será que não um trauma? Uma decepção? Uma falta de perdão? Uma inveja, um ódio? Um desejo errado, um pecado oculto?
Por isso começamos a mensagem dizendo que precisamos ser nossos próprios juízes, e se nós acharmos culpados, cair aos pés do Senhor arrependidos, não podemos deixar que o diabo se alimente de algo que ele vai usar contra nós, não podemos deixar que ele se fortaleça, é tempo de descobrir a fonte do dragão. Em que área de sua vida você está alimentando este dragão que só impede de fazê-lo recomeçar.
Que hoje toda síndrome dos Tobias e Sambalates seja arrancada de nós, seja tirada de nossas vidas para sempre. Que o espírito de Moloque que tenta frustrar os planos de Deus em nossas vidas seja agora mesmo desativado. Se tivermos de passar pela porta do vale, vamos passar. Se tivermos que viver circunstâncias adversas, vamos vivê-las. Tudo isto para secarmos a fonte que alimenta o dragão de nossas vidas e nós impede de recomeçarmos nossa história.
Autor: Pr. André Aragão


Artigos Relacionados


Tempo De RecomeÇar (iii)

Tempo De RecomeÇar (ii)

O Grande Muro

Deus AbenÇoe A Sua Vida

Lc 15:18; Nunca É Tarde Para RecomeÇar

A Lei Do Fracasso

A Lei Do Fracasso (parte Do Livro Sucesso Ou Fracasso 21 Leis Do Poder