ABSTENHA-SE DAS VAQUINHAS EM DERREDOR



Há muito tempo havia um jovem que queria muito ser sábio, como era costume na Grécia Antiga, quase todos os jovens queriam esta dádiva. Então este jovem saiu à procura de alguém que pudesse lhe ensinar a sabedoria. Encontrou um velho ao qual se ajuntou para conseguir o que tanto queria. O velho lhe disse:
__ Ser sábio não é fácil, é preciso muitos anos de dedicação ao saber, mas se queres lhe ajudarei, mas é preciso sair pelo mundo, para verdadeiramente conhecer todas as coisas.
O velho e o jovem partiram em busca do saber, caminharam longos dias, passando por povoados inteiros, ao final estavam perdidos num vilarejo e não sabiam como retornar para casa.
O velho disse:
__ Vamos nos acomodar por aqui, encontrar alguém que nos possa ajudar a voltar.
Subiram até o alto de uma colina, onde havia um casebre, caindo aos pedaços, bateram à porta e um casal gentilmente os atendeu.
__ Nós estamos perdidos e longe de casa, será que a senhora seria gentil em nos acolher somente esta noite? Indagou o velho.
__ Ah, sim! Por favor, queiram entrar, vocês podem ficar, pois amanhã meu marido e eu lhe ensinaremos o caminho. Vocês poderão dormir num quarto que há nos fundos e terão direito a uma caneca de leite quente.
__ Uma caneca de leite quente? Perguntou surpreso o velho sábio.
__ Si, apenas uma caneca de leite, pois temos uma vaquinha que é a nossa vida, dela recolhemos o leite todos os dias, esta vaquinha é o mais importante da nossa vida, se ela faltar nós morrerá.
__ Mas vocês apenas vivem com esta vaquinha, não fazem outra coisa? Não trabalham fora?
__ Pra quê? Nós temos tudo aqui, de vez em quando fazemos queijo para vender, mas esta vaquinha é a nossa certeza de estarmos vivos.
Os dois foram dormir e na madrugada do outro dia se preparam para partir, ao qual o velho disse ao jovem.
__ Pega a vaquinha e joga no precipício.
__ O quê?
__ Pega a vaquinha e joga no precipício.
O jovem ficou surpreso com a atitude do velho sábio, mas uma vez ele insistiu:
__ Faz o que eu estou lhe mandando, pega esta vaquinha e joga no precipício.
Tristemente o jovem empurrou cruelmente a vaquinha no precipício, assim como tinha ordenado o velho.
Não satisfeito, o jovem partiu com a consciência pesada, e agora o que seria daquela família? Morreriam de fome, pois a vaquinha era tudo para eles.
Muitos anos se passaram e o jovem não conseguia esquecer aquele casal e resolver ir ver o que tinha acontecido com eles. Chegando ao povoado não viu a casinha da montanha, então resolver perguntar em alguma casa, para obter notícias do casal. Bateu em uma casa muito bonita, cheia de jardins e canteiros com verduras, uma senhora o recebeu.
__ A senhora poderia me dizer o que houve com aquele casal que moravam no alto da colina, num casebre?
__ Somos nós!
__ São vocês? Ficou perplexo o jovem.
__ Sim, somos nós, aconteceu uma coisa terrível depois que você e aquele sábio partiram, encontramos nossa vaquinha morta no fundo de um precipício, foi um desespero, pois achamos que íamos morrer de fome, mas aí resolvemos mudar de vida, não depender somente do leite que ela nos oferecia, passamos a vender vasos de cerâmica no mercado, com os lucros compramos esta bela casa, não só vendemos vasos, mas entre muitas outras coisas, e agora estamos muito bem.
Se o sábio não tivesse tomado a atitude de desfazer com a vaquinha, que era a causa da pobreza daquele casal, talvez eles nunca tomassem uma atitude diferente, pois para muitas pessoas estar acomodado é melhor do que correr atrás dos próprios sonhos.
Autor: Guilherme


Artigos Relacionados


O LÍder Que Incomoda

Melhor Que O Amor é Ser Amado

O LÍder Que Incomoda

Lendada Vaca Jogada No Precipício

Empurre Sua Vaquinha No Barranco Colaborador!

O Mistério Da "doce" Vaquinha Mimosa

Novo Para Morrer-velho Para Viver