Hipnose: um Diamante em Lapidação



Desde os primórdios da humanidade, a hipnose vem sendo utilizada em algum tipo de cura ou alívio do sofrimento. Entretanto, com poucas explicações, e muitas vezes vista como algo paranormal ou atribuída a alguma divindade. Via-se os resultados, mas não se sabia porque, nem como funcionava; assim como via-se o sol nascer todos os dias, mas não se sabia o porque. Através dos tempos, a hipnose vem sendo lapidada tal qual um diamante. Na medida em que as civilizações se aprimoraram, o homem utiliza suas capacidades mentais cada vez mais, nisso inclue-se os conhecimentos sobre hipnose. Desde os povos mesopotâmicos, egípcios, gregos e depois os modernos como, alemães, franceses, ingleses e americanos, a hipnose manteve-se em constante evolução. E chega ao século 20, com status de ciência, com dados empiricos cada vez mais surpreendentes.

A hipnose são fenômenos da mente humana, acontecem a todo o momento em nosso cotidiano. Na maioria das vezes, não é vista como tal, entretanto, com maior ou menor consciência, ela está presente. Lembrar com nitidez de algum acontecimento do passado; imaginar como será a vida no futuro; não encontrar a chave da porta que está bem na sua frente; não ouvir alguém lhe chamar quando está trabalhando no computador ou assistindo televisão. Estes, entre outros, são fenômenos hipnóticos naturais, cotidianos. São estados involuntários sem controle consciente, que por algum motivo somos transportados. A diferença é que na hipnoterapia, o profissional usará estes estados que são induzidos, ou por vezes auto-induzidos, para a solução de dificuldades específicas.

Nossos problemas são atemporais, ou seja, não importa se aconteceram há 30 anos, se não foram resolvidos, o sentimento que eles carregam é como se tivesse acontecido há um dia atrás. Sofremos da mesma forma, problemas estes, chamados de traumas. Além disso, não importa se o problema está no futuro, uma notícia que chegará daqui há um mês, uma entrevista de emprego na próxima semana, o resultado de um exame médico que sairá amanhã. Todos podem provocar ansiedade e dor agora, no presente, mesmo que ainda não tenham acontecido; um sofrimento antecipado. Por isso, a hipnose trabalha de forma atemporal, "jogando" com a mente, em termos de presente, passado e futuro. Utilizando-se dos diferentes fenômenos hipnóticos, o trabalho terapêutico, usará as diferentes técnicas para resolver tais conflitos.

Odair J. Comin
Psicólogo e Especialista em Hipnose
Autor: Odair J. Comin


Artigos Relacionados


O Que é Hipnose

Hipnose E O Mito Da Cura Do Sintoma

A Hipnose E A Relação Com O Humano

Hipnose E O Mito Do Controle Mental

A Escolha Da Hipnose

Resultados Do Tratamento Com Hipnose

Hipnose Underground