Capitalismo na Evolução Humana



Devido à consciência que temos de nós mesmos e da habilidade de combater os males que nos atingem de diversas formas, procuramos de todas as maneiras permanecermos vivos. Muitas doenças já não são mais problemas para a humanidade. Para as incuráveis existem tratamentos que prolongam a vida do paciente. São poucas as que ainda não existem nenhum tratamento ou remédio. É certo que os vírus e bactérias podem evoluir, podendo causar “novas doenças” ou uma modalidade mais forte delas, mas as pesquisas medicinais e a bioengenharia evoluem da mesma forma.
Claro que não se pode dizer que a saúde é igual para todos, mas até mesmo em países considerados de terceiro mundo, o governo oportuniza tratamento gratuito para doenças crônicas. Além disso, há a continua ajuda que os países considerados miseráveis recebem de órgãos mundiais. Esses órgãos têm com objetivo garantir o básico da saúde, para que as pessoas tenham condições de trabalho, gerando assim, riquezas aos seus países. Então, de certa forma, podemos dizer que há um aumento do acesso à saúde de toda população mundial conforme as economias se desenvolvem.
Porém existe um diferencial lógico entre países e, até mesmo, entre classes sócias de um mesmo país, a quantidade de recursos que alguns possuem para serem tratados. Nesse tratamento diferencial podemos incluir atendimento personalizado, acompanhamento especial, preferência para receber vacinas e acesso a tratamentos avançados. Além de um estilo de vida mais saudável que pode ser proporcionada pelo dinheiro, como academia, aula de natação e alimentação orgânica.
Dessa forma, fica mais claro perceber que nem todos têm acesso à mesma saúde. Em breve essa disparidade ficará mais evidente e nem mesmo as ajudas humanitárias e programas governamentais serão capazes de manter os menos favorecidos. Haverá tratamentos, dietas, remédios e vacinas para todas as enfermidades, como já foi comentado. Mas, devido ao instinto de sobrevivência de cada um, apenas alguns poderão dispor de uma saúde plena, esses lamentarão não poderem ter ajudado os outros e concluirão que o capitalismo pode ser a teoria da evolução das espécies agindo sobre os humanos.
Autor: Vitor Cardoso Gelbecke


Artigos Relacionados


Planos De Saúde X Sus

DoenÇas CrÔnicas Que Afetam A PopulaÇÃo Brasileira

Organize A Sua Vida E De Sua Familia

Dois Lados Da Saúde

Medicamentos, Direitos De Todos, Dever Do Estado!

Plano De Saúde X Rede Pública

Saneamento Básico No Brasil é Luxo