Deveres de respeitar, proteger e cumprir



Os Estados possuem deveres de respeitar, proteger e cumprir com as suas obrigações decorrentes do direito a desfrutar do mais elevado nível possível de saúde.

Por exemplo, o dever de respeitar obriga o Estado a assegurar que a sua política de medicamentos não discrimine mulheres, minorias étnicas e outros grupos desfavorecidos. O dever de proteger exige que o Estado assegure que terceiros não impeçam a implementação do direito à saúde.

Nesse sentido, exige-se que o Estado, por exemplo, assegure que a privatização do sistema de saúde impulsione, e não obstrua, a implementação do direito à saúde. O dever de cumprir com as suas obrigações requer que o Estado disponibilize os medicamentos essenciais aos grupos economicamente mais desfavorecidos, se eles não puderem ter acesso a eles de maneira diversa.

Em outras palavras, embora o Estado possa privatizar a prestação dos serviços de saúde, esta política não o desobriga diante de seus deveres que decorrem directamente do direito à saúde.

O Estado sempre conserva para si tanto a responsabilidade residual de regulamentar de maneira apropriada os sistemas de saúde e medicamentos, bem como de garantir o bem-estar dos grupos mais desfavorecidos sob sua jurisdição.

Uma alternativa aos sistemas de saúde dos governos, são os seguros de saúde, que são uma forma de garantir o acesso a medicamentos em último caso.
Autor: Carlos Santos


Artigos Relacionados


Combatendo A Discriminação Na Saúde

Implementação Progressiva Do Acesso A Medicamentos

Acesso A Medicamentos Como Um Direito Humano

Assistência E Cooperação Internacionais Em Matéria De Saúde

A Responsabilidade Dos Entes PÚblicos No Fornecimento De Medicamentos Aos Necessitados No Ordenamento JurÍdico Brasileiro Vigente

A Intervenção Do Poder Judiciário No Acesso A Medicamentos Excepcionais No Distrito Federal

O Dever Contitucional Do Estado Frente Aos Direitos Sociais E A QuestÃo Social Brasileira