MELHORAR NA PRÁTICA



Atualmente no nosso sistema educativo, o assunto mais comentado é a melhoria da Educação, isso é ressaltado através dos números do novo IDEB (Índice de desenvolvimento da Educação Básica), o qual está exposto em todos os jornais , a fim de comprovar a eficácia do nosso sistema educacional.
Porém o que se percebe na prática é totalmente o contrário, as nossas salas de aulas estão cada vez mais repletas de analfabetos funcionais, os quais fingem que aprendem e professores que a cada dia que passa ficam mais alienados com tantas propostas e nada de resultados.
O que deparamos na prática está muito longe do que apontam os números, se o discentes não interpretavam o que liam antes nas décadas de 80 e 90 , agora estão com as mesmas dificuldades e o que ainda é pior , nem sabem aonde querem chegar....
Mas por que será que nadamos, nadamos e morremos na praia? Por que os números não comprovam o caos que está a Educação atual?
As novas teorias de educação que despertam para o prazer do aluno, com aulas de brincadeiras, as quais os professores são mais palhaços do que mestres, realmente são maravilhosas, mas e para a aquisição do cognitivo, será que são eficazes? Será que não estamos perdendo o verdadeiro foco da Educação., que é o de fazer o nosso educando ler e escrever.
A verdadeira cara da educação é preocupante, nós professores que estamos na ponta do processo, sabemos disso, mas fingimos que está tudo bem.
Está na hora de atentarmos para a nossa verdadeira função, a de levar o nosso aluno a ser um leitor critico e consequentemente um escritor que saiba pelo menos solicitar um emprego e recusar o mesmo, quando for necessário.
Chamar a atenção do aluno com aulas engraçadas, é muito bom , mas será que quando esse discente precisar no mundo lá fora isso será importante para a sua vida social?
Essa é uma pergunta que não quer calar... Não levantamos de manhã todos os dias para trabalhar por acharmos que esse trabalho é engraçado, mas sim por sabermos que será fundamental para a melhoria da nossa vida.
O que é realmente necessário é mostrarmos ao nosso aluno a verdadeira função da educação para a vida do discente, não apenas realizarmos aulas engraçadas para trazermos esse aluno para escola, aluno esse que dificilmente ficará no sistema educacional, já que não sabe o porquê da sua entrada no mesmo.
Posso até estar sendo pessimista, mas teorias feitas nos gabinetes, não vão melhorar a educação.... isso só acontecerá quando os que as fazem levarem em consideração as opiniões de quem está na ponta do processo.... chega de esbanjação de números mentirosos... pois isso nunca será o remédio , apenas irá amenizar a pereba ....!!!! Não queremos isso , queremos a cura !!!!
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Autor: CATIA SOARES MADALENO MENEZES


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