PERGUNTAS SEM RESPOSTAS



O presente artigo terá como ponto de partida, uma indagação que muito nos revolta: Qual a real intenção das provas mal elaboradas?

Hodiernamente é comum nos depararmos com essa situação, indo da graduação até mesmo ao concurso, o qual terá maior complexidade. Podemos afirmar com tranquilidade, conforme o ditado popular, que “está na moda” provas mal elaboradas.

Nesse sentido, o CESP/UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília) responsável pela elaboração do Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), tem prejudicado de maneira reiterada um número altíssimo de bacharéis em direito.

É nítido o descaso com esses profissionais, quando o responsável pela elaboração da prova, depois de passado alguns dias da realização da mesma, comunica através de uma nota que foram ANULADAS algumas questões! Caro leitor, seria uma falta de atenção na hora da elaboração da prova? Ou seria um artifício para prejudicar os bacharéis?

Atualmente houve um declínio assustador, e ao mesmo tempo preocupante no índice de aprovação do Exame da OAB, sendo o escárnio predominante neste tipo de avaliação.

Aos mais críticos, a contrapartida de tal conduta, ou seja, a “má elaboração”, acarretaria na reprovação da grande maioria, que automaticamente ensejaria novamente uma futura inscrição para o Exame, inscrição esta que tem um valor ínfimo, apenas a bagatela de R$ 200,000 (duzentos reais), valor este que não condiz com a realidade da maioria dos brasileiros. Indago novamente o senhor, meu caro leitor, qual a real intenção dessas provas mal elaboradas?

Enfim, podemos concluir que a própria OAB demonstra que o ser humano está sujeito a erros, pois em todos os Exames tivemos questões anuladas, sendo estas formuladas com duplo sentido ou sem sentido algum.

Portanto é preciso ocorrer imediatamente uma auto-avaliação dos próprios examinadores, que também estão sujeitos a erros, como qualquer ser humano!
Autor: Fernando Ribeiro Alves


Artigos Relacionados


Constitucionalidade Do Exame Da Oab

Não Restou Outra Alternativa Para A Oab

O Exame Da Ordem E O Muro Das Lamentações

Resultado Da 2ª Fase Da Oab Sai Amanhã

Há Muito Tempo O Exame De Ordem Era Acessível Ao Bacharel Em Direito

Prova Da Oab Pode Ser Opcional

Prova Da Oab Deve Continuar? Um Plebiscito Pode Ser Feito?