MELHORAR NA PRÁTICA
Porém o que se percebe na prática é totalmente o contrário, as nossas salas de aulas estão cada vez mais repletas de analfabetos funcionais, os quais fingem que aprendem e professores que a cada dia que passa ficam mais alienados com tantas propostas e nada de resultados.
O que deparamos na prática está muito longe do que apontam os números, se o discentes não interpretavam o que liam antes nas décadas de 80 e 90 , agora estão com as mesmas dificuldades e o que ainda é pior , nem sabem aonde querem chegar....
Mas por que será que nadamos, nadamos e morremos na praia? Por que os números não comprovam o caos que está a Educação atual?
As novas teorias de educação que despertam para o prazer do aluno, com aulas de brincadeiras, as quais os professores são mais palhaços do que mestres, realmente são maravilhosas, mas e para a aquisição do cognitivo, será que são eficazes? Será que não estamos perdendo o verdadeiro foco da Educação., que é o de fazer o nosso educando ler e escrever.
A verdadeira cara da educação é preocupante, nós professores que estamos na ponta do processo, sabemos disso, mas fingimos que está tudo bem.
Está na hora de atentarmos para a nossa verdadeira função, a de levar o nosso aluno a ser um leitor critico e consequentemente um escritor que saiba pelo menos solicitar um emprego e recusar o mesmo, quando for necessário.
Chamar a atenção do aluno com aulas engraçadas, é muito bom , mas será que quando esse discente precisar no mundo lá fora isso será importante para a sua vida social?
Essa é uma pergunta que não quer calar... Não levantamos de manhã todos os dias para trabalhar por acharmos que esse trabalho é engraçado, mas sim por sabermos que será fundamental para a melhoria da nossa vida.
O que é realmente necessário é mostrarmos ao nosso aluno a verdadeira função da educação para a vida do discente, não apenas realizarmos aulas engraçadas para trazermos esse aluno para escola, aluno esse que dificilmente ficará no sistema educacional, já que não sabe o porquê da sua entrada no mesmo.
Posso até estar sendo pessimista, mas teorias feitas nos gabinetes, não vão melhorar a educação.... isso só acontecerá quando os que as fazem levarem em consideração as opiniões de quem está na ponta do processo.... chega de esbanjação de números mentirosos... pois isso nunca será o remédio , apenas irá amenizar a pereba ....!!!! Não queremos isso , queremos a cura !!!!
-
Autor: CATIA SOARES MADALENO MENEZES
Artigos Relacionados
Professor Como Formador De OpiniÃo
Uma ReflexÃo Sobre EducaÇÃo Inclusiva
As Politicas De Educação No Brasil
Implementação Da Capoeira Nas Aulas De Educação Física Do Ensino Fundamental Ii E Médio Das Escolas Públicas De Macapá
É Preciso Ter Educação Para Dar Educação
Professor X Educador
InformÁtica Educativa