Movimento x jogos eletrônicos.



Desde a época dos primordes o homem já se movimentava para sobreviver e com isso adquiriu hábitos e costumes, e com o passar do tempo o homem devido à modernidade essas tarefas tornaram-se mais raras de se ver, como exemplo andar, subir em árvores, correr, enfim se movimentar.
Nos dias atuais vários fatores influenciam para essa hipocinética dos nossos populares como: controle remoto, carros, elevadores, escadas rolantes, e fatores sociais como violência urbana, falta de espaços de lazer etc., mais quando falamos em educação física e citamos crianças logo vêm à tona os jogos eletrônicos no caso específico o vídeo game.
O vídeo game tornou-se febre mundial nos anos 90, com o acesso de pessoas da classe média e hoje em dia divide com os computadores o tempo das crianças e adolescentes, muitos estudos feitos afirmaram que a falta de movimento causa várias doenças hipocinéticas entre elas doenças coronarianas, mais hoje em dia existem formas de jogar vídeo game e manter a saúde.
Foi lançado em 1999, o fliperama árcade maquina de dança em inglês chamada de “Pump it up”, que é um jogo visto em lugares públicos, nos shopping Center de todo Brasil e mundo, esse fliperama trás consigo um jogo onde para você pontuar precisa dançar conforme o ritmo da música pré estabelecida pelo jogador, no caso quanto maior a complexidade da música maior a dificuldade e o movimento do praticante, outro exemplo de jogos que geram movimentos do praticante é o Nintendo WI lançado em 2001 no Japão e radicalizado aqui no Brasil é um dos mais vendidos devido sua interatividade com o praticante, nele principalmente em jogos esportivos você movimenta-se conforme o personagem na tela, resumindo, o personagem age de acordo com o movimento que você faz tornando o jogo muito mais atrativo e saudável já que o jogador não fica estático e sim em movimento.
Cabe aos pais saber estabelecer regras aos filhos e saber que o vídeo game traz consigo pontos positivos em termos cognitivos e agora em termos motores para as crianças, um tema que deve ser ampliado por profissionais de Educação Física e de outras áreas.
Autor: Paulo Giovane Palheta Baia


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